Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Diversidade de Gêneros Textuais na Sala de Aula:"Ler,Ouvir,Conhecer e Produzir".

 

20/01/2011

Autor e Coautor(es)
Rivaldo Bevenuto de Oliveira Neto
imagem do usuário

NATAL - RN ESC MUL PROF IVONETE MACIEL

Lenise Maciel da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ler textos dos gêneros previstos para o ano ajustando estratégias de leitura;        
  • Utilizar a linguagem oral com eficácia, expressando sentimentos e opiniões;           
  • Produzir textos escritos coerentes, considerando o leitor e o objetivo da mensagem, começando a identificar o gênero e o suporte que melhor atende a intenção comunicativa;
  • Escrever textos dos gêneros previstos para o ano utilizando escrita alfabética e preocupando-se com as normas ortográficas.
Duração das atividades
5 aulas de 1h de duração para cada gênero
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos precisam estar inseridos em um contexto de letramento,convivendo e/ou tendo noções de diferentes gêneros textuais.

Estratégias e recursos da aula

 A DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA

 O trabalho com a diversidade de gêneros textuais tem se expandido em meio às práticas pedagógicas de muitos professores, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura e da escrita. Aprender com a variedade de gêneros textuais garante ao aluno a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.

O trabalho com os diferentes gêneros textuais deve ser norteado a partir dos blocos de conteúdos de Língua Portuguesa propostos para o Ensino Fundamental pelos PCN (1998): Língua Oral, Língua Escrita(Prática de Leitura/Prática de Produção de Texto) e Análise e Reflexão sobre a Língua.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

O professor deve ter bem definido quais gêneros textuais pretende trabalhar com sua turma antes de dar início a esta sequencia,para que possa explorar as quatro competências previstas para este trabalho:ler,ouvir,conhecer e produzir diferentes gêneros textuais.Esta sequencia didática será desenvolvida em cinco aulas, como apresenta-se no exemplo a seguir,tendo o CONTO DE FADAS como gênero textual estudado.   

1ª AULA: PRÁTICA DE LEITURA 

Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.

Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos prévios que os alunos tem em relação ao gênero estudado.No caso do CONTO,é preciso identificar quais histórias  a turma já conhece/quais são as suas preferidas/etc.

Leitura feita pelo professor: Ex.: O Patinho Feio,A princesa e a Ervilha(Hans Christian Andersen).

                                                         

O professor deve organizar a sala de aula para a contação e histórias,de modo a torná-la agradável,proporcionando momentos mágicos de leitura.Os alunos podem ser organizados em um semicírculo para que todos tenham acesso as imagens.O contador de histórias deve ser dinâmico e fazer uso de diferentes estratégias para contação de histórias(teatro de fantoches/caixa mágica/avental/bonecos,etc).Estes recursos serão fundamentais para que a turma desenvolva o prazer pelo mundo da leitura.

      

Leitura feita pelos alunos: Ex.:João e Maria,A Bela e a Fera,A Gata Borralheira("Contos de Kinder und Hausmaerchen"/Irmãos Grimm)

                                                                                               

O professor deverá organizar um varal literário apresentando livros de contos infantis,permitindo assim que que cada aluno faça sua própria escolha de leitura

                                                         

 2ª AULA: LÍNGUA ORAL

Após a leitura de diversos CONTOS pela turma, deve-se promover uma roda de conversa onde os alunos possam se expressar em relação às histórias;o professor deve apresentar uma breve biografia sobre os principais autores (Hans Christian Andersen,Irmãos Grimm,etc) e permitir que a turma faça perguntas sobre eles.Por último, e não menos importante, deve-se promover uma discussão sobre as características do gênero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclusões como:

  • Os contos podem contar ou não com a presença de fadas,mas fazem uso de magia e encantamentos;
  • Contam com expressões como "Era uma vez..." e "Felizes para sempre..."
  • O heroi ou heroína buscam uma realização pessoal(felicidade,amor,paz,etc);
  • Existem muitos obstáculos e vilões(bruxas,lobos,madrastras,etc)

3ª AULA: LÍNGUA ESCRITA

Nesta aula será preciso organizar situações em que os alunos sejam convidados a utilizar a escrita; algumas atividades com elementos da história podem ser significativas, como:

  • Listas de personagens;
  • Títulos dos CONTOS preferidos;
  • Descrição das características dos personagens e do ambiente onde se passa a história etc.
  • Interpretação de texto;
  • Atividades lúdicas:Cruzadinha;caça-palavras;jogo da forca,jogo da memória,etc.

4ª AULA: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO

Após a leitura e o estudo de algumas CONTOS, os alunos terão subsídios básicos necessários para a produção de textos de própria autoria atendendo as características do gênero proposto.Os desenhos da crianças não devem ser esquecidos nesta etapa,pelo contrário,devem ser incentivados e valorizados para que o aluno também compreenda a ilustração como um gênero textual extraverbal.  

                                                                                                  

5ª AULA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA

O professor deve orientar os alunos sobre a estrutura adequada do texto e nortear atividades que os façam refletir sobre a melhor apresentação possível de suas produções.

  • Revisão do texto;
  •  Reorganização das idéias;
  •  Pontuação;
  • Correção ortográfica;
  • Coerência e coesão;
  • Reescrita do texto.

                                                         

SISTEMATIZAÇÃO

Os textos produzidos pela turma devem ser expostos e compartilhados em um mural  na sala de aula.Ao final de cada sequencia didática com um gênero textual o professor deverá arquivar em um portfólio individual o material produzido pela turma. As cinco aulas aqui apresentadas podem ser trabalhadas com vários gêneros previstos no planejamento anual do professor.É importante aproximar as produções textuais às práticas sociais de leitura e escrita vivenciadas pelos alunos, como a escrita de uma lista de compras, um bilhete ou uma carta, sempre evidenciando a funcionalidade do gênero.

SUGESTÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS

  • LITERÁRIOS:Conto de fadas,poesias,fábulas,lendas,romances,anedotas,etc.
  • PRÁTICOS:Bilhete,carta,anúncio,calendário,receita,agenda,etc.
  • INFORMATIVOS OU CIENTÍFICOS:Entrevista,dicionário,texto histórico,notícia,etc.
  • EXTRAVERBAIS:Ilustração,quadro de arte,sinais de trânsito,etc.

     

A cada etapa,os textos produzidos pela turma devem ser selecionados pelo professor para a composição de uma coletânea de textos apresentando a diversidade de gêneros textuais estudados na escola.Outras atividades podem ser realizadas ao final do trabalho,como: sarau literário com dramatizações, leitura e contação de histórias para as demais turmas da escola de algumas das produções dos alunos;entrega de um exemplar da coletânea de textos a cada aluno/autor da turma e à biblioteca da escola;noite de autógrafos(evento realizado com intuito de valorizar e incentivar a leitura e a produção de textos pelas crianças com a presença de toda a comunidade escolar).

Recursos Complementares

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / MEC/SEF; Brasília, 1998.

KAUFMAN, Ana M.e RODRIGUEZ, M. Helena. Escola, leitura e produção de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artemed, 2002.

Avaliação

A avaliação ocorrerá de forma contínua analisando as competências(ler,ouvir,conhecer e produzir) desenvolvidas pelos alunos durante a sequência didática.

O portfólio também se constitui um rico instrumento de avaliação,pois apresenta os avanços de cada aluno em relação às práticas de leitura e produção de texto.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 33 classificações

  • Cinco estrelas 28/33 - 84.85%
  • Quatro estrelas 5/33 - 15.15%
  • Três estrelas 0/33 - 0%
  • Duas estrelas 0/33 - 0%
  • Uma estrela 0/33 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • iris, E. M. Fernando dos A.Macedo , Minas Gerais - disse:
    macedotiris@gmail.com

    02/10/2014

    Cinco estrelas

    excelente


  • Solange Maria Senem dos Santos , Somar Materiais Didáticos - empresa de consultoria , Santa Catarina - disse:
    somarmateriaisdidaticos@gmail.com

    18/06/2014

    Cinco estrelas

    Muito interessante o seu planejamento. Parabéns pela iniciativa. Nossos professores precisam muito de boas práticas pedagógicas para tornar as aulas de Língua portuguesa uma verdadeira prática social de linguagem.


  • marta, unimontes de minas , Bahia - disse:
    martasan15@hotmail.com

    22/05/2014

    Cinco estrelas

    excelente


  • Rosangela, Uniasselvi , Bahia - disse:
    barbosa.rosangela70@gmail.com

    19/05/2014

    Cinco estrelas

    Gostei, excelente! Orientação muito boa para despertar o interesse dos gêneros em sala de aula.


  • SilvanaBeeck Stival, Elvira Faria passos , Santa Catarina - disse:
    silvana_stival@ig.com.br

    16/04/2014

    Cinco estrelas

    Parabéns Professor, a formação do leitor crítico está presente em todas as suas aulas.


  • Alessandra rangel, casa , Rio de Janeiro - disse:
    alessanrangel@gmail.com

    13/03/2014

    Cinco estrelas

    ótimo ,muito bom.


  • Maria Elizabeth Franco M.Ribeiro, E.M. Altivo Bergamaschi , Goiás - disse:
    altivobergamaschi66@hotmail.com

    02/02/2014

    Cinco estrelas

    amei suas explicações sobre os gêneros textuais e como trabalhar com os educandos as atividades relacionadas gostei de tudo e da sua prática com os objetos simples utilizado para ensinar


  • Edna Maria pereira, Escola municipal Valdecir Nunes da \silva , Rio Grande do Norte - disse:
    e.mary_pereira@hotmail.com

    30/12/2013

    Cinco estrelas

    Adorei me orientou como devo fazer com a minha turma. Obrigada!


  • Janes Dutra, U.I.Maria José Aragão , Maranhão - disse:
    janesdutra@gmail.com

    09/12/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom o entendimento e de grande relevância pra meu estudo e pesquisa. Obrigada.


  • SANDRA MACIEL, E.E. MARECHAL RONDON , Mato Grosso - disse:
    sandra_macielsoares@hotmail.com

    27/11/2013

    Cinco estrelas

    PARABÉNS!ADOREI


  • DALVA SILVA, CRECHE , Pará - disse:
    dalvinhamersinix@hotmail.com

    02/11/2013

    Cinco estrelas

    muito bom, gostei e vou fazer com minhas crianças, sei que irá contribuir muito para minhas práticas pedagógica.


  • Rosana Xavier, Salto , São Paulo - disse:
    rosanaxxavier@itelefonica.com.br

    02/11/2013

    Cinco estrelas

    Excelente!!


  • Vanira Camargo de Almeida, Escola Municipal Francisco Meirelles. , São Paulo - disse:
    vanira2002@bol.com.br

    06/09/2013

    Cinco estrelas

    Gostei muito de seu roteiro de aula. Acredito também, como você, que através do lúdico podemos ensinar muito mais e com melhores resultados nas séries iniciais .


  • MARIA HELENA, Escola Municipal Hilda Franco de Souza , Roraima - disse:
    helenapantoja1@hotmail.com

    01/09/2013

    Cinco estrelas

    Aulas com muitas criatividades e principalmente usando o lúdico, espetacular as sugestões de como trabalhar gêneros textuais. Eu amei todas as aulas. Parabéns!!!


  • Margareth Ladeia de Freitas, Sou professora na E M João Chaves dos Santos fica na zona rural , Mato Grosso do Sul - disse:
    margarethpba@hotmail.com

    27/08/2013

    Cinco estrelas

    Achei simplismente maravilhoso, um sucesso.


  • cilene, ESCOLA SAGRADO CORAÇÃO , Pernambuco - disse:
    lenesantos25@hotmail.com

    14/08/2013

    Quatro estrelas

    PARABÉNS ESSE PROJETO E MUITO RICO E PODE GERAR EXELENTES RESULTADOS.


  • Miriam Alves da Silva, Escola Joaquim Nabuco / Escola Almérita Maria Araújo , Pernambuco - disse:
    miriamalvespe@hotmail.com

    04/06/2013

    Cinco estrelas

    Belíssimo trabalho!! adoreeei, também trabalho com gêneros textuais, na minha opinião é uma forma muito interessante de chamar a atenção de nossas crianças, e também a maneira mais prática de se trabalhar lúdicamente.Conseguir vários avanços com minha turma de 2º ano depois que comecei a trabalhar com os gêneros.


  • Ermida, Colégio Estadua Antonio Schiebel EFN , Paraná - disse:
    ermida2012@hotmail.com

    28/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei aula e das atividades desenvolvidas, bem atrativas. Parabéns!


  • EDILENE GOMES, Gênesis Colégio e Curso , Rio Grande do Norte - disse:
    edilenepfg@yahoo.com.br

    27/04/2013

    Cinco estrelas

    esse projeto está muito bem organizado e estruturado. parabéns!


  • Rivaldo Bevenuto, E.M.Profª Ivonete Maciel , Rio Grande do Norte - disse:
    rivaldobevenuto@hotmail.com

    27/04/2013

    Cinco estrelas

    Olá,colegas professores! Fico feliz por contribuir com a prática pedagógica de nobres educadores de diferentes regiões do nosso país.Obrigado pelos comentários,eles são incentivo para continuarmos promovendo intervenções significativas em nossasa escolas.


  • Ilca Caetana Marques, Centro Universitário Ítalo Brasileiro , São Paulo - disse:
    ilcamarques@yahoo.com.br

    13/04/2013

    Cinco estrelas

    Olá! sua aula serviu como base e inspiração para o nosso trabalho de artes. Obrigada por partilhar conosco e sucesso em suas aulas maravilhosas. Deus o abençoe!


  • Maria de Fátima Santos de Morais Fátima Morais, ESCOLA MARIZETTE CORREIA , Alagoas - disse:
    fatimaprofessora@gmail.com

    12/04/2013

    Quatro estrelas

    MUITA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICATIVA! PARABENS!!


  • Fernando, Alba Pessoa da Silva EEIEF , Ceará - disse:
    proffernando@yahoo.com.br

    14/09/2012

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho! Atividades inestimáveis para a criança. O hábito de ouvir com atenção durante os anos escolares cria habilidades de bem ouvir e tem grandes possibilidades para triunfar em seus empreendimentos individuais e sociais. Creio que a criança deve, desde o infantil, aprender a ouvir a fim de que nas séries posteriores, possam estar preparadas para as atividades de ouvir para aprender.


  • Francisca Edilene Nascimento Vieira, E E I F JOÃO FERREIRA VIANA , Ceará - disse:
    edilenenascimento25@bol.com.br

    31/07/2012

    Quatro estrelas

    PARABENS É UM EXCELENTE TRABALHO


  • Maria Socorro Nogueira da Silva, ESC NATALINO DA SILVEIRA BRITO , Acre - disse:
    prof.socorro.ac@gmail.com

    21/10/2011

    Quatro estrelas

    Adorei... Super interessante esse seu roteiro.


  • Midy, EB , Rio Grande do Norte - disse:
    midycruz@hotmail.com

    28/05/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns professor!!!!!!! Sucesso...


  • Rosa Maria Antas de Souza, Escola Municipal Professora Ivonete Maciel , Rio Grande do Norte - disse:
    rosa.antas@yahoo.com.br

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Professor Parabéns! por este trabalho táo importante. Que bom fazer parte da comunidade escolar que voce participa.


  • Rosa Maria Antas de Souza, Escola Municipal Professora Ivonete Maciel , Rio Grande do Norte - disse:
    rosa.antas@yahoo.com.br

    15/03/2011

    Cinco estrelas

    Seu trabalho foi espetacular, continui assim que você vai longe e seus alunos dependem dessa prática tão significativa. Parabéns!


  • Francilene Nunes, E M. Iris de Almeida Matos , Rio Grande do Norte - disse:
    francilenenunes@hotmail.com

    01/03/2011

    Cinco estrelas

    Excelente, cada vez mais acredito na escola pública, onde encontramos professores comprometidos com a aprendizagem significativa desenvolvendo belíssimos trabalhos. Com certeza, os alunos adoraram estas aulas. Parabéns.


  • Sandra Maria Pereira da Costa Sousa, E.E. Padre Damião , Minas Gerais - disse:
    sandramarlo@zipmail.com.br

    27/02/2011

    Cinco estrelas

    Adorei seu projeto. Bem abrangente e com atividades possíveis de serem realizadas, comprovando que a dedicação sempre é recompensada com o sucesso dos trabalhos apresentados pelas crianças.


  • rosangela, Escola Hermília Bastos , Bahia - disse:
    rosangela.js@hotmail.com

    09/02/2011

    Quatro estrelas

    Adorei suas atividades.


  • Maria das Graças Bezerra dos Santos, UnP , Rio Grande do Norte - disse:
    gracagloria@yahoo.com.br

    25/01/2011

    Cinco estrelas

    aplausos pelo belíssimo trabalho. Como voce, eu acredito em quem acredita em educação. Também trabalho com gêneros textuais.


  • Análya Cortez, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ALMERINDA BEZERRA FURTADO , Rio Grande do Norte - disse:
    analya_cortez@yahoo.com.br

    21/01/2011

    Cinco estrelas

    Rivaldo, Gostei muito do seu trabalho. Essa maneira lúdica de ensinar faz com que essas crianças dispertem o gosto e interesse pela leitura e escrita tornando-se leituras e escritoras competentes. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.