Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


As Provas da Ginástica Artística: o Solo

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Adriano de Paiva Reis
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conhecer as exigências técnicas de solo na ginástica artística masculina e feminina.
  • Reconhecer as capacidades físicas necessárias para a execução dos movimentos deste aparelho.
Duração das atividades
3 aulas (150 minutos).
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de ginástica e ginástica artística.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Os alunos serão reunidos em uma sala com recursos multimídia onde serão exibidos os vídeos abaixo:  

http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/panamericano_santodomingo_2003/03PANAACominFX.mpg

 http://www.ginasticas.com.br/interacao/videos/torneiointernacional_2007/BRA%20-%20Ana%20Claudia%20Silva_TF_Bars.wmv    

Acessos dia 14 de outubro de 2010.

Ao término, questionar aos alunos: Quais são os movimentos obrigatórios para esta prova da ginástica artística? Quais são as qualidades físicas preponderantes em cada um destes movimentos?   

O docente deve direcionar a discussão no sentido de que os movimentos característicos desta prova são os saltos, giros e flexibilidades, e por isso, exigem as qualidades físicas: força, elasticidade e velocidade, que deverão ser observadoa durante as vivências das próximas atividades.       

Atividade 2: Vivenciando os movimentos básicos do solo:   

O professor irá dividir os alunos em 5 grupos. Cada grupo receberá uma das figuras abaixo, onde está a descrição (através de sequência de imagens) de alguns movimentos característicos do solo:

Extraídas de http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/painel_01.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2010).

Cada grupo deverá tentar realizar estes movimentos, bem como formas para que estes sejam realizados com segurança (o professor poderá disponibilizar, também, as progressões de cada um destes movimentos, apresentadas em http://www.ginasticas.com.br/ginasticas/painel_01.pdf (Acesso em 15 de outubro de 2010).

Os alunos deverão apresentar o movimento para toda a turma, que também deverá vivencia-lo. O professor e os integrantes de cada grupo serão responsáveis pela segurança e proteção do restante da turma.

Atividade 3: As qualidades fisicas nos movimentos de solo:

O professor irá indagar aos alunos sobre as atividades anteriores, relacionado com as qualidades físicas:

  • Quais são as qualidades fisicas que estão mais envolvidas nestes movimentos?

Os alunos serão conduzidos a um laboratório de informática a fim de pesquisarem sobre as qualidades fisicas existentes, e, assim poder relacionar com os movimentos vivenciados e vistos (deverão chegar à conclusão de que as qualidades principais são: velocidade, força e equilíbrio).

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação será feita nas apresentações dos trabalhos (Atividade 2) e na pesquisa da Atividade 3.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • lucas rosa, hj , Espírito Santo - disse:
    luqui-nhas-mf@hotmail.com

    26/10/2011

    Cinco estrelas

    eu sei alguns movimentos de ginastica mas aprendi tudo sozinho sei esparcar foi a melhor coisa que aprendi entao a minha opiniao gostei da sua aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.