Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Grafismo – desenhos do cotidiano

 

01/12/2010

Autor y Coautor(es)
Marileusa de Oliveira Reducino
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Construir um livro;
  • Usar o livro para registrar desenhos do cotidiano;
  • Compreender que, assim como as palavras, as imagens também contam histórias;
  • Organizar os desenhos em uma história lógica e seqüencial;
  • Conhecer uma gráfica da cidade;
  • Pesquisar sobre o percurso do artista para a publicação de livros;
  • Elaborar uma biblioteca, utilizando uma caixa de sapatos;
  • Visitar a biblioteca da escola e pesquisar sobre a organização dos livros nas prateleiras;
  • Organizar os livros de desenhos na mini biblioteca;
  •  Realizar uma exposição itinerante, para que o público aprecie os mini livros de desenho.
Duração das atividades
10 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  •  Sobre desenho
Estratégias e recursos da aula

Aula 1 

  • Entregar para os alunos folhas de papel sulfite recortadas no tamanho de 10 x 12 cm;
  • Pedir para que dobrem as folhas ao meio, obtendo uma dobradura de 5 x 6 cm;
  • Juntar no mínimo 10 páginas e grampeá-las, de modo a formar um mini livro;
  • Reservar os mini livros dos alunos;
  • Apagar as luzes da sala, colocar uma música ambiente e solicitar que os alunos fechem os olhos;
  • Pedir para os alunos respirarem profundamente, aspirando o ar, bem devagar pelo nariz, até encher os pulmões e expirarem lentamente pela boca. Realizar este exercício de respiração por três vezes;
  • Dizer para os alunos, ainda com os olhos fechados, lembrarem o que fizeram no dia anterior, desde o momento em que acordaram até o momento de dormir, com todos os detalhes possíveis;
  • Solicitar aos alunos que abram os olhos e socializem com a turma suas atividades;
  • Pedir para os alunos registrarem em uma folha de papel sulfite A4 as atividades lembradas;
  • Reservar na pasta do aluno os mini livros e o registro das atividades.

   Aula 2 e 3 

  • Esta atividade será realizada em duas aulas;
  • Entregar para cada aluno o mini livro, o registro de atividades e lápis de cor;
  • Falar para os alunos desenharem em cada página do mini livro as atividades registradas, usando lápis de cor para colorir os desenhos;
  • Lembrar os alunos que os desenhos deverão obedecer a ordem sequencial das atividades realizadas e registradas na aula anterior, de forma que ao serem observadas por outras pessoas, estas possam entender que se tratam de descrição do cotidiano dos autores.

 Aula 4 

  • Falar para os alunos criarem capa e contracapa para os mini livros, com papel craft no tamanho de 12 x 10, também dobrado ao meio, tal como as páginas do mini livro;
  • Pedir para que os alunos escrevam na capa seu nome, o título de sua história e o seu ano letivo;
  • Falar para os alunos socializar seus mini livros com os colegas e realizar uma avaliação coletiva sobre o resultado alcançado;
  • Perguntar aos alunos se eles conseguiram ler as imagens tal como lêem histórias escritas;
  • Colher os depoimentos e conversar com os alunos sobre a importância da imagem como elemento de comunicação entre os homens;
  • Dizer aos alunos que na próxima aula eles realizarão uma visita orientada a uma gráfica da cidade.

   Aula 5 

  • Providenciar junto à direção da escola o transporte para os alunos visitarem uma gráfica da cidade, bem como providenciar a autorização do pais;
  • Acompanhar os alunos na visita orientada e solicitar que durante o passeio fotografem imagens dos diferentes processos necessários para a confecção de um livro;

Imagem disponível em: http://www.blog.marski.org/?p=1521  

Segue sugestão de link: Etapas da produção e editoração de um livro: http://www.blog.marski.org/?p=1521

Aula 6 

  • Convidar para esta aula um escritor e um ilustrador que morem na cidade, para que conversem com os alunos sobre seus trabalhos;
  • Reservar um momento, ao final da aula, para que os alunos conversem com os convidados, sanando dúvidas e curiosidades;
  • Solicitar que os alunos falem sobre a visita orientada à gráfica e a entrevista com os palestrantes.

Aula 7 

  • Reservar, para esta aula, a sala de informática e um data-show para que os alunos possam socializar as imagens registradas durante a visita orientada à gráfica  e explicar, para a turma, suas percepções entre o fazer do artista, a elaboração dos livros e as ações realizadas pela gráfica.

 

 Aula 8 

  • Realizar uma visita à biblioteca da escola para que os alunos vejam e compreendam, por meio de uma conversa com a bibliotecária da escola as atividades relacionadas à empréstimo de livros, devolução, compra, doação, organização nas prateleiras e outras funções inerentes à biblioteca e à bibliotecária.

 Aula 9 

  • Construir com os alunos uma mini biblioteca em que serão guardados os seus mini livros;
  • Elaborar dentro de uma caixa de sapatos prateleiras de papelão, de modo que imitem as prateleiras da biblioteca da escola;
  • Pedir para que os alunos pintem com tinta guache a prateleira que servirá de bibiloteca para seus mini livros;
  • Após a secagem da prateleira, organizar em seu interior os mini livros dos alunos.

 Aula 10 

  • Conseguir a autorização de outros professores da escola para que os alunos possam apresentar seus mini livros e bibliotecas aos demais colegas da escola;
  • Sugerir aos alunos que perguntem aos colegas se eles conseguiram compreender as histórias narradas nos mini livros.   
Recursos Complementares
Avaliação
  • A avaliação dos alunos será realizada em cada aula quando serão observados e analisados: a construção do livro individual; os registros em desenho do cotidiano; a compreensão da imagem como relatora de uma história; a organização sequencial dos desenhos possibilitando a leitura da história por meio das imagens produzidas pelo aluno; a participação e interesse durante a visita à gráfica; a apresentação da pesquisa sobre o percuro do artista para a publicação de livros e a elaboração, a organização e apresentação da mini biblioteca a outros alunos.
Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.