25/06/2009
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Números e operações |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
A partir da matéria, “Aves migratórias têm "GPS" no cérebro, diz estudo”, disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u342932.shtml, inicie a discussão com os alunos sobre o Sistema de Posicionamento Global – GPS.
O GPS é um terminal inteligente que a partir de sinais emitidos por uma rede de 28 satélites em órbita ao redor da terra fornece localização geográfica precisa em qualquer ponto do planeta. Ele possui três componentes: espacial (os satélites), de controle (constituída por cinco estações de rastreio distribuídas ao longo do globo e uma estação de controle principal) e a do usuário (o operador do aparelho). Uma lista de posições, conhecidas como “almanaque”, é transmitida de cada satélite para os receptores. Controles em terra rastreiam os satélites e mantém seus almanaques acurados. Disponível em: http://360graus.terra.com.br/expedicoes/default.asp?did=27081&action=geral
Vamos conhecer mais sobre o GPS.
Solicite aos alunos que em duplas explorem o recurso educacional a seguir, sobre o Sistema de Posicionamento Global, disponível em: http://www.fisica.ufc.br/solange/GPS.html
Imagem capturada de: http://www.fisica.ufc.br/solange/GPS.html
Tendo os seguintes materiais instrua os alunos a construírem bússolas, conforme indicado no recurso.
Imagem capturada de: http://www.fisica.ufc.br/solange/GPS.html
Oriente-os na realização de todas as atividades do recurso: calcular a distância do receptor que encontra-se um satélite com base no tempo de recebimento do sinal, seu posicionamento, cálculo de superfícies e suas respectivas equações.
Esta atividade objetiva o aprofundamento das questões estudadas nesta e na aula Aprendendo Geometria a partir de Imagens de Satélites.
Utilizando uma das ferramentas estudadas na aula, Aprendendo Geometria a partir de Imagens de Satélites, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula= 2512, como Google Earth, disponível em: http:// earth.google.com, Google Maps, disponível em: http://maps.google.com, Wikimapia, disponível em: http://wikimapia.org. Crie uma gincana virtual com os alunos da seguinte forma:
- Estabeleça pistas que levem os alunos, a partir de coordenadas geográficas e cálculo de distâncias, encontrarem prêmios em determinadas localidades turísticas de sua cidade ou estado.
- Crie pistas que faça com que cada equipe tenha um caminho diferente para seguir de modo a encontrar as pistas em difere ntes localidades mais no intuito de chegar a um ponto comum.
- Estabeleça regras claras aos grupos como:
1 - Leiam suas pistas cuidadosamente e sigam as instruções para completar cada tarefa.
2 – Observem todas as normas e dicas dadas pelas pistas, estejam atentos.
3 – Por utilizarmos ferramentas que possibilitam a edição colaborativa, as equipes não estão autorizadas a sabotarem umas as outras, como mudar ou até mesmo roubar pistas.
Obs: Atividade baseada em propostas disponíveis em: http://sciencespot.net/Pages/classgpslsn.html
No laboratório de informática, proponha como atividade extra a realização da Aula: Matemática na Prática, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1480.
Nesta aula é utilizado o recurso a seguir.
Sistema de posicionamento global - GPS
Professor!
A partir deste recurso, que apresenta as formas de: sensoriamento: ativo e passivo, demarcação de terrenos e suas formas de processamentos e do que já estudamos até aqui, tente estabelecer com os alunos, que podem completar este estudo com pesquisas na internet, por quais dessas formas e como ocorre a transmissão de dados por:
Nome | Tipo |
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Sistema de posicionamento global - GPS | Animação/simulação |
Florenzano, Teresa Gallotti; Kalil, Eliana Maria. Sensoriamento remoto e cartografia na formação de professores. Disponível em: http://www.cartografia.org.br/xxi_cbc/251-E23.pdf
Alves, Sergio. A matemática do GPS. Disponível em: http://www.rpm.org.br/conheca/gps.pdf
Projeto Atlas - Assisted Transnational Learning using Artificial Satellites, disponível em: http://www.cfa.harvard.edu/space_geodesy/ATLAS/introd_es.html
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o feedback dos conteúdos.
Quatro estrelas 3 classificações
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24/03/2010
Cinco estrelasAula interessante
24/03/2010
Cinco estrelasOs links que não estão abrindo são referentes as aulas que ainda não foram liberadas.
24/03/2010
Quatro estrelasbom alguns links que você disponibilizou não estou conseguindo acessar