17/11/2010
Lígia Beatriz de Paula Germano
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
O aluno deverá compreender, em primeiro lugar, as concepções legais e sociais sobre as formas de uso e acesso à terra no século XIX. Em segundo lugar, compreender, numa temporalidade mais alargada e diversificada, menos linear e cumulativa, a concentração fundiária na nossa história. O Estado sempre tentou legislar sobre a terra, atendendo às demandas sociais de cada tempo; mas o que vemos nesta longa história é a disputa de vários poderes privados da sociedade que se fazem representar por meio das legislações. Em terceiro lugar, o mundo do trabalho que está em interconexão íntima com o tema da terra, ou seja, as relações de produção e consumo dos espaços territoriais. Conectar as formas de acesso e uso da terra com as formas diferenciadas do trabalho humano.
O aluno deve ter conhecimento sobre como funcionava o sistema de sesmarias no período colonial
Primeiro Passo
INTRODUÇÃO
Em um laboratório com computadores ou em uma sala com projetor, o professor exibe as imagens abaixo.
Pedir aos alunos que respondam às seguintes perguntas durante a exibição de cada imagem:
a) Qual a atividade econômica ou atividades econômicas presentes na imagem?
b) Quais as relações de trabalho envolvidas nessa atividade?
c) Como você acha que era a ocupação de terra para essa atividade?
d) Você acha que essa ocupação era tranquila, pacífica?
e) Essas atividades econômicas, relações de trabalho e formas de ocupação da terra ainda existem? Deem exemplos
Imagem 1
Imagem 2
Imagem 3
Imagem 4
Imagem 5
Segundo Passo
Para condensar e ampliar esse conhecimento da relação entre a ocupação da terra e o sistema de trabalho pedir aos alunos que façam uma pesquisa em jornais atuais e no site do Ministério do Trabalho e Emprego sobre o trabalho escravo
Link do Ministério: http://www.mte.gov.br/trab_escravo/default.asp (Acesso em 19. out. 2010)
DESENVOLVIMENTO
Terceiro Passo
O professor deverá introduzir o contexto em que a Lei de Terras foi elaborada e discutir a lei propriamente dita, em especial os artigos 1, 3, 4, 5, 7, 12, 13, 14, 17, 18, 21.
Endereços eletrônicos de textos que introduzem a Lei de Terras em seu contexto:
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao02/materia02/LeideTerra.pdf (Acesso em 06. out.2010)
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/pdf/rh/n120/a11n120.pdf (Acesso em 06. out. 2010)
http://www.sicoda.fw.uri.br/revistas/artigos/1_3_35.pdf (Acesso em: 6 out. 2010)
Link para acessar a Lei toda: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L0601-1850.htm (Acesso em 19. out. 2010)
Quarto Passo
A partir daí, o professor deverá dividir a turma em grupos para que façam uma pesquisa usando os conhecimentos já existentes, jornais, entrevistas e acesso aos links que estão nos recursos complementares sobre os seguintes temas:
O professor deve reunir a turma em um seminário que discuta as conclusões de cada grupo e, uma vez reunidas construam um jornal mural.
CONCLUSÃO
O aluno deve compreender, a partir do conhecimento reunido, a relação entre a ocupação da terra e o sistema de trabalho na nossa história, para a longa tradição conservadora e concentradora da nossa política e para os conflitos de terra hoje. Pode-se dar o exemplo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Links para a pesquisa do 4º Passo:
http://www.portalseer.ufba.br/index.php/geotextos/article/view/3040/2145 (Acesso em: 8 out. 2010)
http://www.journal.ufsc.br/index.php/geosul/article/viewFile/13741/12598 (Acesso em: 8 out. 2010)
http://nuevomundo.revues.org/2260 (Acesso em: 8 out. 2010)
http://www.publicadireito.com.br/conpedi/manaus/arquivos/Anais/sao_paulo/2573.pdf (Acesso em: 8 out. 2010)
http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/materias/anteriores/edicao02/materia03/ (Acesso em: 8 out. 2010)
http://www.grupoescolar.com/buscar/imigracao_estrangeira (Acesso em: 8 out. 2010)
http://www.buratto.org/buratto/Imigrante.html (Acesso em: 8 out. 2010)
http://www.scielo.br/pdf/rsp/v8s0/03.pdf (Acesso em: 8 out. 2010)
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-01881997000200003&script=sci_arttext&tlng=en (Acesso em: 8 out. 2010)
Referências de pesquisa
Links de portais de pesquisa onde o professor e o aluno tem acesso a documentos:
http://www.brasiliana.usp.br/ (Acesso em: 6 out. 2010)
http://bndigital.bn.br/wdl.htm (Acesso em: 6 out. 2010)
http://www.siaapm.cultura.mg.gov.br/ (Acesso em: 6 out. 2010)
http://www.arquivoestado.sp.gov.br/ (Acesso em: 6 out. 2010)
Cada grupo deverá apresentar um relatório sobre as discussões e um jornal mural com as informações e imagens legendadas que coletou nas pesquisas e afixá-lo em local apropriado da escola e, se não houver, nos corredores da escola de forma a compartilhar o conhecimento adquirido com um maior número de alunos possível.
Cinco estrelas 1 calificaciones
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18/11/2010
Cinco estrelasAchei a proposta muito interessante. E as imagens que mostram várias atividades que fazem o uso da terra são bem legais para mostrarmos a diversidade economica existente no Brasil. Devemos fugir dos ciclos que grande parte dos livros didáticos ainda trazem. Devemos oferecer aos alunos um campo de visão mais amplo!!!