Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Propaganda, a alma do negócio

 

30/11/2010

Autor e Coautor(es)
Graça Regina Franco da Silva Reis
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler diversas propagandas retiradas de revistas.

b- Analisar os dados contidos em uma propaganda e a partir desses dados montar a sua.

c- A partir da leitura de um livro da autora Regina Lucia Pires Nemer criar uma propaganda sobre o mesmo.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Ter partcipado da aula: Troca-troca de livros  

Estratégias e recursos da aula

Deixar a sala arrumada em grupos e colocar em cima das mesas diferentes jornais e revistas.

Fonte: http://blogenaro.blogspot.com/2008/08/sipnose-dos-principais-jornais-e.html 

Pedir que os grupos manuseiem, recortando deste material diferentes propagandas.

Em seguida, cada grupo deve apresentar o material recolhido.

A função do professor será intermediar as apresentações fazendo perguntas que direcionem para o registro de descobertas sobre o que devemos ter em vista ao montar uma propaganda.

Sugestões:

Retirado de: http://www.noticiasautomotivas.com.br/kia-carens-por-79990-reais/ 

a) Sobre o que é a propaganda acima?

b) Como descobrimos isso?

c) O que, neste caso, você acha que chamou mais atenção nesta propaganda? Por quê?

Retirado de: http://ferwdi.wordpress.com/2008/01/03/anuncio-jornal/ 

a) Sobre o que é a propaganda acima?

b) O que você entende por 35 anos de muitas datas queridas?

c) O título da propaganda é do mesmo tamanho do restante do texto?

d) Caso a propaganda fosse em preto e branco, será que teria o mesmo efeito?

Retirado de: http://alexandrearata.blogspot.com/ 

a) Sobre o que é a propaganda acima?

b) Para você, qual é a função da árvore nesta propaganda?

c) O título da propaganda é da mesmo tamanho do restante do texto?

d) Diga três coisas fundamentais para o sucesso da propaganda acima.

Professor: faça esse exercício com o maior número de propagandas possível.

Em seguida, monte com seus alunos o seguinte registro: " O que não pode faltar em uma propaganda?"

Faça uma lista com os itens que as crianças perceberam serem importantes nas propagandas que pesquisaram.

Por último lance a proposta: "Cada grupo deve montar uma propaganda sobre o livro lido na aula Troca-troca de livros ( livros da autora Regina Lucia Pires Nemer ou outros que as crianças estejam trabalhando no momento da atividade)."

As propagandas devem ser montadas a partir da lista de itens elaborada pela turma.

Após a elaboração das propagandas, colocá-las em exposição nos corredores da escola.

Fonte: word art e clip-art - word

Recursos Complementares

No site: http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1693u33.jhtm , você encontra o texto Linguagem para convencer, que poderá ser lido por você e usado para aprofundar a sua aula. Neste caso, o ideal é que você use pequenos excertos do texto.

Avaliação

A avaliação deverá ser feita em três momentos do trabalho:

a- Durante a apresentação das propagandas encontradas nos jornais e revistas, avaliando a participação de cada um a partir das provocações do professor,

b- Na elaboração do registro de itens que devem estar presentes em uma propaganda,

c- Análise da propaganda confeccionada.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Madalena Dias Cabral, COLEGIO ESTADUAL COELHO NETO , Goiás - disse:
    prof_madalena@hotmail.com

    29/10/2012

    Cinco estrelas

    Gostei muito. É uma aula dinâmica que envolve o aluno tornando-o agente da aula.


  • Miryan , Escola Mun. Dr. Manassés Alvez Bezerra. , Pernambuco - disse:
    miryanjussara@hotmail.com

    28/05/2011

    Cinco estrelas

    Excelente, vou usá-la com minha turma do 7º ano com algumas alterações e acréscimos, pois tenho mais objetivos a serem trabalhados. Muito obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.