20/01/2011
Lenise Maciel da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Os alunos precisam estar inseridos em um contexto de letramento,convivendo e/ou tendo noções de diferentes gêneros textuais.
A DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA
O trabalho com a diversidade de gêneros textuais tem se expandido em meio às práticas pedagógicas de muitos professores, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura e da escrita. Aprender com a variedade de gêneros textuais garante ao aluno a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
O trabalho com os diferentes gêneros textuais deve ser norteado a partir dos blocos de conteúdos de Língua Portuguesa propostos para o Ensino Fundamental pelos PCN (1998): Língua Oral, Língua Escrita(Prática de Leitura/Prática de Produção de Texto) e Análise e Reflexão sobre a Língua.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O professor deve ter bem definido quais gêneros textuais pretende trabalhar com sua turma antes de dar início a esta sequencia,para que possa explorar as quatro competências previstas para este trabalho:ler,ouvir,conhecer e produzir diferentes gêneros textuais.Esta sequencia didática será desenvolvida em cinco aulas, como apresenta-se no exemplo a seguir,tendo o CONTO DE FADAS como gênero textual estudado.
1ª AULA: PRÁTICA DE LEITURA
Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.
Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos prévios que os alunos tem em relação ao gênero estudado.No caso do CONTO,é preciso identificar quais histórias a turma já conhece/quais são as suas preferidas/etc.
Leitura feita pelo professor: Ex.: O Patinho Feio,A princesa e a Ervilha(Hans Christian Andersen).
O professor deve organizar a sala de aula para a contação e histórias,de modo a torná-la agradável,proporcionando momentos mágicos de leitura.Os alunos podem ser organizados em um semicírculo para que todos tenham acesso as imagens.O contador de histórias deve ser dinâmico e fazer uso de diferentes estratégias para contação de histórias(teatro de fantoches/caixa mágica/avental/bonecos,etc).Estes recursos serão fundamentais para que a turma desenvolva o prazer pelo mundo da leitura.
Leitura feita pelos alunos: Ex.:João e Maria,A Bela e a Fera,A Gata Borralheira("Contos de Kinder und Hausmaerchen"/Irmãos Grimm)
O professor deverá organizar um varal literário apresentando livros de contos infantis,permitindo assim que que cada aluno faça sua própria escolha de leitura
2ª AULA: LÍNGUA ORAL
Após a leitura de diversos CONTOS pela turma, deve-se promover uma roda de conversa onde os alunos possam se expressar em relação às histórias;o professor deve apresentar uma breve biografia sobre os principais autores (Hans Christian Andersen,Irmãos Grimm,etc) e permitir que a turma faça perguntas sobre eles.Por último, e não menos importante, deve-se promover uma discussão sobre as características do gênero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclusões como:
3ª AULA: LÍNGUA ESCRITA
Nesta aula será preciso organizar situações em que os alunos sejam convidados a utilizar a escrita; algumas atividades com elementos da história podem ser significativas, como:
4ª AULA: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Após a leitura e o estudo de algumas CONTOS, os alunos terão subsídios básicos necessários para a produção de textos de própria autoria atendendo as características do gênero proposto.Os desenhos da crianças não devem ser esquecidos nesta etapa,pelo contrário,devem ser incentivados e valorizados para que o aluno também compreenda a ilustração como um gênero textual extraverbal.
5ª AULA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
O professor deve orientar os alunos sobre a estrutura adequada do texto e nortear atividades que os façam refletir sobre a melhor apresentação possível de suas produções.
SISTEMATIZAÇÃO
Os textos produzidos pela turma devem ser expostos e compartilhados em um mural na sala de aula.Ao final de cada sequencia didática com um gênero textual o professor deverá arquivar em um portfólio individual o material produzido pela turma. As cinco aulas aqui apresentadas podem ser trabalhadas com vários gêneros previstos no planejamento anual do professor.É importante aproximar as produções textuais às práticas sociais de leitura e escrita vivenciadas pelos alunos, como a escrita de uma lista de compras, um bilhete ou uma carta, sempre evidenciando a funcionalidade do gênero.
SUGESTÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS
A cada etapa,os textos produzidos pela turma devem ser selecionados pelo professor para a composição de uma coletânea de textos apresentando a diversidade de gêneros textuais estudados na escola.Outras atividades podem ser realizadas ao final do trabalho,como: sarau literário com dramatizações, leitura e contação de histórias para as demais turmas da escola de algumas das produções dos alunos;entrega de um exemplar da coletânea de textos a cada aluno/autor da turma e à biblioteca da escola;noite de autógrafos(evento realizado com intuito de valorizar e incentivar a leitura e a produção de textos pelas crianças com a presença de toda a comunidade escolar).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / MEC/SEF; Brasília, 1998.
KAUFMAN, Ana M.e RODRIGUEZ, M. Helena. Escola, leitura e produção de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artemed, 2002.
A avaliação ocorrerá de forma contínua analisando as competências(ler,ouvir,conhecer e produzir) desenvolvidas pelos alunos durante a sequência didática.
O portfólio também se constitui um rico instrumento de avaliação,pois apresenta os avanços de cada aluno em relação às práticas de leitura e produção de texto.
Quatro estrelas 41 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/02/2016
Cinco estrelasmaravilhoso conteúdo amei nota 1000,se possivel gostaria de receber mais idéias de outros assuntos para sala de aula obrigado.
24/08/2015
Quatro estrelasGostei muito, é bem interessante para trabalhar em sala de aula.
08/04/2015
Cinco estrelasesse trabalho demonstra ser excelente e me deu uma ajuda imensa pois sou prof reponsavel pela sala de leitura da minha escola e vou aplicar esse projeto la. mto obrigado
25/02/2015
Cinco estrelasMuito boa essa sequência... Vai me ajudar bastante. Parabéns!!! Plano de aula perfeito.
24/02/2015
Cinco estrelasamei oseu trabalho,excelente.
11/02/2015
Cinco estrelasMuito bom professor, gostei muito do seu trabalho, mesmo eu sendo uma aluna, mas admirei muito, e vou copiá-lo pois preciso fazer uma pesquisa sobre a DIVERSIDADE DOS GÊNEROS TEXTUAIS.
11/11/2014
Cinco estrelasExcelente trabalho.parabéns!
02/11/2014
Cinco estrelasexcelente gostei muito !
02/10/2014
Cinco estrelasexcelente
18/06/2014
Cinco estrelasMuito interessante o seu planejamento. Parabéns pela iniciativa. Nossos professores precisam muito de boas práticas pedagógicas para tornar as aulas de Língua portuguesa uma verdadeira prática social de linguagem.
22/05/2014
Cinco estrelasexcelente
19/05/2014
Cinco estrelasGostei, excelente! Orientação muito boa para despertar o interesse dos gêneros em sala de aula.
16/04/2014
Cinco estrelasParabéns Professor, a formação do leitor crítico está presente em todas as suas aulas.
13/03/2014
Cinco estrelasótimo ,muito bom.
02/02/2014
Cinco estrelasamei suas explicações sobre os gêneros textuais e como trabalhar com os educandos as atividades relacionadas gostei de tudo e da sua prática com os objetos simples utilizado para ensinar
30/12/2013
Cinco estrelasAdorei me orientou como devo fazer com a minha turma. Obrigada!
09/12/2013
Cinco estrelasMuito bom o entendimento e de grande relevância pra meu estudo e pesquisa. Obrigada.
27/11/2013
Cinco estrelasPARABÉNS!ADOREI
02/11/2013
Cinco estrelasmuito bom, gostei e vou fazer com minhas crianças, sei que irá contribuir muito para minhas práticas pedagógica.
02/11/2013
Cinco estrelasExcelente!!
06/09/2013
Cinco estrelasGostei muito de seu roteiro de aula. Acredito também, como você, que através do lúdico podemos ensinar muito mais e com melhores resultados nas séries iniciais .
01/09/2013
Cinco estrelasAulas com muitas criatividades e principalmente usando o lúdico, espetacular as sugestões de como trabalhar gêneros textuais. Eu amei todas as aulas. Parabéns!!!
27/08/2013
Cinco estrelasAchei simplismente maravilhoso, um sucesso.
14/08/2013
Quatro estrelasPARABÉNS ESSE PROJETO E MUITO RICO E PODE GERAR EXELENTES RESULTADOS.
04/06/2013
Cinco estrelasBelíssimo trabalho!! adoreeei, também trabalho com gêneros textuais, na minha opinião é uma forma muito interessante de chamar a atenção de nossas crianças, e também a maneira mais prática de se trabalhar lúdicamente.Conseguir vários avanços com minha turma de 2º ano depois que comecei a trabalhar com os gêneros.
28/04/2013
Cinco estrelasGostei aula e das atividades desenvolvidas, bem atrativas. Parabéns!
27/04/2013
Cinco estrelasesse projeto está muito bem organizado e estruturado. parabéns!
27/04/2013
Cinco estrelasOlá,colegas professores! Fico feliz por contribuir com a prática pedagógica de nobres educadores de diferentes regiões do nosso país.Obrigado pelos comentários,eles são incentivo para continuarmos promovendo intervenções significativas em nossasa escolas.
13/04/2013
Cinco estrelasOlá! sua aula serviu como base e inspiração para o nosso trabalho de artes. Obrigada por partilhar conosco e sucesso em suas aulas maravilhosas. Deus o abençoe!
12/04/2013
Quatro estrelasMUITA APRENDIZAGEM COM SIGNIFICATIVA! PARABENS!!
14/09/2012
Cinco estrelasExcelente trabalho! Atividades inestimáveis para a criança. O hábito de ouvir com atenção durante os anos escolares cria habilidades de bem ouvir e tem grandes possibilidades para triunfar em seus empreendimentos individuais e sociais. Creio que a criança deve, desde o infantil, aprender a ouvir a fim de que nas séries posteriores, possam estar preparadas para as atividades de ouvir para aprender.
31/07/2012
Quatro estrelasPARABENS É UM EXCELENTE TRABALHO
21/10/2011
Quatro estrelasAdorei... Super interessante esse seu roteiro.
28/05/2011
Cinco estrelasParabéns professor!!!!!!! Sucesso...
15/03/2011
Cinco estrelasProfessor Parabéns! por este trabalho táo importante. Que bom fazer parte da comunidade escolar que voce participa.
15/03/2011
Cinco estrelasSeu trabalho foi espetacular, continui assim que você vai longe e seus alunos dependem dessa prática tão significativa. Parabéns!
01/03/2011
Cinco estrelasExcelente, cada vez mais acredito na escola pública, onde encontramos professores comprometidos com a aprendizagem significativa desenvolvendo belíssimos trabalhos. Com certeza, os alunos adoraram estas aulas. Parabéns.
27/02/2011
Cinco estrelasAdorei seu projeto. Bem abrangente e com atividades possíveis de serem realizadas, comprovando que a dedicação sempre é recompensada com o sucesso dos trabalhos apresentados pelas crianças.
09/02/2011
Quatro estrelasAdorei suas atividades.
25/01/2011
Cinco estrelasaplausos pelo belíssimo trabalho. Como voce, eu acredito em quem acredita em educação. Também trabalho com gêneros textuais.
21/01/2011
Cinco estrelasRivaldo, Gostei muito do seu trabalho. Essa maneira lúdica de ensinar faz com que essas crianças dispertem o gosto e interesse pela leitura e escrita tornando-se leituras e escritoras competentes. Parabéns!