03/01/2012
José Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Física | Oscilações, ondas, óptica e radiação |
O efeito fotoelétrico e a quantização da matéria. Equação para o efeito fotoelétrico. Obtenção da função trabalho. Impacto histórico da descrição do efeito fotoelétrico e o papel de Einstein.
Notação Científica. Conceito de Energia Cinética. Conceito de Freqüência.
O Efeito Fotoelétrico
Esta aula deve ser realizada com o auxílio dos recursos computacionais, na sala de informática, com o uso do recurso computacional disponível no site da UFC através do link: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/pato/pato.html
Primeira parte da aula:
Exploração de conceitos em sala de aula.
Segunda parte da aula:
Atividade na sala de informática.
Avaliação.
Primeira parte da Aula
1. Na sala de aula
-Discuta com os alunos sobre o efeito fotoelétrico e a idéia de quantização da matéria.
-Discuta a equação que descreve o efeito fotoelétrico:
-Discuta o impacto histórico da descrição desse fenômeno e o papel de Einstein.
Segunda parte da Aula
2. Na sala de informática
- Os alunos utilizarão a simulação intitulada Pato Quântico.
- Se não houver computador para todos, distribua os alunos em grupos a fim de que realizem a atividade em conjunto.
- Peça para os alunos encontrarem a freqüência mínima para que os elétrons sejam ejetados (na analogia eles são os patos), para os seguintes materiais: cálcio, potássio e sódio.
- Lembre-os da função trabalho e que podem calculá-la com os dados que obtiveram das freqüências mínimas. Peça que os alunos calculem a função trabalho.
- Ao fim da atividade, discuta com os alunos como cada um executou a atividade. Discuta o fenômeno para os materiais cálcio, potássio e sódio.
3. Avaliação
- Propor aos alunos problemas que envolvam o efeito fotoelétrico .
Sugestão de Problema:
Utilizando as funções trabalho calculadas para o cálcio, potássio e sódio, obtidos na atividade da sala de informática, calcule, para cada um desses casos, qual a energia cinética do elétron ejetado se o fóton incidente tem uma freqüência de 1500.1012 Hz.
4. Recurso complementar - http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/20EfeitoFotoeletrico/Site/Animacao.htm
Site: UFPB, animação ilustrando o efeito fotoelétrico: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/20EfeitoFotoeletrico/Site/Animacao.htm
Cinco estrelas 1 classificações
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10/01/2012
Cinco estrelasA aula está bem distribuída. Um professor bem preparado pode pegar esse roteiro e conseguir uma excelente aula. No entanto, não creio que seja possível transmitir toda a essência do Efeito Fotoelétrico em apenas 1ha. Eu sugiro 1ha de aula teórica, com textos e cálculos e mais 1ha de atividades práticas no laboratório de informática. PARABÉNS pelo roteiro. Prof. João Carlos Araújo Souza São Paulo, SP