Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Tecnologias no ensino de Matemática: WebQuest

 

02/02/2010

Autor e Coautor(es)
Gílian Cristina Barros
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Ensino Médio Matemática Tecnologia para a matemática
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver o espírito de pesquisa por meio da metodologia WebQuest.
  • Ter em acervos de WebQuests de matemática atividades diferenciadas para aprendizagem de matemática.
Duração das atividades
2 a 3 horas-aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Números, operações e medidas.
Estratégias e recursos da aula

Olá Professor!


Esta aula tem objetivo principal de apresentar a metodologia WebQuest e disponibilizar acervos de WebQuests de matemática para dar suporte a suas aulas.


Mas o que é WebQuest?

A Webquest é um recurso tecnológico digital e uma metodologia que pode ser utilizada pelo educador para o ensino de qualquer conteúdo curricular. Disponibilizada na internet e construída tal qual páginas da web, possibilitando pesquisa orientada utilizando, preferencialmente, recursos da internet.
É importante salientar, que a metodologia WebQuest é uma estratégia que necessita da presença do educador como orientador da atividade. Este acompanhamento pode ocorrer a distância ou presencialmente.
A estrutura da metodologia WebQuest é composta pelos campos: introdução, tarefa, processo, avaliação e conclusões. 


Bancos de WebQuests

PHPWEBQUEST
Imagem capturada de: http://www.webquestbrasil.org/criador/. PhpWebQuest, ferramenta desenvolvida em software livre, concebida por Antonio Temprano, utilizada e traduzida para o português pela comunidade EscolaBR, disponível em: http://www.webquestbrasil.org/criador/.

QuestGarden é uma ferramenta de autoria online de WebQUests, em inglês, desenvolvida pela equipe de Bernie Dodge pode ser utilizada gratuitamente até trinta dias, com a disponibilização de WebQuests e rubricas para avaliação. Disponível em: http://questgarden.com/

zWebquest, em inglês, é ferramenta online e gratuita para a criação, disponibilização e pesquisa de WebQuests de seu próprio acervo. Disponível em: http://www.zunal.com/


Portal EDUTEKA, da Colômbia, que por meio do link projetos de classe possibilita a busca de WebQuests por disciplina e faixa etária. Disponível em: http://www.eduteka.org/ProyectosWebquest.php?catx=7&tipox=1, possibilita a criação e disponibilização online de WebQuests. 


Edutic WQ, é um site desenvolvido e disponibilizado pela Universidad de Alicante, desde 2003, apresenta ferramenta que permite publicar, disponibilizar e pesquisar WebQuests. Disponível em: http://www.edutic.ua.es/visualiza_wq/index.asp

Professor, você poderá encontrar WebQuests sobre os vários temas e conteúdos de estudo em matemática.

Antes de cada atividade WebQuest deverá orientar os alunos para a realização das atividades no laboratório de informática.Oriente-os antes de se encaminharem para este espaço, explique quais os objetivos da atividade que realizarão em tal espaço e estabeleça regras para o uso, bem como, os critérios que serão utilizados para avaliação das atividades realizadas no laboratório, previamente.

Estas WebQuests poderão ser utilizadas para o ensino de conteúdos como:

1. Geometria: WebQuest Bola de Futebol, disponível em: htt p://www.webquestbolade futebol.com.br/, j á utilizada na aula - Sólido de Arquimedes, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1319

undefined

Nesta aula a atividade WebQuest é o que norteia a ação de toda a aula, pois apresenta muitas atividades que dão conta de tratar dos principais conceitos dos sólidos de Arquimedes.

2. Números e operações: WebQuest Grana!Grana!Grana!, disponível em: http://www.gilian.escolabr.com/webquest/ grana, já utilizada na aula - Conheça melhor o seu dinheiro, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=2095

undefined

Antes de utilizar esta WebQuest sugerimos que os alunos, em duplas, leiam e analisem os fatos da História do Dinheiro no Brasil, apresentados em um Álbum, disponível em: http://www.bcb.gov.br/?ALBUM. Aqui a WebQuest pode ser utilizada como reforço da aprendizagem de conceitos já estudados.

3.Números e operações: WebQuest A Matemática e o Jogo, disponível em: http://www.malhatlantica.pt/webquest_mat_jogo/index.htm.

undefined

Sugerimos que esta WebQuest seja utilizada ao final de uma aula que trate de jogos, pois as tarefas desta Webquest oportunizam aos alunos assumirem papéis de Investigadores, Organizadores do Campeonato, Publicitários e Estatíticos. Papéis que poderão ser melhor compreendidos se vivenciarem a elaboração e análise de jogos.

Professor,

Busque nos bancos apresentados, WebQuests que atendam o conteúdo que está trabalhando. Cada WebQuest poderá ser utilizada em diferentes momentos das aulas (início, meio e/ou fim), dependendo do objetivo que pretende alcançar.

Recursos Complementares

WebQuestBrasil – WebQuest na Rede: Disponível em: http://www.webquestbrasil.org/node/4

MACHADO, S. F. e MENTA, E. A utilização das rubricas em cursos de educação a distância: uma proposta de avaliação autêntica. XVIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. São Paulo, SP: SBIE, 2007. Disponível em: http://www.sitedaescola.com/downloads/artigo_sbie2007.pdf

Avaliação

A avaliação nas WebQuests pode ser realizada por meio de rubricas construídas a partir de critérios conhecidos pelos alunos antes de executar as tarefas. A qualidade do produto criado pelos alunos é o foco principal deste, com vistas aos resultados da avaliação autêntica.
Na avaliação autêntica, educador e educando se vêem contemplados desde o momento da elaboração até a análise do produto final. Neste momento, abre-se espaço para as análises das interações, pesquisa e descobertas a partir dos critérios de avaliação. (MACHADO e MENTA, 2007).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 1/5 - 20%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.