19/11/2010
Mary Grace Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Tecnologia e sociedade |
É interessante que os alunos tenham desenvolvido o conceito de energia.
1ª atividade |
Pergunte a seus alunos como a energia elétrica pode ser gerada. Após a discussão inicial, explique que uma energia primária é transformada por meio de um gerador que ao ser acionado produz a energia elétrica, complementando que há diferentes tipos de usinas: hidrelétrica, termelétrica, termonuclear e eólica, entre outras.
Para sintetizar esses conceitos, com um computador conectado à internet e um projetor multimídia, apresente a animação disponível em http://www.furnas.com.br/anima2.asp
Imagens da animação produzida por Furnas, disponíveis em http://www.furnas.com.br/anima2.asp
Em seguida, organize grupos de trabalho e, na sala de informática, indique que acessem as seguintes páginas para saberem mais:
Além da página específica para cada grupo, todos devem acessar também Fontes Alternativas de Energia disponível em http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html .
Peça que façam anotações sobre pontos que considerarem interessantes e relevantes.
Ao final da aula, organize uma socialização das informações.
Para as próximas aulas, professor, faça download do recurso
Experimento 15 - Transformações de Energia , objeto educacional disponível no Portal do Professor em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27765. Acesse o Guia para o professor disponível nesse recurso para apropriar-se dos experimentos propostos e prepare o material que será necessário para as atividades:
Materiais para Transformação de energia mecânica em energia elétrica
Materiais para Transformação de energia eólica em energia cinética de rotação e energia potencial gravitacional
Materiais para Transformação de energia eólica em energia elétrica
Fonte: Guia do Professor – Experimento Transformações de energia. IBTF - Projeto Acessa Física - Atualizado em 05 de março de 2010. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27765
2ª atividade: |
Apresente as seguintes definições para os alunos:
Considerando as orientações do recurso Experimento 15 - Transformações de Energia , organize os grupos de trabalho e disponibilize os materiais e as instruções dos experimentos para cada agrupamento.
Oriente que após a realização dos experimentos deverão produzir um relatório que sintetize as observações e responda às questões:
Como ocorreu a transformação da energia mecânica em energia elétrica?
Como ocorreu a transformação de energia eólica em energia cinética de rotação e energia potencial gravitacional?
Como ocorreu a transformação de energia eólica em energia elétrica?
Inicie então, a série de experimentos propostos no material com a observação da Transformação de energia mecânica em energia elétrica.
Segue abaixo uma síntese das orientações e procedimentos disponíveis no Guia para o Professor do recurso indicado.
Ligue o LED aos terminais do motor DC. Verifique a polaridade.
Gire o eixo do motor manualmente .
Discuta com os alunos: O que você observa quando gira o eixo do motor? Qual transformação de energia que ocorreu?
3ª atividade |
Organize a realização do segundo experimento Transformação de energia eólica em energia cinética de rotação e energia potencial gravitacional
Orientações:
Insira o pedaço de borracha de 2 cm, de forma que envolva o parafuso.
Coloque uma porca para fixar a borracha.
Atravesse o parafuso no furo do suporte .
Coloque uma porca na parte posterior do suporte.
Coloque o outro pedaço de borracha, envolvendo o parafuso. Esta borracha vai servir como polia.
Fixe a borracha utilizando outra porca. Observação: para o catavento girar livremente, utilize uma chave inglesa com o objetivo de desapertar um pouco a porca junto ao suporte na parte posterior.
Enrole o fio cordonê na borracha atrás do suporte que vai servir como polia .
Pendure um corpo de massa na extremidade do fio.
A energia eólica a ser utilizada pode ser do próprio vento ou de um ventilador. Utilize o que achar mais conveniente no dia do experimento.
Coloque o ventilador na frente do cata-vento e meça esta distância.
Desenrole o fio até o corpo atingir o chão. Observação: para obter um resultado significativo, coloque o corpo a uma altura pelo menos a 1,5m da polia.
Ligando o ventilador, você vai observar que com a rotação do eixo do cata-vento, o fio vai sendo enrolado na polia, fazendo com que o corpo suba até a polia (borracha).
Utilizando o cronômetro, meça o tempo que o corpo leva para subir do chão até a polia (borracha).
Repita o procedimento colocando a uma altura diferente da anterior, e meça novamente o tempo.
Coloque o ventilador a uma distância diferente da anterior e a uma mesma altura anterior, meça o tempo que leva o corpo para subir a altura.
Enfatize: Quando a fonte de energia eólica (vento ou ventilador) é colocada em uma distância diferente do cata-vento, o que acontece?
4ª atividade: |
Promova o experimento: Transformação de energia eólica em energia elétrica.
Orientações:
Retire o cata-vento do suporte.
Na parte posterior do cata-vento, retire a borracha.
Substitua por uma rolha de cortiça
Insira o eixo do motor na rolha de cortiça.
Ligue cada terminal do motor, utilizando os fios jacaré.
Conecte os fios a um multímetro, para medida da tensão . Observe a polaridade.
Coloque o cata-vento na frente do ventilador, segurando o motor com a mão.
Meça no multímetro a tensão gerada.
Posicione o cata-vento a diferentes distâncias do ventilador e observe o que acontece com a tensão.
Discuta: Quais as transformações de energia observadas?
Peça que os alunos escrevam tudo o que observaram. Recolha as observações de cada grupo e, após a leitura, faça devolutivas sobre aspectos não mencionados ou pouco explorados na síntese. |
5ª atividade |
Levante a seguinte questão para a turma:
Em sua opinião, qual seria a melhor forma de se gerar energia elétrica?
Aponte que em todas as formas de geração de energia podem-se levantar pontos positivos ou negativos.
Os grupos devem, então, voltar a reunir-se e fazer a sua indicação. Combine com a turma que será organizado um debate como se eles estivessem defendendo um investimento financeiro no tipo de usina escolhida. Para isso, deverão preparar-se pesquisando os argumentos prós e os contras, usando a Internet, além dos argumentos já elencados por eles.
Nesse debate, eles deverão ter informações suficientes para defender a sua usina e apontar por que as demais não são as mais indicadas. Após um período para o levantamento de argumentos, promova a discussão, anotando as defesas.
Ao final, ajude a turma a fazer as ponderações e desfazer equívocos conceituais, se necessário.
Nome | Tipo |
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Experimento 15 - Transformações de Energia | Experimento prático |
Conheça o vídeo "Eletricidade - Transformação de energia II (Energia mecânica em elétrica)" disponível em http://www.youtube.com/watch?v=b4UFR_ASIQY e o vídeo "Motor Elétrico Simples" em http://www.youtube.com/watch?v=Hwv4I0-Xx1M&feature=related
Escreva a composição de cada grupo em uma planilha para facilitar suas anotações durante o processo. Observe e registre se os alunos:
Ao final da sequência de atividades, converse com cada grupo sobre suas observações.
Quatro estrelas 2 classificações
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23/11/2014
Cinco estrelasProfissionalíssima está aula. Será motivadora para as minhas turmas, aqui no CEU Jambeiro - guaianases SP, neste finalzinho de semestre. Valeu.
26/05/2013
Quatro estrelasfoi muito proveitoso para mim utilizar com meus alunos suas experiencias obrigado