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A origem e o fim dos alimentos.

 

21/02/2011

Autor e Coautor(es)
Vanessa Salum Cabral Galvão
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UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Rita Roger Mariano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Promover a reflexão sobre a produção de alimento, de onde vem e como chega até nós.      
  • Conhecer os nossos hábitos alimentares e possíveis necessidades de readequação alimentar.        
  • Conhecer como é feito o lanche da escola.       
  • Identificar qual o destino dos alimentos não utilizados (restos ou desperdícios).      
  • Propiciar o contato com formas de reaproveitamento alimentar como cascas e sementes.  
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conversar sobre a importância dos alimentos saudáveis para a promoção da saúde de uma forma atraente, lúdica educativa.

Estratégias e recursos da aula

1º momento: Professor, para dar inicio ao assunto, leve para a rodinha de conversa um diálogo sobre o lanche que comeram na escola. Alguns questionamentos que você pode levantar logo depois que voltarem do lanche: Terminamos de lanchar, todos estão satisfeitos? Comeram direitinho? O que vocês comeram? Gostaram do lanche? E na casa de vocês, o que gostam de comer?

Envie para casa uma pesquisa, pedindo que registrem como é a alimentação da família. Sugestões: O que costumam comer no café da manhã? Quais as frutas e verduras preferidas da família? O que gostam para o almoço? A que horas vocês jantam? Qual é o prato preferido da família? No retorno da atividade, em rodinha, socialize as pesquisas identificando semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares das crianças.

2º momento:  Proponha que cada criança escolha o alimento mais consumido na família e faça o registro através do alfabeto móvel, escrevendo o nome desse alimento.

3º momento: ATELIÊ DAS ARTES:  Disponibilize frutas, legumes e verduras para que as crianças as manipulem livremente. Peça que observem as cores e as formas das mesmas. Distribua argila para que modelem os alimentos apresentados de acordo com suas percepções sobre os mesmos. 

 

Acervo da autora

 

4º momento: Para dar continuidade ao trabalho de percepção das crianças acerca da alimentação, disponibilize revistas e peça que recortem frutas, verduras e legumes e o que mais estiver relacionado com uma alimentação saudável. Peça que montem um prato que represente esse tipo de alimentação.

http://serveg.blogspot.com/2011/02/cardapio-anticancer-prato-colorido.html 

5º momento: Visitar a cantina da escola para conhecer como é feito o lanche. Registrar esse momento com desenhos e com a escrita espontânea da palavara CANTINA.

6º momento: Oficina culinária: Reaproveitando os alimentos. BOLO DE CASCA DE BANANA.A educação é um fator essencial até para o trato com os alimentos. Conversar com as crianças que ao preparar a comida, devemos evitar o desperdício: talos, folhas, sementes e cascas têm grande valor nutritivo e possibilitam variações no cardápio. Com um pouco de criatividade, o que antes tinha como destino o lixo, passa a ser a refeição principal de muitas famílias. Então  o reaproveitamento de alimentos passa também pelo processo de giene no trato com as frutas e verduras e pelo correto armazenamento. Agora, mãos na massa! Humm que delícia...

Ingredientes:  

2 xícaras (chá) de casca de banana madura • 2 colheres (sopa) de fermento em pó • canela em pó para polvilhar • 5 colheres (sopa) rasa de margarina • 4 claras em neve • 4 gemas • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo • 2½ xícaras (chá) de açúcar.

Preparo da Receita

Bater no liquidificador as cascas de banana com 1/2 xícara (chá) de água. Reservar. Na batedeira, colocar a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea. Misturar as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento. Por último, colocar as claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno. Levar ao forno em forma untada, assar durante 30 ou 35 min.

MATERIAIS:

 Revistas.

Cola.

Tesoura.  

Alfabeto Móvel.

Obras de arte.

Cozinha experimental.

Recursos Complementares

 

Sugestão de livros: BELINK, Tatiana. A cesta da dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2005.

Avaliação

Observação constante da participação da criança no grupo e também será avaliado o seu desempenho individual.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

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Opiniões

  • Vania Marquesini, EMEIEF Professora Lenira Papa , São Paulo - disse:
    professora.vania@hotmail.com

    01/09/2015

    Cinco estrelas

    Meus alunos recusam alimentos nas refeições da escola muitas vezes por não conhecerem, não relacionarem os nomes ao alimento pronto. Esta aula deu uma ótima ideia de como dar os primeiros encaminhamentos! Grata!


  • Maria Euripia dos Santos , Escola Municipal Jaime Câmara , Goiás - disse:
    profmariaeuripiasantos@hotmail.com

    24/03/2012

    Cinco estrelas

    O Planejamento abordou o lúdico e um sequência de atividades significativa


  • janaina, colegio clarice lispector , Rondônia - disse:
    janaina-vasconcelos@hotmail.com

    09/08/2011

    Quatro estrelas

    adorei a aula e com certeza vou aplicar com meus alunos gostarias de encontras aulas mais voltadas para o maternal(creche) novidades mandar no email... obrigada


Sem classificação.
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