Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CONTOS DE TRADIÇÃO

 

03/11/2010

Autor e Coautor(es)
Andréa Morais Diniz
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar o repertório de leitura de contos tradicionais;
  • Recontar contos tradicionais;
  • Reescrever contos tradicionais.
Duração das atividades
2 a 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há pré-requesitos.

Estratégias e recursos da aula

O estilo escolhido será das lendas brasileiras. Nossas lendas podem ser situadas pela  origem pela região. Por exemplo, lendas da região: norte, nordeste, centro oeste, sudeste e sul. Nas lendas do norte, a maioria é de origem indígena, como as lendas: a Iara, a Vitória Régia, o Boitatá, o Muiraquitã, entre outras.

Atividade 1- Ouvir e contar  histórias que expressam a cultura popular.

 1º momento -  Professor escolha previamente um livro que retrate uma lenda brasileira,faz  a leitura do texto escolhido, trabalhando bem a linguagem: vocabulário, entonação de voz, expresões de suspense, alegria, tristeza etc. Ao final, solicita  que alguns recontem a lenda oralmente.

Referência

LEONARDOS, Stella.  Lenda da Vitória-Régia. Literatura Infantil. Editora Villa Rica.  Páginas 15 ISBN 8585831677.

2º momento -  É interessante que as crianças assistam ao vídeo da Vitória-Regia, o professor deve oportunizar outro tipo de comunicação para estimular a imaginação das crianças. Ao terminar de ouvir o video, as crianças discutem a transformação da india em uma flor, o motivo da transformação e recontam utilizando desenho e escrita.  

http://www.youtube.com/watch?v=p-3-SxwDcQk&feature=related     

Atividade 2-  Participar da conversa e vivenciar elementos da cultura popular

1º momento -  Converse com as crianças que no Brasil existe um grupo de pessoas com uma cultura bem diferente da nossa, que são descendentes dos primeiros habitantes do nosso país. Esse povo tem uma explicação mágica para muitas coisas da vida e assim apresenta uma cultura rica em lendas e histórias para explicar os fenômenos da natureza e a própria vida.  

2º momento - Apresente fotos dos povos indigenas e retrate o local da morada desses brasileiros, converse e mostre que eles são povos da floresta e destaque algumas histórias de origem indigena. Faça uma uma busca de recurso que retrate essa cultura. O boitatá demonstra um ser que tenta proteger a natureza da destruição.

Curupira - Vídeo

http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY 

Iara - Vídeo 

http://www.youtube.com/watch?v=UKXFz5OsNmY&feature=related 

Boitatá - música  

http://www.youtube.com/watch?v=SlqfGjpKs8I&feature=related 

O boitatá    (música)

http://www.youtube.com/watch?v=Oo2Mjo29hxg&feature=related

http://4.bp.blogspot.com/_6J7XQv2-Hrw/SLa1HdjKsiI/AAAAAAAAAxQ/eNreryzu2RU/s400/boitata.jpg 

Atividade 3-  Recontar a historia ouvida  

1 º momento - Escolher um dos contos sugeridos ou outro da preferência do professor e contar para as crianças realçando os elementos da história.  Estimular a participação de todos, questionando: como iniciou a história? Quais os personagens? O que aconteceu? Como terminou a história?

Sugestão de livros:

POZZA, V. Lendas e mitos do folclore brasileiro. São Paulo: Rideel. 1991.

MACHADO, A. O boto e seus amigos. Belo Horizonte: Lê. 2005.

2 º momento - Organize as crianças em trio e crie uma sistemática para que uma reconte a história para outras. A criança 1 reconta o inicio da história, a criança 2 reconta o desenvolvimento  e a criança3 reconta o final da história.   

Recursos Complementares
Avaliação

Verificar se o aluno ou aluna:

  1. Identifica caracteríscticas dos contos populares;
  2. Consegue recontar oralmente um dos contos ouvidos na sala de aula;
  3. Reescreve e ilustra contos com criatividade.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.