Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Produção de desenhos - palavras e imagens

 

17/11/2010

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Dar forma a palavras ditadas;
  • Tecer um paralelo entre o desenho das palavras escritas e das desenhadas;
  • Pesquisar sobre as primeiras manifestações escritas (arte rupestre);
  • Elaborar uma composição coletiva com as formas desenhadas;
  • Pintar e expor os trabalhos à comunidade escolar;
  • Identificar na exposição coletiva, os desenhos ditados;
  • Compreender os diferentes modos de comunicação entre os homens, forma escrita e imagética.
Duração das atividades
• 05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sobre desenho;
  • Sobre pintura;
  • Cotidiano do homem primitivo – pré-histórico.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  • Entregar uma folha de papel sulfite e lápis HB para os alunos;
  • Dizer aos alunos que será realizado, nesta aula, um exercício de desenho que deverá ser intitulado como “ditado de imagens”;
  • Explicar para os alunos as normas do ditado que contemplará a sequência do alfabeto, segue sugestão de atividade:
  1.  O professor escolherá, de forma aleatória, um aluno que, ao ser apontado, deverá falar a primeira palavra que lembrar iniciada com a letra que o professor indicar, por exemplo, a letra, A;
  2. Os alunos deverão desenhar na folha de papel sulfite, com o lápis HB, a imagem da palavra anunciada;
  3.  A imagem a ser desenhada deverá contemplar o máximo de detalhes possível;
  4.  Os alunos terão 30 segundos para realizarem o desenho da imagem;
  5.  O desenho deverá ter o tamanho de aproximadamente 5 x 5 cm;
  6.  Lembrar aos alunos que deverão ser registradas somente as imagens, como por exemplo, se o aluno disser a palavra abacaxi, todos deverão desenhar um abacaxi e não escrever seu nome;
  7. Seguir com este exercício até que todos tenham dito uma palavra, de modo que todo o alfabeto em sua linearidade sequencial seja contemplado;
  • Escrever o alfabeto no quadro negro para que os alunos ao acompanharem sua sequência tenham noção da próxima letra a ser dita pelo professor e, com isso, pensem com antecedência as palavras que falarão;
  • Socializar os desenhos e escutar dos alunos suas percepções, dificuldades, facilidades e ansiedade diante da possibilidade de ser o próximo a dizer uma palavra e estar ao mesmo tempo desenhando a que foi dita pelo colega;
  • Provocar nos alunos uma reflexão sobre as diferentes formas de comunicação do homem;
  • Pedir aos alunos que pensem nas diversas maneiras de manter a comunicação com as pessoas, até mesmos com os deficientes visuais e auditivos, e expliquem a possibilidade de haver comunicação através do auxílio de aparelhos eletrônicos;

   Aula 2 

  • Agendar para esta aula o laboratório de informática da escola;
  • Fazer junto com os alunos uma pesquisa na internet, sobre as primeiras manifestações escritas do homem primitivo, dentre as quais se observa a escrita rupestre;
  • Auxiliar os alunos durante a realização da atividade de pesquisa, indicando-lhes alguns links de pesquisa;
  • Gravar para os alunos as informações obtidas na pesquisa em um CD;
  • Segue sugestão de links:
  1. Escrita rupestre – Disponível em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=escrita+rupestre&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=bU6wTNbmKsP58AagypyiCQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCQQsAQwAA&biw=1259&bih=558 ;
  2.  História da escrita – Disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm §  Arte na pré-história – disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arterupestre/ ;
  3. Caverna de Lacaux – Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&tbs=isch:1&&sa=X&ei=E1CwTKbfIsL58Aa-md2eCQ&ved=0CB8QBSgA&q=caverna+de+lascaux+fran%C3%A7a&spell=1&biw=1259&bih=558 ;
  4.  Caverna de Altamira – Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&tbs=isch:1&q=caverna+de+altamira&revid=1514897263&sa=X&ei=FlCwTLCMGIL48AbQ75ifCQ&ved=0CB8Q1QIoAA&biw=1259&bih=558;
  5. Parque nacional Serra da Capivara – Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&tbs=isch:1&q=parque+nacional+serra+da+capivara&revid=501841214&sa=X&ei=T1CwTLeqCML48Aaa3sibBA&ved=0CCIQ1QIoAw&biw=1259&bih=558

 Aula 3 

  • Providenciar para esta aula o aparelho de data-show para apresentar  as pesquisas da aula anterior;
  • Acompanhar as apresentações e conversar com os alunos sobre o período histórico pesquisado, o cotidiano do homem primitivo e outras questões que possam surgir;
  • Pedir para os alunos pensarem  sobre a evolução do homem no transcorrer do tempo, identificando alguns elementos culturais daquela época que ainda são encontradas na contemporaneidade, tais como os registros escrito e imagético, a gestualidade e a fala;

Escrita em cavernas – Disponível em: http://picsdigger.com/domain/emdianews.com.br/

 Escrita de hieróglifos – Disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/surgimento_da_escrita_egito 

 Escrita em folha de papel  - Disponível em: http://escafandro.blogtv.uol.com.br/2008/08/15/em-entrevista-exclusiva-mutarelli-fala-sobre-seus-projetos-recentes-e-futuros 

Escrita no computador – Disponível em: http://educacaocomtecnologias.blogspot.com/2008/09/escrita-e-leitura-no-hipertexto-e.html   

Aula 4 

  • Providenciar com antecedência a ampliação dos desenhos realizados pelos alunos na primeira aula, a impressão de algumas imagens rupestres, uma folha de papel craft no tamanho de 1, 20 m x 1, 20 m, tinta guache nas cores vermelha, preta e branca, tesouras, pincéis, potes com água e papéis toalha para secar os pincéis;
  • Fixar a folha de papel craft na parede da sala e pedir para os alunos comporem um trabalho coletivo, tendo o papel craft como suporte;
  • Falar para os alunos imaginarem que o papel craft é uma parede, registrando sobre ela, por meio de moldes vazados, os desenhos realizados na primeira aula e, posteriormente, ampliados, bem como alguns registros de pintura rupestre impressos e disponibilizados aos alunos;
  • Dizer para os alunos recortarem os desenhos ampliados, deixando-os vazados, de modo a servirem de molde;
  • Solicitar que os alunos coloquem os recortes no papel craft, preenchendo com tinta o interior dos moldes;
  • Acompanhar o percurso da atividade, orientando os alunos no recorte dos moldes, na pintura e na composição do trabalho;
  • Deixar o  trabalho secando.

 Aula 5 

  • Expor o trabalho de pintura coletiva para comunidade escolar;
  • Realizar com os alunos, frente ao trabalho exposto, um pararelo entre as imagens desenhadas na primeira aula e o resultado de suas transposições para o papel craft;
  • Avaliar, com os alunos, o processo de criação.           
Recursos Complementares
Avaliação
  • Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das atividades propostas, bem como pelo resultado alcançado após a transposição das imagens para o papel craft.
Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.