Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A inversão como recurso linguístico – valoriza ou complica o discurso?

 

16/12/2010

Autor e Coautor(es)
Caroline Souza Ferreira Filgueiras
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Recursos linguísticos em uso: fonológicos, morfológicos, sintáticos e lexicais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • a perceber a estrutura direta e inversa do discurso;
  • a identificar a valorização de termos dentro da inversão;
  • a produzir textos transpondo a ordem inversa do discurso para a direta.
Duração das atividades
seis aulas: três de 50 min. e três de 1h e 40 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a,

É fundamental que os alunos apresentem as habilidades de compreensão e produção de textos e muito importante que saibam identificar as funções de sujeito e predicado nas orações.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula - 50 min.

http://www.youtube.com/watch?v=7ip3rPMp2js&feature=player_embedded#! - acesso em 08-12-10 (Hino Nacional Brasileiro) 

http://letras.terra.com.br/hinos-de-paises/46368/ - acesso em 14-10-10  (Letra do Hino)

Professor/a,

Distribua para os alunos cópias da letra do Hino Nacional Brasileiro e ouça-o com eles. Em seguida peça que realizem uma leitura atenta da letra e respondam às questões propostas:

É importante disponibilizar dicionários para que os alunos possam consultar o vocabulário.

  1. Quem ouviu o brado retumbante?
  2. De quem foi o brado?
  3. O que conseguimos conquistar?
  4. O que resplandece no céu formoso do Brasil?
  5. Onde há mais flores que na terra mais garrida?
  6. Qual é o símbolo de amor eterno pelo Brasil?
  7. Quem não teme a própria morte?
  8. Quem está deitado eternamente em berço esplêndido?

Terminada a atividade, corrija oralmente as questões, ouvindo e comentando as respostas dos alunos.

Espera-se que eles percebam, ao responder às questões, que o Hino é construído na ordem inversa do discurso, ou seja, que o sujeito (termo sobre o que se diz algo)  muitas vezes se encontra posicionado depois do predicado (informação sobre o sujeito), o que pode dificultar a compreensão.

Se isso não ocorrer, converse com eles sobre as inversões presentes no Hino Nacional Brasileiro.

É importante também mostrar aos alunos que o correto é "as margens plácidas" e não como aparece na imagem acima "às margens plácidas". Leve-os a refletirem sobre a diferença de sentido provocada pelo uso da crase nesse caso. Eles deverão perceber que foram as margens que ouviram (metaforicamente).

Caso seja necessário, relembre com os alunos os conceitos de sujeito e predicado.

Segunda aula - 50 min.

No quadro, com a ajuda dos alunos, coloque a primeira estrofe na ordem direta:

As margens plácidas do Ipiranga

ouviram o brado retumbante de um povo heróico,

e, nesse instante, o sol da Liberdade brilhou,

em raios fúlgidos, no céu da Pátria.

http://www.tiagoluchini.eu/2009/01/20/hino-nacional-ordem-direta-e-glossario/ - acesso em 14-10-10  (Hino Nacional na ordem direta)

Divida a turma em 9 equipes e sorteie para cada grupo uma estrofe do Hino, que deverá ser colocada na ordem direta. Passe pelos grupos, auxiliando-os.

Dê cartolinas para que as equipes registrem a reescrita.

Após a conclusão desta parte da atividade, peça que um representante de cada grupo vá até o quadro e cole o cartaz com a estrofe na ordem direta.

Em seguida, corrija com a turma a retextualização do Hino e peça que os alunos se posicionem oralmente sobre as seguintes questões:

  • Quais as vantagens e desvantagens de cada uma das versões do Hino (direta e inversa)?
  • Qual dessas versões valoriza mais o país? Por quê?

Terceira aula - 50 min.

http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/ult2772u51.jhtm - aceso em 10-10-10, texto   Ordem inversa valoriza discurso (Thaís Nicoleti de Camargo). 

Distribua o texto indicado acima para os alunos e solicite que eles façam uma leitura silenciosa. Em seguida, proponha a seguinte atividade:

  •  cada um deverá elaborar dez perguntas a respeito do texto (cujas respostas estejam explícitas)
  •  os alunos deverão trocar de caderno entre si para responderem as perguntas uns dos outros;
  •  destrocados os cadernos, as questões deverão ser corrigidas por quem as elaborou;

Terminada a correção, proponha que os alunos comentem oralmente as perguntas e respostas elaboradas.

Essa atividade proporcionará aos alunos um maior e mais atento contato com o texto.

Quarta aula - 1h e 40 min.

http://1.bp.blogspot.com/__C3EQ2982_M/SLsK5s8NC5I/AAAAAAAAAAQ/pkO8PUHn5eQ/s1600-h/biblioteca+escolar.jpg - acesso em 08-12-10 

Leve os alunos para a biblioteca da escola e disponibilize para eles livros de poemas.

Em grupos, eles deverão procurar textos com inversões e observar a sua organização.

De volta à sala, solicite que os alunos produzam textos poéticos utilizando o recurso da inversão para valorizar a mensagem transmitida.

Estimule-os a trocarem de cadernos entre si para que possam comentar os poemas uns dos outros e sugerir alterações.

Em seguida, cada um deverá reescrever seu texto de acordo com as sugestões dos colegas.

Recolha os poemas para correção e combine com os alunos a organização de um Sarau Literário.

Sobre Sarau Literário, veja a aula indicada no espaço destinado a recursos complementares.

Quinta aula - 1h e 40 min.

Entregue aos alunos os poemas corrigidos e comentados; em seguida, peça-lhes que os passem a limpo.

Disponibilize o restante da aula para a organização do sarau:

  • decidam o nome e a data do evento;
  • produzam o texto do convite que deverá ser enviado aos pais;
  • ensaiem as declamações.

Quanto à confecção dos convites e dos cartazes para a decoração da sala em que será realizado o sarau, que tal pedir ao/à professor/a de artes que auxilie os alunos?

Caso isso não seja possível, disponibilize uma aula para a realização dessas atividades.

Sexta aula - 1h e 40 min.

Nesta aula será realizado o Sarau Literário.

Nos primeiros 40 minutos enfeite a sala junto com os alunos, organize as carteiras para a plateia e faça um último ensaio.

No horário marcado, dê início ao evento. Se possível, filme as apresentações para postar no blog da turma.

Se a turma não tiver um blog, sugere-se a sua criação. No campo destinado a recursos complementares há a indicação de uma aula sobre a criação de um blog literário.

Recursos Complementares

http://www.tvcultura.com.br/aloescola/linguaportuguesa/estilistica/hiperbato.htm - acesso em 13-10-10 - Nossa Língua Portuguesa 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9804 - acesso em 13-10-10 - Aula sobre criação de blog 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18593 - acesso em 13-10-10 - Aula sobre Sarau Literário. 

Avaliação

Professor/a,

Avalie nas atividades escritas e orais se os alunos desenvolveram as habilidades a seguir:

  • compreensão de textos escritos na ordem inversa;
  • retextualização para a ordem direta;
  • produção de textos com inversão.
  • compreensão da inversão como recurso de estilo.

Solicite que eles façam uma autoavaliação e avaliem também esta sequência didática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.