Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Determinando a acidez do leite

 

09/09/2009

Autor e Coautor(es)
MARCO ANTONIO AMARAL
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Química Modelos de constituição: substâncias, transformações químicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula os estudantes deverão saber que o leite tem sido adulterado influenciando assim na sua acidez; determinar a acidez do leite e titulação.

Duração das atividades
De quatro a seis aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os estudantes saibam o que é e como ocorrem as reações químicas em diferentes situações do cotidiano, bem como são representadas a partir das fórmulas.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a) divida esta aula em três momentos. No primeiro trabalhe a questão da adulteração e qualidade do leite comercializado. No segundo instante apresente a turma o processo para se obter a acidez do leite e por fim noções sobre o que é titulação.

undefined

Considerando que há muitas notícias nas quais estão relacionadas escândalos no uso de produtos químicos para a conservação do leite entendemos que é importante que os estudantes saibam como determinar a acidez do leite.

Para iniciar esta aula você poderá apresentar o vídeo “Leite com qualidade” que está disponível no link:

http://www.youtube.com/watch?v=z4xEY7BRO9Y

Após assistirem o vídeo, provoque um debate onde os estudantes possam discutir as questões relacionadas ao tipos de leite disponíveis no mercado. Fale inclusive sobre a acidez do leite. Enfatize que após a ordenha, o leite apresenta uma acidez natural em função da presença de determinados compostos como: caseína, albumina, globulina, fosfatos, citratos, e CO2. Qualquer aumento de acidez além dos valores normais é um indicativo da ação de microrganismos sobre a lactose, que é metabolizada a ácido láctico. 

Amplie as discussões perguntando: como você poderia determinar a acidez de uma amostra de leite? 

Pode ocorrer que respondam que o uso de indicadores ácido-base ou de um medidor de pH: isto só daria uma idéia do pH do leite, sem permitir que se determine a quantidade de ácido presente.

Desta maneira nesta aula proponha que desenvolvam o experimento prático "Determinando a acidez de uma amostra de leite"  que está disponível no link:

http://www.cdcc.sc.usp.br/quimica/experimentos/leite.html

Antes de iniciar o experimento explique à turma de forma detalhada sobre a acidez do leite.

O leite de vaca é um alimento de alto valor nutritivo , cuja composição aproximada é mostrada abaixo.

O leite fresco apr esenta acidez devido à presença de caseína, fosfatos, albumina, dióxido de carbono e citratos. 
Esta acidez natural varia entre 0,13% e 0,17%, expres sa como massa de ácido lático (13°D a 17°D). 
A acidez do leite pode aumentar através da hidrólise da lactose por enzimas microbianas (fermentação), que leva à formação de ácido lático. 
Se esta acidez desenvolvida for muita elevada, o leite é impróprio para consumo, pois ela indica alta atividade microbiana. Neste experimento, o que se determina é a acidez total do leite .
Constituinte teor porcentual
água 87, 3; lactose 4,6;&n bsp;gordura 3,9;  proteínas 3,25; substâncias minerais 0,65; ácidos orgânicos 0,18; outros 0,14
Nos laticínios, a acidez do leite é expressa em graus Dornic, fazendo a aproximação de que toda ela se deve a ácido lático (CH3CHOHCOOH, M = 90 g/mol). 
Para 10,0 mL de leite, utiliza-se uma solução de hidróxido de sódio de concentração 1/9 mo/L (0,111 mol/L), tal que cada 0,1 mL desta solução neutraliza o equivalente a 0,0010 g (1,0 mg) de ácido lático. 
Neste caso, 0,1 mL de soda Dornic gasto na titulação corresponde ao que se denomina de um grau Dornic (1°D); assim, a acidez do leite, em graus Dornic gasto, pode ser calculada através de: 0,1 mL de soda Dornica 1°D x ml de soda Dornic gasta a y°D

Para fundamentar o conteúdo você pode solicitar aos estudantes que acessem o texto “A acidez do leite” que está disponível no endereço:
http://www.nuvital.com.br/arquivos/tecnicos/Artigo%20-% 20A%20acidez%20do%20leite.pdf 
Obs: Para ver o conteúdo PDF, você precisará do Adobe PDF Reader, ou outros, como o Foxit Reader.

Você pode apresentar o Saiba mais para complementar a fundamentação.

Composição química do leite “in natura”
Segundo o regulamento da inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal, o leite “in natura” apresenta as seguintes características físicas e químicas.
• teor de gordura – mínimo de 3,0% 
• lactose- m ínimo de 4,3% 
• extrato seco total – mínimo de 11,5% 
• índice crioscópico- mínimo de 0,55°C 
Métodos para avaliação quantitativa da acidez
A acidez do leite fresco varia de 0,12 a 0,23% em ácido lático. Vários são os métodos utilizados para a quantificação da acidez em leite e derivados. Todos eles, no entanto, utilizam soluções de hidróxido de sódio como titulante e solução de fenolftaleína com o indicador. Nesta aula apresentaremos o método Dornic.
Resultado expresso em Normalidade do NaOH °D: graus Dornic N/9

Titulação

Para mostrar como se realiza uma titulação, a fim de identificar o pH de uma determinada substância. Indique a animação que está disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11386/titulacao.gif

titulação

Para ampliar os conhecimentos dos estudantes eles podem ainda acessar o link: 
http://www.labvirtq.fe.usp.br/simulacoes/quimica/sim_qui_titulometria.htm

Solicite aos estudantes que pesquisem sobre as palavras abaixo criem um blog e publiquem.

Link do blog: https://www.blogger.com/start?

• Ácidos, Albumina, Caseína, Citratos, Dióxido de carbono, Fosfato, Hidrólise e Titulação.

Solicite aos estudantes que efetuem o cálculo do probl ema abaixo sabendo que a acidez do leite, em graus Dornic gasto, pode ser calculada através da fórmula:
0,1 mL de soda Dornica 1°D x ml de soda Dornic gasta a y°D

Num laticínio, encontrou-se que um lote de 500 L de leite tinha acidez total de 18°D. Determine qual a massa de ácido lático neste lote.


Recursos Educacionais

Outro recurso que pode auxiliar a explicar o que determina a acidez de uma substância (dada em função dos cátions hidrogênio) e a basicidade (dada em função dos ânions hidroxila), quando em meio aquoso está disponível no link:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/11968/lvqpadraonaoh.htm

Padronização do hidróxido de sódio e determinação da acidez do vinagre

Biologia: uma oportunidade de se trabalhar as propriedades dos derivados do leite e sua produção nos laticínios.
Ciências: importante tratar a questão da necessidade do leite no organismo do ser humano bem como para a calcificação dos ossos.
Matemática: pode-se trabalhar as porcentagens e conversão de unidades de medidas presentes nos cálculos da acidez do leite ainda, sua comercialização.

Professor(a) organize a turma em equipe e solicite que desenvolvam a atividade abaixo. Após finalizarem, organize um seminário para que exponham o que aprenderam desta forma será possível efetuar uma avaliação mais elaborada.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares
Avaliação

A forma de avaliação será permeada pela observação do desenvolvimento do experimento no laboratório, as interações ao dialogar e conjecturar sobre a questão problema. Todo o processo avaliativo deve ocorrer na perspectiva de que seja diagnóstico e formativo. Deverá ser observado a elaboração das atividades do blog, a forma como navegam na rede para efetuar a pesquisa bem como manuseiam os recursos tecnológicos de forma a estarem também preparados para atuar no mercado de trabalho. A formação escolar deve possibilitar com que os estudantes se apropriem de diferentes conhecimentos e estejam preparados para se inserirem na sociedade. Sugerimos que o professor faça a leitura do texto da Professora Clarilza Prado de Souza – da PUC/SP acessando o endereço: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/journalContent.action?editionId=12&categoryId=1&contentId=272

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • EvertonLopees', Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologai de Alagoas (IF-AL) , Alagoas - disse:
    everton-lopes14@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito Massa a Explicação .. Parabééns aêw Tio !!! Flw'z


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.