30/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
a- Ler diversas propagandas retiradas de revistas.
b- Analisar os dados contidos em uma propaganda e a partir desses dados montar a sua.
c- A partir da leitura de um livro da autora Regina Lucia Pires Nemer criar uma propaganda sobre o mesmo.
Ter partcipado da aula: Troca-troca de livros
Deixar a sala arrumada em grupos e colocar em cima das mesas diferentes jornais e revistas.
Fonte: http://blogenaro.blogspot.com/2008/08/sipnose-dos-principais-jornais-e.html
Pedir que os grupos manuseiem, recortando deste material diferentes propagandas.
Em seguida, cada grupo deve apresentar o material recolhido.
A função do professor será intermediar as apresentações fazendo perguntas que direcionem para o registro de descobertas sobre o que devemos ter em vista ao montar uma propaganda.
Sugestões:
Retirado de: http://www.noticiasautomotivas.com.br/kia-carens-por-79990-reais/
a) Sobre o que é a propaganda acima?
b) Como descobrimos isso?
c) O que, neste caso, você acha que chamou mais atenção nesta propaganda? Por quê?
Retirado de: http://ferwdi.wordpress.com/2008/01/03/anuncio-jornal/
a) Sobre o que é a propaganda acima?
b) O que você entende por 35 anos de muitas datas queridas?
c) O título da propaganda é do mesmo tamanho do restante do texto?
d) Caso a propaganda fosse em preto e branco, será que teria o mesmo efeito?
Retirado de: http://alexandrearata.blogspot.com/
a) Sobre o que é a propaganda acima?
b) Para você, qual é a função da árvore nesta propaganda?
c) O título da propaganda é da mesmo tamanho do restante do texto?
d) Diga três coisas fundamentais para o sucesso da propaganda acima.
Professor: faça esse exercício com o maior número de propagandas possível.
Em seguida, monte com seus alunos o seguinte registro: " O que não pode faltar em uma propaganda?"
Faça uma lista com os itens que as crianças perceberam serem importantes nas propagandas que pesquisaram.
Por último lance a proposta: "Cada grupo deve montar uma propaganda sobre o livro lido na aula Troca-troca de livros ( livros da autora Regina Lucia Pires Nemer ou outros que as crianças estejam trabalhando no momento da atividade)."
As propagandas devem ser montadas a partir da lista de itens elaborada pela turma.
Após a elaboração das propagandas, colocá-las em exposição nos corredores da escola.
Fonte: word art e clip-art - word
No site: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u33.jhtm , você encontra o texto Linguagem para convencer, que poderá ser lido por você e usado para aprofundar a sua aula. Neste caso, o ideal é que você use pequenos excertos do texto.
A avaliação deverá ser feita em três momentos do trabalho:
a- Durante a apresentação das propagandas encontradas nos jornais e revistas, avaliando a participação de cada um a partir das provocações do professor,
b- Na elaboração do registro de itens que devem estar presentes em uma propaganda,
c- Análise da propaganda confeccionada.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
29/10/2012
Cinco estrelasGostei muito. É uma aula dinâmica que envolve o aluno tornando-o agente da aula.
28/05/2011
Cinco estrelasExcelente, vou usá-la com minha turma do 7º ano com algumas alterações e acréscimos, pois tenho mais objetivos a serem trabalhados. Muito obrigada!