21/02/2011
Rita de Cássia Roger Mariano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Conhecer a importância dos "5Rs" e recusar atitudes que prejudiquem o ambiente.
1º momento: O trabalho deverá começar com uma roda de conversa. Leve para a sala de aula imagens que ilustram o 5 Rs. Levante o conhecimento inicial da turma. Esse passo revela a direção que o trabalho deve tomar.
Para ter outras idéias veja a aula "Meio Ambiente: compreendendo os cuidados com o lixo para melhorar a qualidade de vida" no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27448
Você pode aproveitar algumas sugestões de atividades interessantes e incrementar sua aula inclusive o vídeo “Salve o Planeta: uma campanha inteligente para crianças de 3 a 103 anos” encontrado no endereço http://www.videosurf.com/video/salve-o-planeta-uma-campanha-inteligente-para-crian-as-de-3-a-103-anos-107379635.
Para que eles entrem em contato com o mundo real, leve-os para aulas-passeio, para observar também a quantidade de lixo jogado nas ruas .Todas as observações devem ser registradas em escritos e/ou desenhos. Em uma conversa posterior, veja que conceitos foram ampliados. Por fim, confronte os conhecimentos prévios com os atuais.
2º momento: Crie com as crianças um mural de conscientização sobre os 5Rs.
REDUZIR o lixo que produzimos.
RE-USAR OU REUTILIZAR materiais para outra finalidade.
RECICLAR transformar o velho em novo.
REPARAR optar por produtos reciclados.
REPENSAR as reais necessidades de consumo.
3º momento: Faça uma comparação entre a situação das ruas e a do pátio. É comum a sujeira após o lanche. Sair, então, pelos corredores limpos antes do recreio apenas para observar. Na hora do intervalo, todos lancham e aí vem a segunda parte. Pedir que as crianças notem como o espaço ficou sujo. Então, dividir a turma em grupos e organizar uma competição. Distribua luvas, máscaras, sacos plásticos e pedir que façam a coleta.
4º momento: Leve o lixo recolhido para a sala de aula. Nesse momento, trabalhe a seleção de materiais. Entre a sujeira, provavelmente haverá papel, plástico e alumínio. Sugira para que as crianças façam uma poesia coletiva e a ilustrem.
5º momento: Pesquise com as crianças se existe e como é feita a coleta do lixo da cidade de vocês. Os resultados encontrados na pesquisa podem ser transformados em um texto coletivo que pode ser ilustrado pelas crianças e afixado na sala para futuras consultas.
6º momento: OFICINAS ECOLÓGICAS DE REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM, trabalhe com materiais como garrafas pets, caixas de leite, caixas de ovos e papel em geral. Reaproveitar o material reciclado transformando-o em um objeto ou brinquedo. Por exemplo: as caixas de ovos podem servir como recipiente para tintas em momentos de pintura, as garrafas pets podem ser transformadas em potes para guardar materiais como lápis, canetinhas dentre outros.
OUTRAS SUGESTÕES:
Livro: O Saci e a Reciclagem do Lixo.
Autor: Samuel Murgel Branco. Editora Moderna.
Sinopse: Tendo como personagem principal o Saci-Pererê, este livro fala sobre os benefícios da reciclagem do lixo. Além de proporcionar economia, ela evita o acúmulo de detritos na cidade e no campo, impedindo a poluição do solo, do ar e dos rios e a transmissão de doenças por insetos e ratos.
A avaliação das atividades será feita durante todo o processo, através de mudanças nos hábitos de consumo a partir da adoção dos 5Rs Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Reparar e Repensar . Ao final do trabalho, espera-se que as crianças entendam que toda matéria prima pode ser reaproveitada e que a vida depende de um ambiente limpo. Assiduidade e participação nas atividades também serão considerados positivos.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/04/2014
Cinco estrelasAchei muito boa ssa aula , poiis com muita simplicidade o contéudo é dado de maneira que traz produtividade .
06/09/2013
Cinco estrelasAdorei!
03/05/2011
Quatro estrelasMuito importante o tema e as etapas propostas são claras e objetivas. Parabéns Professora.