30/11/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
a- Ler diferentes livros da autora Regina Lucia Pires Nemer escolhendo o mais adequado para ser contado nas turmas do 1° ano.
b – Elaborar recursos para serem utilizados na contação de história.
c – Propor atividades que serão aplicadas com as turmas que ouvirão a história escolhida.
O aluno deverá ter participado das seguintes aulas:
Aula 1 e aula 2- Dividir a turma em cinco grupos. Escolher cinco livros da autora Regina Lucia Pires Nemer.
Sugestões:
De olho na água, Os mistérios do casarão, Juninho, o mandã, Engole esse choro, Lucianooo! e Pedruxo, o espantalho misterioso.
Fonte: site de busca - Google imagens
Cada grupo deverá escolher um livro, ler, treinando a leitura a fim de fazer uma história contada para os primeiros anos da escola. As histórias poderão ser contadas em forma de jogral. Após a contação de história, os grupos deverão fazer oficinas onde possam trabalhar a história lida.
Exemplos:
De olho na água - criação de regras para a utilização da água na escola´- escrita e ilustrações.
Fonte: clip-art
Os mistérios do casarão - utilização de um saco de pano cheio de garrafas pet para confecção de porta-lápis (trabalho com reciclagem de materiais).
Juninho, o mandão - criação de personagens com saco de pipoca.
Fonte: word art
Engole esse choro, Lucianooo! - oficina de desenhos com os temas: coisas que me fazem rir e coisa que me fazem chorar.
Fonte: Microsoft office 2010
Pedruxo, o espantalho misterioso - criação de um espantalho usando vassoura, roupas velhas, papel e hidrocor.
Fonte: site de busca - Google imagens
Professor, durante a elaboração das atividades com as crianças de sua turma, trabalhe com eles a leitura oral (por meio do ensaio do jogral), peça que elaborem perguntas sobre as histórias que irão contar (assim, você poderá perceber se, de fato, compreenderam a história lida), organize as regras para a entrada na sala dos colegas, a forma como poderá se dar a contação e ajude-os a montar e organizar suas oficinas (assim você estará trabalhando valores e relações).
Depois das oficinas, ajude seus alunos a organizar uma exposição com os livros e os materiais produzidos.
Ao final da aula, peça que cada grupo, ou cada criança individualmente, elabore um relatório com todos os passos da atividade. Recolha este material e corrija.
Utilize os cartazes produzidos na aula "Propaganda, a alma do negócio".
A atividade deverá ser avaliada a partir da organização dos grupos, da elaboração das oficinas, do momento da contação e da escrita dos relatórios. Dessa forma, serão avaliados a linguagem oral, a organização, a criatividade e a escrita de texto.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
25/07/2013
Quatro estrelasParabéns, adorei sua aula....