Tecer um paralelo entre o desenho das palavras escritas e das desenhadas;
Pesquisar sobre as primeiras manifestações escritas (arte rupestre);
Elaborar uma composição coletiva com as formas desenhadas;
Pintar e expor os trabalhos à comunidade escolar;
Identificar na exposição coletiva, os desenhos ditados;
Compreender os diferentes modos de comunicação entre os homens, forma escrita e imagética.
Duração das atividades
• 05 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sobre desenho;
Sobre pintura;
Cotidiano do homem primitivo – pré-histórico.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Entregar uma folha de papel sulfite e lápis HB para os alunos;
Dizer aos alunos que será realizado, nesta aula, um exercício de desenho que deverá ser intitulado como “ditado de imagens”;
Explicar para os alunos as normas do ditado que contemplará a sequência do alfabeto, segue sugestão de atividade:
O professor escolherá, de forma aleatória, um aluno que, ao ser apontado, deverá falar a primeira palavra que lembrar iniciada com a letra que o professor indicar, por exemplo, a letra, A;
Os alunos deverão desenhar na folha de papel sulfite, com o lápis HB, a imagem da palavra anunciada;
A imagem a ser desenhada deverá contemplar o máximo de detalhes possível;
Os alunos terão 30 segundos para realizarem o desenho da imagem;
O desenho deverá ter o tamanho de aproximadamente 5 x 5 cm;
Lembrar aos alunos que deverão ser registradas somente as imagens, como por exemplo, se o aluno disser a palavra abacaxi, todos deverão desenhar um abacaxi e não escrever seu nome;
Seguir com este exercício até que todos tenham dito uma palavra, de modo que todo o alfabeto em sua linearidade sequencial seja contemplado;
Escrever o alfabeto no quadro negro para que os alunos ao acompanharem sua sequência tenham noção da próxima letra a ser dita pelo professor e, com isso, pensem com antecedência as palavras que falarão;
Socializar os desenhos e escutar dos alunos suas percepções, dificuldades, facilidades e ansiedade diante da possibilidade de ser o próximo a dizer uma palavra e estar ao mesmo tempo desenhando a que foi dita pelo colega;
Provocar nos alunos uma reflexão sobre as diferentes formas de comunicação do homem;
Pedir aos alunos que pensem nas diversas maneiras de manter a comunicação com as pessoas, até mesmos com os deficientes visuais e auditivos, e expliquem a possibilidade de haver comunicação através do auxílio de aparelhos eletrônicos;
Aula 2
Agendar para esta aula o laboratório de informática da escola;
Fazer junto com os alunos uma pesquisa na internet, sobre as primeiras manifestações escritas do homem primitivo, dentre as quais se observa a escrita rupestre;
Auxiliar os alunos durante a realização da atividade de pesquisa, indicando-lhes alguns links de pesquisa;
Gravar para os alunos as informações obtidas na pesquisa em um CD;
Providenciar para esta aula o aparelho de data-show para apresentar as pesquisas da aula anterior;
Acompanhar as apresentações e conversar com os alunos sobre o período histórico pesquisado, o cotidiano do homem primitivo e outras questões que possam surgir;
Pedir para os alunos pensarem sobre a evolução do homem no transcorrer do tempo, identificando alguns elementos culturais daquela época que ainda são encontradas na contemporaneidade, tais como os registros escrito e imagético, a gestualidade e a fala;
Providenciar com antecedência a ampliação dos desenhos realizados pelos alunos na primeira aula, a impressão de algumas imagens rupestres, uma folha de papel craft no tamanho de 1, 20 m x 1, 20 m, tinta guache nas cores vermelha, preta e branca, tesouras, pincéis, potes com água e papéis toalha para secar os pincéis;
Fixar a folha de papel craft na parede da sala e pedir para os alunos comporem um trabalho coletivo, tendo o papel craft como suporte;
Falar para os alunos imaginarem que o papel craft é uma parede, registrando sobre ela, por meio de moldes vazados, os desenhos realizados na primeira aula e, posteriormente, ampliados, bem como alguns registros de pintura rupestre impressos e disponibilizados aos alunos;
Dizer para os alunos recortarem os desenhos ampliados, deixando-os vazados, de modo a servirem de molde;
Solicitar que os alunos coloquem os recortes no papel craft, preenchendo com tinta o interior dos moldes;
Acompanhar o percurso da atividade, orientando os alunos no recorte dos moldes, na pintura e na composição do trabalho;
Deixar o trabalho secando.
Aula 5
Expor o trabalho de pintura coletiva para comunidade escolar;
Realizar com os alunos, frente ao trabalho exposto, um pararelo entre as imagens desenhadas na primeira aula e o resultado de suas transposições para o papel craft;
Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento das atividades propostas, bem como pelo resultado alcançado após a transposição das imagens para o papel craft.