06/12/2010
Celia Brito Teixeira Gama
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
a- Ler frases a fim de descobrir que os substantivos podem variar em grau.
b- Conhecer o aumentativo e o diminutivo de alguns substantivos.
c- Elaborar uma história onde apareçam substantivos no grau diminutivo e substantivos no grau aumentativo.
Ter participado da aula " Representando contos de mistério por meio das artes plásticas"
Aula 1 - Turma arrumada em trios.
Apresentar o livro O mistério do casarão de Regina Lucia Pires Nemer. Ler a história para as crianças.
Pedir que procurem no dicionário o significado da palavra casarão.
Registrar a descoberta, percebendo que, neste caso, casarão se refere a uma casa grande e que a autora usa para acentuar a ideia de mistério que o título do livro quer passar.
Lançar o seguinte desafio: "Como seria o título desta história se a casa fosse pequena?"
O mistério da casinha ou O mistério do casebre
Lançar a proposta: Neste caso, será que a história seria a mesma? Pensem em como aconteceria esta história?
Dar 15 minutos para que "elaborem" roteiros de histórias. Pedir que apresentem suas hipóteses.
Proporcionar um debate onde as crianças possam perceber que há diferença de "grau" entre as palavras casa, casebre, casinha e casarão. Registrar com eles que os substantivos podem ser flexionados em graus: aumentativo e diminutivo e o significado de cada um.
Aula 2 - Turma dividida em dois grupos.
Dar para o primeiro grupo uma listagem de substantivos no grau normal, tendo ao lado os mesmos substantivos no grau aumentativo.
Fonte: Clip-art - word
Dar para o segundo grupo uma listagem de substantivos no grau normal, tendo ao lado os mesmos substantivos no grau diminutivo.
Fonte: Clip-art - word
É hora de brincar!!!!
O primeiro grupo - grupo do aumentativo - deverá formar 20 frases com substantivos no grau aumentativo, sendo 10 verdadeiras e 10 falsas, Exemplo:
O segundo grupo - grupo do diminutivo- deverá formar 20 frases com substantivos no grau diminutivo, sendo 10 verdadeiras e 10 falsas, Exemplo:
A brincadeira funcionará assim:
Cada grupo apresenta ao outro suas duas frases. O grupo desafiado deverá dizer qual das duas frases está com o substantivo usado na forma correta. A brincadeira acaba quando os dois grupos terminarem de apresentar suas duplas de frases.
Professor, enquanto isso, você deverá anotar no quadro-negro os resultados corretos.Assim:
Grupo do aumentativo Grupo do diminutivo
casa-casarão casa-casinha
Ao final da brincadeira, as crianças poderão registrar os substantivos descobertos no dia.
Para terminar a atividade, proponha a construção de um pequeno texto onde apareçam, pelo menos, um substantivo no grau aumentativo e um substantivo no grau diminutivo. Estes devem ser escritos em outra cor para sejam bem visualizados. Este fechamento é importante, para que as crianças percebam o uso das novas aprendizagens.
Recolha, faça uma primeira correção, devolva para que possam passar a limpo suas histórias escrevendo, novamente, em outra cor os substantivos aprendidos para sejam bem visualizados.
Exponha as produções de seus alunos com o título: Usando os diferentes graus dos substantivos.
Aqui você pode estudar um pouco mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Substantivo
Nesta aula você poderá avaliar:
a- Participação na elaboração das frases - falsas e verdadeiras.
b- O texto onde deverão aparecer algumas palavras descobertas na nova aprendizagem.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/04/2012
Cinco estrelasGostei da explicação do conteúdo referente. É muito bem explicado e dinâmico. Parabéns!