30/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
a- Pesquisar na internet títulos já publicados pela autora Regina Lucia Pires Nemer.
b- Ir à biblioteca da escola ou do bairro e procurar livros encontrados na lista.
c- Identificar a forma como os livros são catalogados na biblioteca.
d- Realizar um empréstimo de livro da autora e apresentá-lo para os colegas.
Ter participado das aulas:
Representando contos de mistério por meio das artes plásticas
Ecologia – De olho na água do planeta,
nas quais foram lidas histórias da autora Regina Lucia Pires Nemer.
Aula 1- Levar a turma para a sala de Informática e lançar o seguinte desafio:
" Depois de ler as histórias: O mistério do casarão e De olho na água, da autora Regina Lucia Pires Nemer, está na hora de conhecer um pouco mais sobre outros livros que a autora escreveu. Cada grupo deverá pesquisar no Google e registrar as suas descobertas numa folha de papel."
Fonte: sites sugeridos abaixo.
Sugestões de sites:
http://www.aolivrotecnicolivros.com.br/produto.asp?CodigoProduto=144
http://www.estantevirtual.com.br/buscaporautor/Regina-Lucia-Pires-Nemer
De posse de sua lista individual, cada grupo deve ir à biblioteca da escola e procurar os livros da autora.
Caso a sua escola não tenha uma boa biblioteca, organize uma excursão a uma biblioteca de sua cidade.
Na biblioteca, faça uma lista com as observações dos alunos acerca da maneira como os livros são catalogados.
Fonte: clip-art Word
Observe com eles:
Arrumação - por ordem alfabética ou por editora?
Forma como o nome do autor vem escrito na ficha.
A numeração das fichas catalográficas.
A forma como é feito o empréstimo.
Atenção, caso a bibliotecária tenha disponibilidade, peça que ela ajude as crianças em suas descobertas.
De volta à sala de aula, monte um registro coletivo das descobertas feitas na biblioteca e peça para que as crianças copiem em seus cadernos. Os livros encontrados devem ser levados para a sala.
Aula 2- Com a turma dividida em grupos, peça que cada grupo leia um dos livros selecionados e faça uma apresentação oral sobre ele.
Fonte: clip-art Word
Organize regras para as apresentações:.
Sugestões:
Faça as apresentações dentro da própria turma. Depois amplie o trabalho organizando as apresentações para as outras turmas da escola.
Esta aula faz parte de um grupo de aulas que usam livros desta autora:
Representando contos de mistério por meio das artes plásticas
Ecologia – De olho na água do planeta
A avaliação deverá acontecer em diferentes momentos:
a- Observe como cada grupo usa as ferramentas disponíveis para pesquisa na Internet,
b- Observe a atitude de cada um na biblioteca,
c-Observe a participação de todos na elaboração do registro de descobertas,
d- Observe a atitude durante a leitura do material, a organização da apresentação e a apresentação em si.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!