Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Música – Flauta-doce e percussão com copos – aula 1

 

22/11/2010

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Débora Ferreira Santos Braga

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

imagem do usuário

Kátia Regina Figueiredo Romão

RIO DE JANEIRO - RJ

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Rodrigo Russano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Ensino Fundamental Final Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver a percepção rítmica através da percussão com copos de plástico.   

Desenvolver a percepção melódica através da prática instrumental com a flauta-doce.   

Desenvolver habilidades para tocar a flauta-doce e os copos de plástico.   

Tocar as notas musicais SOL-LÁ-SI-DÓ-RÉ na flauta-doce através da execução da música “When the saints go marching in” e dos exercícios propostos. 

Executar arranjo para flauta-doce e percussão com copos de plástico.

Duração das atividades
Uma aula de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Domínio técnico do instrumento flauta-doce - sopro e digitação das notas da mão esquerda da primeira oitava SOL, LÁ, SI e das notas DÓ e RÉ da segunda oitava.

Conhecimento dos nomes das notas musicais.

Conhecimento da música “When the saints go marching in” na flauta-doce.

Estratégias e recursos da aula

Caro(a) professor(a), esta coleção de aulas tem o objetivo de apresentar pequenos arranjos para flauta-doce soprano e percussão, com acompanhamento de copos de plástico. Os arranjos foram pensados para as séries finais do Ensino Fundamental Inicial (4º e 5º anos), devido a uma maior complexidade de execução da percussão, e também por exigir um domínio técnico prévio da flauta-doce. No entanto, as atividades aqui propostas podem ser aplicadas a séries do Ensino Fundamental Final, se levarmos em conta que o ensino da flauta-doce pode variar de escola para escola (há escolas em que o aprendizado do instrumento se dá a partir do segundo segmento do Ensino Fundamental).

Vale ressaltar que a flauta-doce soprano é um instrumento bastante utilizado para musicalizar crianças, sobretudo nas escolas de Educação Básica, por ser um instrumento de fácil aquisição (em termos de custo) e transporte. Além disso, o manuseio do instrumento é simples, o que torna o aprendizado rápido em relação a outros instrumentos.

http://www.mundomax.com.br/_flautas/flauta_doce_soprano_barroca_yrs24b_yamaha_245.jpg 

Os copos de plástico representam uma possibilidade de recurso sonoro em escolas em que há falta de estrutura adequada para uma aula de música (ausência de instrumentos musicais, de sala de música), ou mesmo em situações de turmas numerosas. Além da fácil aquisição, sua utilização traz à tona a questão do reaproveitamento e da reutilização de materiais.

http://www.confeitariaxv.com.br/images/detailed_images/MateLeao300.jpg 

http://www.jbalbibrindes.com/images/copoPlasticoAzul300ml.jpg 

Atividade 1 – Execução da música “When the saints go marching in” na flauta-doce

Para a realização desta atividade, é necessário que os alunos já tenham praticado a música em aulas anteriores, e apresentem um certo domínio no instrumento flauta-doce. Desta forma, os exercícios aqui propostos não são direcionados àqueles que teriam um primeiro contato com a música e sim, possuindo um caráter de revisão dos conteúdos para posterior acréscimo da parte de percussão, que é o propósito deste aula (conjugação de flauta com copos).

Coloque as notas da música no quadro, por extenso. Os alunos não precisam dominar a leitura da notação musical tradicional. A partitura aqui apresentada serve como material para o professor.

(partitura de nossa autoria)

(notação de nossa autoria)

Utilize alguns recursos gráficos para facilitar a leitura, como os traços em cima das notas “dó” e “ré”, indicando que são notas da segunda oitava (“dó” agudo e “ré” agudo), ou ainda círculos em volta das notas mais longas, que podem ser completados com tracinhos, que indicam o número de tempos pelos quais a nota deve ser sustentada. Veja abaixo:   

Observação:

O traço em cima das notas (ou embaixo) para indicar altura é um recurso utilizado pelo método Gazzi de Sá, por exemplo.   

Peça aos alunos que indiquem quais as notas presentes na música: sol, lá, si, dó, ré e suas respectivas digitações. Nesse momento, corrija as digitações que, por ventura, estiverem erradas. Um erro comum é a troca das mãos – as notas dessa música correspondem às digitações da mão esquerda na flauta. Muitos alunos usam a mão direita.   

Como segundo passo, peça aos alunos que toquem, separadamente, cada nota. Neste momento, você regerá a turma e pedirá que cada nota seja sustentada por 4 tempos. Lembre-se de propor essas etapas de forma lúdica, para que sejam prazerosas. Estabeleça desafios a serem superados.   

Posteriormente, faça combinações entre essas notas, tendo em vista a música “When saints go marching in”, e peça que toquem uma a uma, estabelecendo o número de tempos para cada nota. Ao final, peça aos alunos que façam combinações entre as sequências, que deverão ser tocadas por todos (por exemplo: tocar a 1 e a 6):

1) Sol – si   

2) Dó – ré   

3) Sol – lá   

4) Si – sol   

5) Si – lá   

6) Lá - sol     

Divida a turma em grupos, que ficarão responsáveis por sequências diferentes.

Como última etapa, proponha a leitura da música, por frases (não estamos tomando como referência a frase musical, e sim a frase escrita na notação por extenso). Como os alunos já estarão familiarizados com a música, esta etapa servirá como uma revisão. Após a leitura das frases, lentamente, vá juntando as partes até a execução total da música. Nesta etapa você também pode dividir a turma em grupos, e pedir que toquem trechos distintos.  

Atividade 2 – Execução da linha rítmica de acompanhamento do arranjo   

Esta é uma atividade preparatória para o manuseio dos copos. Você deverá ensinar o ritmo do acompanhamento proposto, utilizando outros recursos sonoros, como o corpo, ou mãos na mesa ou chão, por exemplo.   

Os alunos aprenderão por imitação, ou seja, você irá executar o ritmo proposto e a turma, logo em seguida, terá de reproduzir o que ouviu. Sugerimos as seguintes etapas:   

1) Você solfeja as notas da música e faz o acompanhamento rítmico batendo as mãos em alguma superfície por algumas vezes.   

2) Você solfeja as notas da música e faz o acompanhamento rítmico batendo as mãos em alguma superfície, e pede para a turma executá-lo com você. Esta etapa será repetida algumas vezes. Se necessário, vá por partes, por exemplo: do compasso 1 ao 5; do compasso 6 ao 9; do compasso 10 ao 14; do compasso 15 ao 17.   

3) Você toca a música na flauta-doce e o mesmo procedimento da etapa 2 é realizado.   

4) Após algumas repetições, se a turma estiver segura, divida-a em dois grupos. O grupo 1 tocará a música na flauta-doce e o grupo 2 fará o acompanhamento rítmico. A mesma dinâmica pode ser realizada com o solfejo das notas, no lugar da execução com a flauta. Ao final, troque os grupos.

Atividade 3 – Execução da linha rítmica de acompanhamento com copos   

Esta atividade terá como foco o manuseio de copos e o treinamento de movimentações específicas dos trechos da música. Desta forma, a melodia servirá apenas como referência, sendo a sua execução deixada a segundo plano nesse momento.   

Peça para algum aluno tocar na flauta-doce a melodia de “When the saints go marching in” enquanto você faz o acompanhamento de copos. Após algumas execuções, repita o processo, de forma mais lenta, e vá sinalizando os movimentos para os alunos, de maneira verbal (exemplo: “palma, pega, bate”).   

Sugerimos que as movimentações de copos sejam ensinadas separadamente – ambas serão repetidas muitas vezes, até que a grande maioria adquira as habilidades necessárias. Veja abaixo:   

Primeira movimentação:

1) duas semicolcheias e primeira colcheia – mãos batem na mesa alternadamente;   

2) segunda colcheia – pegar o copo e suspendê-lo;   

3) terceira colcheia – bater o copo, colocando-o de volta no chão (ou mesa).

Segunda movimentação:   

1) primeira semínima – bater o copo no chão (ou mesa);   

2) segunda semínima – virar o copo, mas sem largá-lo;   

3) terceira semínima – “desvirar” o copo.     

Terceira movimentação:   

 

1) primeira colcheia – bater palma;   

2) segunda colcheia – pegar o copo e suspendê-lo;  

3) semínima – bater o copo no chão (ou mesa).

Atividade 4 – Execução do arranjo para flauta-doce e copos de plástico   

É neste momento que a parte de flauta será unida à parte de copos (ver partitura da Atividade 1). Para a execução, é necessário que a turma, ou pelo menos a grande maioria, esteja familiarizada com o manuseio de ambos os instrumentos, bem como com a melodia e a linha rítmica propostas.   

Divida a turma em grupos – um grupo tocará a flauta e o outro tocará os copos. Após algumas execuções, faça a troca entre os grupos. Quando a turma estiver bastante segura quanto às duas linhas, proponha a supressão de algumas partes como:   

1) somente as flautas tocam, junto com a base do instrumento harmônico;   

2) somente os copos tocam, junto com a base do instrumento harmônico.     

Proponha também variações de andamento e de dinâmica.     

Recursos da aula   

Serão necessários copos de plástico, flautas-doce soprano e um instrumento harmônico (teclado, violão, piano, acordeon) para a realização das atividades.

Recursos Complementares

Louis Armstrong – "When the saints go marching in": 

http://www.youtube.com/watch?v=wyLjbMBpGDA    

"When the saints go marching in" - Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/When_the_Saints_Go_Marching_In    

História da Flauta-doce – Portal de Educação Musical do Colégio Pedro II:

http://www.portaledumusicalcp2.mus.br/Aprenda/aprendaflauta/flauta.htm 

Projeto Lenga La Lenga - jogos de mãos e copos:

http://www.lengalalenga.com.br/ 

Avaliação

O (a) professor (a) deverá observar se:   

1) os alunos executaram a música “When the saints go marching in” na flauta-doce e se realizaram todas as etapas propostas na Atividade 1;   

2) os alunos executaram o acompanhamento rítmico proposto no arranjo com o corpo na Atividade 2;   

3) os alunos conjugaram a linha de acompanhamento rítmico com a melodia executada na flauta-doce nas Atividades 2 e 4;   

4) os alunos executaram o acompanhamento rítmico com copos nas Atividades 3 e 4;

5) os alunos tocaram as notas SOL-LA-SI-DÓ-RÉ com o a digitação e o sopro corretos, e a sonoridade desejável.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.