BELO HORIZONTE - MG
Universidade Federal de Minas Gerais
Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, Lígia Beatriz de Paula Germano
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Médio
História
Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio
História
Cidadania: diferenças e desigualdades
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O conceito de privatismo;
A presença de interesses particulares na condução das atividades do Estado brasileiro e o seu processo histórico;
Os malefícios causados pelo distanciamento da população das discussões políticas;
Maneiras de aumentar a participação política da população.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O processo de colonização pela iniciativa privada; Capitanias hereditárias;
O ciclo da cana-de-açúcar e a vida nos engenhos;
O ciclo do café e o poder político dos Barões.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
O professor deve iniciar a aula verificando com os alunos o que eles lembram sobre o processo de colonização do Brasil e anotar no quadro as respostas. Quem eram os homens escolhidos para tal função e quais os seus direitos e deveres?
O professor deve exibir o mapa do Brasilo colonial, dividido em Capitanias Hereditárias para que os alunos expliquem o funcionamento deste sistema de colonização:
Após a verificação das ideias apresentadas pelos alunos, o professor deve apresentar a letra do samba-enredo da Escola de Samba Tradição, no carnaval de 1999, “Nos Braços da História, Jacarepaguá, Quatro Séculos de Glórias” (http://letras.terra.com.br/tradicao-rj/474640/), pedindo a eles que identifiquem na música aspectos apontados previamente por eles.
Após a conclusão dessa tarefa com os alunos, o professor deve retomar a aula com perguntas sobre o controle da Coroa Portuguesa nas ações dos capitães donatários e o poder local que estes passaram a exercer, sempre anotando no quadro as observações dos alunos.
Mostrando a imagem abaixo, o professor deve instigar aos alunos a falarem sobre o funcionamento de uma plantação de cana-de-açúcar e as relações hierárquicas dentro do engenho
A partir de então, o professor deve introduzir o conceito de privatismo e provocar os alunos para que eles apontem momentos da história brasileira em que interesses particulares se mostraram presentes na condução das ações do Estado.
Como exemplo, o professor pode mostrar a imagem abaixo, quando o café comprado pelo governo era queimado. Os alunos devem responder: Por que o governo comprava café? Que grupo fazia pressão para isso? Por que estre grupo possuía força para exercer pressão? Esta medida era favorável a outros grupos?
O professor deve entregar aos alunos (ou projetar) o seguinte trecho da música “Quadro Negro” (http://letras.terra.com.br/simples-raportagem/1721448/) e verificar a opinião deles sobre os versos: " Pra quem nasceu em berço de ouro é difícil entender // Que não é só porque seus pais fizeram por merecer // Foram anos de exploração no passado pra que um dia // A sociedade fosse estruturada a favor de uma minoria"
Atividade escrita
Os alunos devem dar a sua opinião, através de texto, sobre as seguintes questões: - O que são a vida e a coisa pública? - O brasileiro pratica a vida pública? - Quando? - Quais os motivos que afastam o brasileiro de discussões políticas? - De quem seria o interesse de manter a população afastada de tais discussões? - O que eles ganham com isso? - É importante que os alunos tenham liberdade para redigir o texto, baseando-se em suas próprias opiniões após as exposições feitas durante a aula.
Ao final da aula, o professor deve separar a turma em grupos para que, na próxima aula, os alunos apresentem um trabalho.
Aula 2
Apresentação dos trabalhos
O trabalho a ser apresentado deve seguir as seguintes orientações:
Os alunos deverão escolher uma situação da sociedade brasileira, atual ou não, em que os interesses privados se coloquem acima da coletividade e apresentá-la ao restante da turma;
Em seguida, o grupo deverá apresentar tentativas que foram feitas para vencer o problema e quais foram os seus resultados, ou poderá também propor maneiras de solucionar a questão;
Para a apresentação, os alunos poderão usar recursos variados: cartazes, músicas, vídeos e, até mesmo, a participação de pessoas envolvidas nas questões apresentadas
Debate
Após a apresentação do último grupo, os alunos deverão avaliar os problemas e as soluções apresentadas, assim como os demais grupos.
Quais eles julgam serem os mais sérios?
Das soluções apresentadas, quais eram as mais viáveis?
A partir do que foi colocado pelo professor e do debate, é importante que os alunos saiam da aula com uma noção de coisa pública, assim como a importância da participação da população junto de seus dirigentes na vida política, como forma de combate a interesses particulares e à corrupção.
Recursos Complementares
Textos de apoio para o professor:
GOMES, Rafael. O privatismo e a ordem privada: a leitura do Brasil na sociologia política de Nestor Duarte. Disponível http://migre.me/1vz0L - link acessado em 24/11/2010
GOYA, Rubens. Privatismo. In: Avritzer, Leonardo et al. Corrupção: ensaios e críticas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008. p. 179-185. Disponível http://migre.me/1sxS0 link acessado em 24/11/2010
Avaliação
A avaliação se dará por meio da observação do professor da participação individual e em grupo na realização das atividades propostas, levando-se em conta a criatividade na produção da atividade final.
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