21/02/2011
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
Ensino Médio | Artes | Arte Visual: Estruturas morfológicas |
Valorizar as individualidades e potencialidades dos alunos.
Desenvolver um olhar pessoal sobre a história individual de cada aluno.
Construir um auto-retrato repleto de elementos representativos da identidade pessoal de cada aluno.
Não é necessário conhecimento prévio.
Aula 1:
O professor introduzirá o tema, pedindo para que em uma folha, cada aluno escreva um texto que o descreva para outra pessoa que nunca o viu. É importante que neste texto o aluno não coloque seu nome, somente um pseudônimo que somente ele possa identificar. Em seguida, o professor recolherá os textos e os distribuirá aleatoriamente. Os textos serão lidos em voz alta pelos alunos e todos tentarão descobrir sobre qual colega cada texto se refere. (se preferir, essa leitura pode ser feita pelo professor) Ao final da atividade, o professor conversará com os alunos sobre Identidade, deixando claro que cada indivíduo tem a liberdade de escolher quais características que melhor o identificam.
Aula 2:
Retomando a aula anterior o professor fará com os alunos um auto-retrato que acrescenta à imagem do artista, elementos escolhidos por ele que identifique um pouco de sua personalidade, gostos e/ou aspirações. Em uma folha, a imagem central será o desenho, estilizado, do autor da obra, e dali deverão sair setas que trarão desenhos buscando traduzir em imagens as características escolhidas por cada aluno. Para exemplificar o professor poderá apresentar (ou fazer na hora) o seu próprio auto-retrato para exemplificar a tarefa aos demais alunos.
Serão disponibilizados materiais diversos para que o acabamento possa ser feito à escolha do aluno.
Foto de arquivo pessoal.
Aula 3:
Cada aluno apresentará seu auto-retrato para turma que poderá comparar semelhanças e diferenças.
Caso haja disponibilidade da escola, o Professor de Artes pode desenvolver esse projeto com o professor de Sociologia.
sobre a definição de auto-retrato:
Outra proposta de aula sobre o tema:
http://revistaescola.abril.com.br/arte/pratica-pedagogica/auto-retrato-429818.shtml
Aulas disponíveis no Portal do Professor sobre o tema:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5106
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6919
A avaliação será realizada durante todo o processo e em especial ao final dele, quando todos os trabalhos serão expostos. Será levado em consideração o entendimento sobre as questões da identidade, além da participação e empenho na realização das atividades.
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
23/02/2016
Quatro estrelasadorei , uma atividade bem fácil , depois que aplicá-la , posto aqui o resultado.
13/10/2011
Quatro estrelasInteressante e prático!
26/04/2011
Quatro estrelasOi Fred, fiquei muito feliz em te encontrar por aqui e de conhecer uma aula legal e diferente que traça um perfil do aluno de forma ludica e criativa. Parabéns! Cacati