29/10/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
O tema trabalha com o imaginário popular e coletivo, valoriza a oralidade e a memória da comunidade.
Atividade 1- Você já ouviu histórias de assombração?
Resgatar junto à turma quais os contos populares da sua cidade, município ou região. Perguntar quem conhece um conto de assombração e registrar em tabela na sala de aula. Saber o que sentiram quando ouviram o conto. Em seguida pedir que cada um desenhe o conto que conhece. Para casa, pesquisar com os pais e pessoas mais velhas da família quem conhece um conto de assombração, pedir que escrevam o conto e enviem para a escola. Durante a semana, o professor pode ir lendo as histórias diariamente.
Atividade 2- Vovô e vovó contavam histórias
Faça um levantamento com a turma para identificar se o vovô ou a vovó gostam de contar histórias e se poderiam vir à escola fazer uma contação para a turma. Após decidir coletivamente quem virá à escola, devem produzir um convite para a vovó ou vovô escolhido. Solicite que o aluno leve o convite até seu avô/avó e aguarde a resposta. No dia da visita, ao receber o avô/avó, deve apresentá-lo à turma e faz algumas questões para um conhecimento inicial: por que o senhor(a) gosta de contar histórias? Quem contava histórias para o/a senhor(a)? Peça ao visitante que conte uma história de assombração. Estimule a turma para ouvir com atenção e envolvimento. Por fim, agradeça à visita e turma desenha a história contada.
Atividade 3- Eu conto a história e você com seu travesseiro
Escolha uma das histórias de assombração que as famílias enviaram. Prepare um ambiente de suspense na sala de aula ou em outro espaço mais adequado, com lençóis e travesseiros pelo chão ( peça que cada criança traga um travesseiro para a escola). Tente "reproduzir" um ambiente que lembre um quarto de dormir e se possível, deixe o ambiente com pouca luz. Quando todos estiverem sentados ou deitados com seus travesseiros, inicie a contação da história, criando momentos de suspense durante o desenvolvimento da história. Ao final, pergunte a cada um o que sentiu ao ouvir a história, acolha as crianças que expressarem medo, convença que "é só uma história", que não é realidade. O professor deve escolher bem o conteúdo da história, pois a mesma pode desencadear momentos de susto, medo, porém de forma moderada e saudavel. A história de assombração só deve ser contada para crianças a partir de cinco anos de idade e que estejam mostrando o interesse por elas.
Contos para o professor escolher e contar.
http://www.alzirazulmira.com/mula.html
http://www.alzirazulmira.com/chiquinho.html
Texto de informação
Ao final do estudo:
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
22/09/2011
Quatro estrelasEu acho que a aula foi boa mais a professora poderia contar histórias de terror