Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Inspirando-se nos contrastes cromáticos de Victor Vasarely

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer um dos artistas importantes da arte contemporânea e algumas de suas pinturas
  • Fazer uma composição utilizando cores contrastantes como as de Vasarely
  • Compreender melhor os efeitos visuais que as cores contrastantes podem provocar no olhar.       
Duração das atividades
03 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conhecer as formas geométricas
  • Saber a teoria das cores, em especial, os efeitos contrastantes que podem ser produzidos entre as cores, em especial as cores complementares, preto e branco e outras possibilidades cromáticas. Veja algumas dicas no site: http://www.dicasdefotografia.com.br/uso-de-cores-contrastantes 
  • Ver a aula: "Arte e ilusão na Op Art” da mesma autora no Portal do Professor.
Estratégias e recursos da aula
  • Apresentar a pintura de Vasarely “Marc Positive":

http://www.galerie-es.com/art.victor-vasarely.html?lg=en 

  • Falar sobre o importante papel do artista na criação da tendência Op Art, junto da artista Bridget Riley. Mencionar que o artista trabalhou em nome de uma arte que exigia do olhar. Uma arte que escolhia cuidadosamente as cores que iriam ficar umas próximas das outras. Que essa escolha era intencional, pois o artista perseguia a ideia do movimento óptico, ou seja, ele desejava que suas pinturas tivessem um movimento no campo da percepção. Que dessem a impressão de ora se aproximar, ora se distanciar, ora ofuscar e embaralhar a visão. A função das cores nesses trabalhos era de instigar o olhar, a percepção e os efeitos ópticos.
  • Chamar a atenção sobre a utilização que Vasarely faz das cores, criando efeitos contrastantes no resultado final da pintura. Pedir que os alunos listem em seus cadernos as cores que percebem na pintura. E mais: qual cor está dentro da outra? Elencar pares de cores contrastantes. Indague ainda: quais formas Vasarely utiliza? Quantos tipos de formas geométricas o artista utilizou nessa pintura?
  • Encerrada essa etapa de observações e apreciação da pintura, motivar a criação de uma colagem que priorize a utilização de formas geométricas básicas (quadrado, retângulo, círculo, etc) e a sobreposição de formas com cores contrastantes. É preciso analisar quais cores dão o efeito perseguido e quais formas serão escolhidas para o trabalho. O alunado poderá consultar os pares de cores anotados no caderno. Retire a pintura de Vasarely da visão do alunado. Deixe que as crianças fiquem com as orientações dadas e apenas com a lembrança da pintura do artista apresentada.
  • Utilizando papéis de cores variadas, tesoura e cola, as crianças irão criar sua própria colagem com cores contrastantes e formas geométricas. Veja abaixo o resultado dos trabalhos de alunas e alunos do 4º ano:

 

  • Os resultados são belos e resultam muito bem! As crianças admiram os trabalhos depois de prontos! Portanto, é importante incentivar o momento da feitura, pois o processo é mais demorado e exige atenção e paciência para o preenchimento da área do suporte, que pode ser um papel ou papelão. Ao terminar, discuta com o grupo se as cores produziram efeitos de aproximação ou distanciamento. Quais agrupamentos de cores geraram mais contrastes e quais menos. Por quê? São questionamentos que enriquecem o trabalho prático e ajudam as crianças a refletirem sobre o que realizaram.
Recursos Complementares
Avaliação
  • Avaliação de cunho artístico, estético e técnico. A parte artística será analisada durante o processo de criação, pois o alunado precisará recorrer aos conhecimentos sobre formas geométricas, estudo das cores e composição. A questão estética tem a ver com o resultado visual final, que engloba os conhecimentos artísticos. A questão técnica tem a ver com o recorte e a colagem em si, pois o acabamento nesse tipo de trabalho, exige maior precisão. Também são aspectos avaliativos: a participação e o envolvimento de cada criança no seu trabalho, que de alguma maneira estará implícito no resultado visual.
  • Sugestão: Expor as colagens na própria sala ou nos corredores da escola. Um grande painel onde as colagens pudessem ficar próximas como se fossem um único trabalho, pode dar um efeito inesperado e surpreendente. Convide o grupo para montar o painel, decidindo qual trabalho resulta melhor perto de qual. Nesse caso, qual trabalho gera mais contraste com o do/a colega, reforçando a proposta de compreensão dos efeitos visuais provocados pelas cores contrastantes.
  • Convide a professora ou professor de Matemática para fazer um trabalho interdisciplinar no que tange aos estudos das figuras geométricas, e o/a de Ciências nos estudos da visão ou no campo da ótica.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.