Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Auto-retrato na pintura

 

10/10/2009

Autor e Coautor(es)
Andréa Senra Coutinho
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o conceito de auto-retrato nas artes visuais através da visualização de obras de arte
  • Saber distinguir o conceito canônico do conceito moderno de auto-retrato, percebendo o apelo figurativo e mais realista  exigido pelo primeiro e a livre criação e expressão empregada no segundo.
  • Utilizar corretamente os conceitos tratados.
Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Conceitos: FIGURATIVO, REALISTA/REALISMO, MODERNO/MODERNISTA
Estratégias e recursos da aula
  • Iniciar a aula pela semântica: AUTO ("de si mesmo") + RETRATO.
  • Utilizando as imagens dos auto-retratos abaixo, faça um estudo comparativo entre as 04 obras de arte, e ressalte as diferenças visuais existentes tanto no tratamento, na composição, como na maior liberdade de expressão encontrada nas pinturas do século XX, enquanto as outras duas procuram ser mais fiéis à realidade. Aproveitar e comentar um pouco sobre cada artista (apresentar uma breve biografia)
  •  1. Auto-retrato de Sofonisba Anguissola, pintora do século XVI

     2. Auto-retrato de Frida kahlo, pintora do início do século XX

     3. Auto-retrato de Rubens, pintor do século XVII

     4. Auto-retrato de Pablo Picasso, pintor início do século XX

    Outros auto-retratos podem ser inseridos nesse estudo, contanto que o alunado possa ter parâmetro de comparação entre estilos, tratamentos e soluções pictóricas diferenciadas. É importante também perceber que nas pinturas chamadas modernas, o/a artista procura se auto-representar de maneira mais livre, emocional e subjetiva. Nessas últimas, o/a artista dá o seu tom, a sua interpretação pessoal, sem se preocupar com as regras da academia.

Recursos Complementares
Avaliação
  • Após a explanação das obras, ou seja, das observações feitas pelo/a professor/a em conversa com o alunado sobre as cores, linhas, traços, a interferência da imaginação, o interesse na representação fiel, etc,  pedir ao grupo que redija um pequeno texto deixando claro as diferenças que percebeu entre as obras, e se percebeu semelhanças, quais são elas. Nesse momento, o que se quer saber é se o grupo além de ter percebido os detalhes visuais das obras, consegue também expressar suas idéias através da escrita, utilizando corretamente termos como "realista", "subjetividade", "livre expressão", "interpretação pessoal", "composição mais rígida", etc. (termos utilizados durante a explicação e apreciação das pinturas)
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 2/5 - 40%
  • Quatro estrelas 3/5 - 60%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • andrea maria tostes cortes, 0209008 ESCOLA MUNICIPAL MADRID , Rio de Janeiro - disse:
    andreamtc@gmail.com

    21/04/2012

    Cinco estrelas

    Interessante,gostei da forma como foi introduzida a temática .Neste ano fiz um trabalho semelhante com meu alunos do ( 9º ano e ao final pedi que cada um produzisse seu autorretrato).Foi interessante perceber os detalhes que cada um sinalizava em sua produções:brincos,sinal no rosto,cabelos...foi bem interessante.Adorei a sugestões que vc nos dá,para pesquisa.Muito obrigada!


  • ANDREIA RODRIGUES TORLAI, EE MANOEL SOARES CAMPOS , Mato Grosso - disse:
    andreia_torlai@hotmail.com

    30/08/2011

    Quatro estrelas

    muito interessante obrigada pela dica abraços.


  • Aline messias, EMEF Padre Nildo do Amaral Júnior , São Paulo - disse:
    alinemessias@yahoo.com.br

    10/02/2011

    Quatro estrelas

    Adorei as dicas! Se encaixam perfeitamente com meu projeto de acolhimento neste comecinho de ano!


  • vander josé da silva , EM ATAIDE SAMPAIO , Mato Grosso do Sul - disse:
    vander3110@gmail.com

    26/06/2010

    Cinco estrelas

    muito boa


  • maria de fatima palioto, ANPACIN , Paraná - disse:
    fatima_palioto@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Obrigada pela sugestão. Parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.