Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Fazer desenhos;
Pesquisar sobre xilogravura;
Transpor os desenhos para bandejas de isopor;
Imprimir os desenhos em papel, usando tinta guache pastosa;
Expor as gravuras em exibição coletiva.
Duração das atividades
• 04 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sobre gravuras
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Organizar com antecedência, para esta aula, folhas de papel sulfite A4, carvão e pranchetas;
Realizar esta aula no pátio da escola, de modo que durante o horário da aula de Artes outros alunos estejam em atividades no pátio ou nas quadras, se não houver nenhuma atividade nestes locais, providenciar autorização dos pais e da direção escolar, para realizá-la em uma praça próxima à escola;
Iniciar a aula no local escolhido, distribuindo aos alunos as pranchetas, as folhas de papel sulfite e o carvão;
Dizer aos alunos que eles deverão, com gestos rápidos, registrar em desenhos pessoas que estejam transitando no local escolhido;
Orientar os alunos quanto ao uso do carvão sobre o papel sulfite, quanto ao registro das figuras humanas e despreocupá-los quanto aos borrões que possam surgir sobre o desenho;
Lembrar os alunos que o importante neste exercício é a gestualidade no registro dos traços e das linhas, com o carvão, sem a preocupação com muitos detalhes;
Borrifar sobre os desenhos verniz em spray ou laquê para cabelo, evitando assim que eles fiquem borrados;
Pedir aos alunos registrem seus nomes no verso de seus trabalhos.
Aula 2
Providenciar para esta aula bandejas de isopor no tamanho de 20 x 15 cm, pregos de aproximadamente 10 cm de comprimento, tinta guache preta, rolo de pintura de 10 cm, uma placa de alumínio de 20 x 30 cm, espátula, retalhos de tecidos e colheres;
Entregar para os alunos os desenhos realizados na aula anterior;
Solicitar aos alunos que relatem sobre a experiência de desenhar pessoas em movimento e de utilizar o carvão como objeto de registro sobre o papel sulfite;
Explicar para os alunos como reproduzir o desenho sobre o isopor, segue sugestão: Escolher um dos desenhos realizados na aula 1;
Reproduzir o desenho sobre a bandeja de isopor, usando o prego para realizar sulcos sobre este objeto, tomando cuidado para não perfurar o isopor com o prego;
Retirar, com uma espátula, uma quantidade de tinta guache preta do vidro e colocar sobre uma placa de alumínio de aproximadamente 20 x 30 cm;
Espalhar a tinta rapidamente, com o rolo para pintura, sobre a placa de alumínio;
Aplicar o rolo entintado sobre o desenho na bandeja de isopor;
Centralizar na bandeja de isopor, coberta por tinta preta, uma folha de papel sulfite, pressionando, com o dorso da colher, toda a superfície do papel que está em contato com o isopor;
A avaliação desta aula será realizada no coletivo, mais precisamente na aula 4, tendo em vista as experiências dos alunos e as pesquisas realizadas sobre xilogravura.
Já venho aplicando a "isoporgravura" há pelo menos 5 anos em diversas aulas da minha disciplina de arte para o fundamental 1, fundamental 2 e Ensino Médio turma do curso normal (Magistério). Meu objetivo é a ampliação de repertório no contexto, apreciação, produção e exposição de todo o processo e aplicação da técnica de xilo, lino e litogravura. Parabéns pela aula, os resultados são realmente incríveis.