Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Retrato traduzido em formas geométricas

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reconhecer a possibilidade de geometrização das formas da natureza
  • Observar como o rosto humano pode ser traduzido através de formas geométricas
  • Criar o retrato do colega utilizando formas geométricas
Duração das atividades
02 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Conhecer as formas geométricas como retângulo, quadrado, círculo, losango e outras
  •  Conhecer o termo “retrato” na pintura
  •  Dominar o recorte e a colagem  
Estratégias e recursos da aula
  • Iniciar a aula comentando que na natureza tudo pode ser simplificado em formas geométricas. Que as coisas do mundo, se observarmos com atenção, podem ser traduzidas em quadrados, círculos, retângulos, etc. Apresente alguns exemplos como os abaixo:

http://sprott.physics.wisc.edu/pickover/snail.jpg 

O caracol é a forma espiralada!

http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2002/icm203/images/planeta.jpg 

O planeta visto de longe, é um círculo!

http://2.bp.blogspot.com/_g2jiBcHfm78/RxKbctKv_9I/AAAAAAAABJY/oFmOi4KjHQc/s320/DSC08007.jpg 

Perceba em quantas formas geométricas essas folhas podem se transformar!

  • Provoque depois as crianças: Será que somos capazes de transformar o rosto humano em formas geométricas? Será que podemos geometrizar os elementos faciais?
  • É possível que o grupo afirme que é possível sim! Então, proponha a turma formar duplas de trabalho, onde cada um/a irá observar a face do colega e em seguida no caderno ou outro suporte (papel ou papelão), irá recortar formas geométricas, colando-as até formar o retrato do colega.
  • Apresente, para enriquecer a aula, a pintura de Paul Klee (abaixo) e chame atenção para o modo como o artista geometrizou o rosto humano. Dessa maneira, incentive as crianças a construir um retrato do colega utilizando retalhos de papéis coloridos.

"Senecio", Paul Klee, 1922

http://www.worldgallery.co.uk/art-print/Senecio,-1922-15461.html 

  • Para diversificar, sugira as crianças que colem jornais no suporte, assim o fundo da colagem ganha uma textura de letras, que ao final, pode ser coberta com as cores do giz de cera, colorindo bem forte. Veja os resultados abaixo:

  • Não se esqueça que, ao produzir, as crianças utilizam com facilidade sua imaginação. Logo, não é imprescindível que a colagem se pareça com o/a modelo/colega. O mais importante aqui é reforçar o conceito de "retrato" nas artes visuais e trabalhar a geometrização das formas. Ou seja, a criança poderá exercitar sua capacidade de simplificar e sintetizar aquilo que ela vê, utilizando as formas geométricas como referencial nessa tarefa.
  • Ao longo do exercício, acompanhe a execução e tire as dúvidas de quem solicitar. Às vezes, surgem dúvidas se tal forma é geométrica ou não. Esteja presente nesses momentos! 
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação tem cunho técnico e artístico, ou seja, é importante analisar junto às crianças se o recorte e a colagem foram executados adequadamente. Bem como se houve uma composição que explorou o espaço do suporte, se a execução do giz de cera valorizou o fundo. É importante também analisar se o retrato com formas geométricas traduz a figura humana (não necessariamente se parece com o/a colega retratado/a) – que é a proposta principal da aula.
  • A participação e o empenho são avaliações implícitas a todo o processo de criação. Valorize os trabalhos que ousam, que apresentam representações diferenciadas do que comumente vemos, o que não significa diminuir outras produções. O incentivo nessa etapa da avaliação ajuda a promover melhoria em trabalhos futuros.  
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.