Usar o livro para registrar desenhos do cotidiano;
Compreender que, assim como as palavras, as imagens também contam histórias;
Organizar os desenhos em uma história lógica e seqüencial;
Conhecer uma gráfica da cidade;
Pesquisar sobre o percurso do artista para a publicação de livros;
Elaborar uma biblioteca, utilizando uma caixa de sapatos;
Visitar a biblioteca da escola e pesquisar sobre a organização dos livros nas prateleiras;
Organizar os livros de desenhos na mini biblioteca;
Realizar uma exposição itinerante, para que o público aprecie os mini livros de desenho.
Duração das atividades
10 Aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Sobre desenho
Estratégias e recursos da aula
Aula 1
Entregar para os alunos folhas de papel sulfite recortadas no tamanho de 10 x 12 cm;
Pedir para que dobrem as folhas ao meio, obtendo uma dobradura de 5 x 6 cm;
Juntar no mínimo 10 páginas e grampeá-las, de modo a formar um mini livro;
Reservar os mini livros dos alunos;
Apagar as luzes da sala, colocar uma música ambiente e solicitar que os alunos fechem os olhos;
Pedir para os alunos respirarem profundamente, aspirando o ar, bem devagar pelo nariz, até encher os pulmões e expirarem lentamente pela boca. Realizar este exercício de respiração por três vezes;
Dizer para os alunos, ainda com os olhos fechados, lembrarem o que fizeram no dia anterior, desde o momento em que acordaram até o momento de dormir, com todos os detalhes possíveis;
Solicitar aos alunos que abram os olhos e socializem com a turma suas atividades;
Pedir para os alunos registrarem em uma folha de papel sulfite A4 as atividades lembradas;
Reservar na pasta do aluno os mini livros e o registro das atividades.
Aula 2 e 3
Esta atividade será realizada em duas aulas;
Entregar para cada aluno o mini livro, o registro de atividades e lápis de cor;
Falar para os alunos desenharem em cada página do mini livro as atividades registradas, usando lápis de cor para colorir os desenhos;
Lembrar os alunos que os desenhos deverão obedecer a ordem sequencial das atividades realizadas e registradas na aula anterior, de forma que ao serem observadas por outras pessoas, estas possam entender que se tratam de descrição do cotidiano dos autores.
Aula 4
Falar para os alunos criarem capa e contracapa para os mini livros, com papel craft no tamanho de 12 x 10, também dobrado ao meio, tal como as páginas do mini livro;
Pedir para que os alunos escrevam na capa seu nome, o título de sua história e o seu ano letivo;
Falar para os alunos socializar seus mini livros com os colegas e realizar uma avaliação coletiva sobre o resultado alcançado;
Perguntar aos alunos se eles conseguiram ler as imagens tal como lêem histórias escritas;
Colher os depoimentos e conversar com os alunos sobre a importância da imagem como elemento de comunicação entre os homens;
Dizer aos alunos que na próxima aula eles realizarão uma visita orientada a uma gráfica da cidade.
Aula 5
Providenciar junto à direção da escola o transporte para os alunos visitarem uma gráfica da cidade, bem como providenciar a autorização do pais;
Acompanhar os alunos na visita orientada e solicitar que durante o passeio fotografem imagens dos diferentes processos necessários para a confecção de um livro;
Convidar para esta aula um escritor e um ilustrador que morem na cidade, para que conversem com os alunos sobre seus trabalhos;
Reservar um momento, ao final da aula, para que os alunos conversem com os convidados, sanando dúvidas e curiosidades;
Solicitar que os alunos falem sobre a visita orientada à gráfica e a entrevista com os palestrantes.
Aula 7
Reservar, para esta aula, a sala de informática e um data-show para que os alunos possam socializar as imagens registradas durante a visita orientada à gráfica e explicar, para a turma, suas percepções entre o fazer do artista, a elaboração dos livros e as ações realizadas pela gráfica.
Aula 8
Realizar uma visita à biblioteca da escola para que os alunos vejam e compreendam, por meio de uma conversa com a bibliotecária da escola as atividades relacionadas à empréstimo de livros, devolução, compra, doação, organização nas prateleiras e outras funções inerentes à biblioteca e à bibliotecária.
Aula 9
Construir com os alunos uma mini biblioteca em que serão guardados os seus mini livros;
Elaborar dentro de uma caixa de sapatos prateleiras de papelão, de modo que imitem as prateleiras da biblioteca da escola;
Pedir para que os alunos pintem com tinta guache a prateleira que servirá de bibiloteca para seus mini livros;
Após a secagem da prateleira, organizar em seu interior os mini livros dos alunos.
Aula 10
Conseguir a autorização de outros professores da escola para que os alunos possam apresentar seus mini livros e bibliotecas aos demais colegas da escola;
Sugerir aos alunos que perguntem aos colegas se eles conseguiram compreender as histórias narradas nos mini livros.
A avaliação dos alunos será realizada em cada aula quando serão observados e analisados: a construção do livro individual; os registros em desenho do cotidiano; a compreensão da imagem como relatora de uma história; a organização sequencial dos desenhos possibilitando a leitura da história por meio das imagens produzidas pelo aluno; a participação e interesse durante a visita à gráfica; a apresentação da pesquisa sobre o percuro do artista para a publicação de livros e a elaboração, a organização e apresentação da mini biblioteca a outros alunos.
Opinión de quien visitó
Sem estrelas
0 calificaciones
Cinco estrelas0/0 - 0%
Quatro estrelas0/0 - 0%
Três estrelas0/0 - 0%
Duas estrelas0/0 - 0%
Uma estrela0/0 - 0%
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.