31/12/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Edna Maria Santana Magalhães
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: léxico e redes semânticas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Análise linguística |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem oral: escrita e produção de texto |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: modos de organização dos discursos |
Os alunos deverão apresentar as habilidades de leitura, compreensão e produção de textos nos quais é utilizada a linguagem figurada.
Primeira aula - 1h e 40 min. (aulas geminadas)
Professor/a,
Distribua para os alunos as tirinhas abaixo:
http://duvidasredacao.blogspot.com/2009/09/eufemismo.html - acesso em 13-10-10
http://www.conversadeportugues.com.br/2010/04/eufemismo.html - acesso em 13-10-10
Em seguida, peça que os alunos interpretem oralmente a mensagem transmitida em cada uma delas, a partir da análise do sentido das seguintes falas:
Oriente-os a colar as tiras no caderno e a registrar as respostas dadas oralmente. Em seguida, passe no quadro outros exemplos e peça que os alunos expliquem-nos por escrito:
Corrija a atividade e a partir dela proponha a elaboração coletiva de um conceito para eufemismo, da seguinte forma:
Reproduza (com data show) ou no laboratório de informática as seguintes propagandas:
http://www.youtube.com/watch?v=U9gfCX_v3I4 - acesso em 13-10-10 (propaganda de Lacto purga)
http://www.youtube.com/watch?v=QerOjvm76V0&feature=related - acesso em 13-10-10 (propaganda de Glad Toque de Frescor )
Solicite que os alunos identifiquem e anotem os eufemismos presentes nelas. Em seguida pergunte-lhes por que, na opinião deles, os eufemismos foram utilizados.
Os alunos deverão responder oralmente às questões, levando em conta os conhecimentos adquiridos sobre essa figura de linguagem.
Espera-se que eles percebam que os eufemismos presentes nas propagandas são utilizados para atenuar o impacto negativo de situações relacionadas ao ato de defecar e ao mau cheiro provocado pelas fezes.
Segunda aula - 50 min.
Converse com os alunos sobre o uso de eufemismos em textos de humor. Dê alguns exemplos retirados do texto Eufemismo corporativo:
“Tecnólogo em construção civil aplicada” – Servente de pedreiro
“Personal stylist for shoes” – Engraxate
“Operador de colheita e corte manual” – Cortador de cana
“Vallett profissional autônomo” – Flanelinha
“Perscrutador de assentos” – Lanterninha
“Agente Junior de atividades diversificadas” – Office-Boy
“Administrador de detritos e resíduos urbanos” – Lixeiro
“Assessor para assuntos póstumos” – Papa-defunto
http://www.blodega.com/index.php/2009/04/09/eufemismo-corporativo/ - acesso em 13-10-10, (texto de humor sobre eufemismos)
Em seguida, solicite que, em duplas, criem eufemismos engraçados sobre profissões. Oriente-os a não usar termos pejorativos e preconceituosos.
Ao final da atividade cada dupla deverá apresentar para você e a turma um dos eufemismos criados e desafiar os colegas a descobrirem a que profissão se refere.
Comente a atividade, fazendo as correções necessárias.
Terceira aula - 50 min.
Distribua para os alunos o texto indicado abaixo e solicite que eles façam a leitura:
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=1865 - acesso em 13-10-10 (Eufemismo na contramão da inclusão)
Em seguida, proponha as seguintes questões para serem respondidas em grupo:
Peça que os grupos apresentem oralmente as respostas e promova uma discussão sobre elas.
Para a próxima aula, solicite que os alunos pesquisem junto a outros colegas e profissionais da escola termos que utilizam (ou que conhecem) para se referirem a deficientes, negros e homossexuais.
Quarta aula - 50 min.
Forme um grande círculo na sala para que os alunos apresentarem as expressões pesquisadas.
Anote as mais polêmicas e proponha uma discussão sobre elas.
Em seguida, solicite que cada aluno produza um parágrafo opinando sobre o uso de eufemismos para fazer referência a representantes das minorias (negros, deficientes físicos, homossexuais)
Recolha os parágrafos para correção e anote sugestões de reescrita, se necessário.
Quinta aula - 50 min.
Distribua os parágrafos, estabeleça um tempo para a reescrita e peça que os alunos façam sua leitura oral para a turma.
Sugira a seleção, pela turma, de alguns parágrafos para serem publicados na página de opinião do jornal da escola ou da cidade.
http://recantodasletras.uol.com.br/gramatica/1957400 - acesso 13-10-10, conteúdo sobre eufemismos.
http://foradeorbita.com/2010/04/29/dos-eufemismos-desnecessarios/ - acesso em 13-10-10, texto com crítica sobre o uso de eufemismos.
Professor/a,
Avalie os alunos levando em conta os seguintes itens:
Proponha que eles realizem uma autoavaliação e avaliem também a sequência didática.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/06/2014
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE A AULA, gOSTEI MUITO.