03/11/2010
Raimunda Ribeiro Will
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de escrita |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Não há pré-requesitos.
O estilo escolhido será das lendas brasileiras. Nossas lendas podem ser situadas pela origem pela região. Por exemplo, lendas da região: norte, nordeste, centro oeste, sudeste e sul. Nas lendas do norte, a maioria é de origem indígena, como as lendas: a Iara, a Vitória Régia, o Boitatá, o Muiraquitã, entre outras.
Atividade 1- Ouvir e contar histórias que expressam a cultura popular.
1º momento - Professor escolha previamente um livro que retrate uma lenda brasileira,faz a leitura do texto escolhido, trabalhando bem a linguagem: vocabulário, entonação de voz, expresões de suspense, alegria, tristeza etc. Ao final, solicita que alguns recontem a lenda oralmente.
Referência
LEONARDOS, Stella. Lenda da Vitória-Régia. Literatura Infantil. Editora Villa Rica. Páginas 15 ISBN 8585831677.
2º momento - É interessante que as crianças assistam ao vídeo da Vitória-Regia, o professor deve oportunizar outro tipo de comunicação para estimular a imaginação das crianças. Ao terminar de ouvir o video, as crianças discutem a transformação da india em uma flor, o motivo da transformação e recontam utilizando desenho e escrita.
http://www.youtube.com/watch?v=p-3-SxwDcQk&feature=related
Atividade 2- Participar da conversa e vivenciar elementos da cultura popular
1º momento - Converse com as crianças que no Brasil existe um grupo de pessoas com uma cultura bem diferente da nossa, que são descendentes dos primeiros habitantes do nosso país. Esse povo tem uma explicação mágica para muitas coisas da vida e assim apresenta uma cultura rica em lendas e histórias para explicar os fenômenos da natureza e a própria vida.
2º momento - Apresente fotos dos povos indigenas e retrate o local da morada desses brasileiros, converse e mostre que eles são povos da floresta e destaque algumas histórias de origem indigena. Faça uma uma busca de recurso que retrate essa cultura. O boitatá demonstra um ser que tenta proteger a natureza da destruição.
Curupira - Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=r2uvjgbcMtY
Iara - Vídeo
http://www.youtube.com/watch?v=UKXFz5OsNmY&feature=related
Boitatá - música
http://www.youtube.com/watch?v=SlqfGjpKs8I&feature=related
O boitatá (música)
http://www.youtube.com/watch?v=Oo2Mjo29hxg&feature=related
http://4.bp.blogspot.com/_6J7XQv2-Hrw/SLa1HdjKsiI/AAAAAAAAAxQ/eNreryzu2RU/s400/boitata.jpg
Atividade 3- Recontar a historia ouvida
1 º momento - Escolher um dos contos sugeridos ou outro da preferência do professor e contar para as crianças realçando os elementos da história. Estimular a participação de todos, questionando: como iniciou a história? Quais os personagens? O que aconteceu? Como terminou a história?
Sugestão de livros:
POZZA, V. Lendas e mitos do folclore brasileiro. São Paulo: Rideel. 1991.
MACHADO, A. O boto e seus amigos. Belo Horizonte: Lê. 2005.
2 º momento - Organize as crianças em trio e crie uma sistemática para que uma reconte a história para outras. A criança 1 reconta o inicio da história, a criança 2 reconta o desenvolvimento e a criança3 reconta o final da história.
Leitura para o professor aprofundar seus conhecimentos e organizar as aulas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Boitat%C3%A1
http://pt.wikipedia.org/wiki/Caipora
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