Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ARTE EFÊMERA - DESENHOS NO AR PINTAM UM NOVO CHÃO

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Estudar a Arte Efêmera e artistas contemporâneos que trabalham com esta linguagem artística;

§  Descobrir possibilidades de pintura sem o uso do pincel e o efeito de desenhos feitos ao ar livre,  tendo o chão como suporte;

§  Estampar o chão da escola com pinturas, através do gesto espontâneo de brincar com tinta líquida dentro de um saco plástico;

§  Refletir sobre o processo pictórico desenvolvido e o resultado plástico obtido.

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

·         Suportes tradicionais para pintura;

·         Arte Contemporânea  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Providencie saquinhos plásticos e  anilina em pó em cores variadas;

Ø  Conduza a sua turma ao pátio da escola;

Ø  Distribua um saquinho plástico para cada aluno e solicite para que encham com água;

Ø  Mostre as cores para que cada um escolha aquela com a qual deseja trabalhar;

Ø  Solicite a produção individual da cor de preferência,  misturando a anilina ao conteúdo do saquinho (água);

Ø  Proponha ao grupo a pintura do chão da escola;

Ø  Fotografe as composições de forma a registrar a pintura.

Processo pictórico com anilina sobre o chão – desenhos no ar

Oficina de Arte para professores da ESEBA-UFU/2000

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Processo pictórico com anilina sobre o chão – desenhos no ar

Oficina de Arte para professores da ESEBA-UFU/2000

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Processo pictórico com anilina sobre o chão – desenhos no ar

Oficina de Arte para professores da ESEBA-UFU/2000

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis

Aula 2   

Ø  Vá com os alunos ao pátio da escola para apreciarem o trabalho;

Ø  Converse sobre a proposta da aula anterior e verifique com o grupo a permanência da pintura sobre o chão durante este período de uma semana. Analise com eles:

*A qualidade das imagens após este período;

*A alteração da cor/tonalidade;

*A interferência do tempo - intempéries (chuva, vento, sol);

*O trânsito de pessoas sobre o chão;

*Se houve a limpeza/higienização deste espaço pelos profissionais responsáveis;   

Ø  Retorne à sala de aula e veja com os alunos as imagens registradas em fotografia, visando à apreciação estetica:

*Como estava a pintura no dia da execução e como está hoje, após uma semana;

Ø  Converse sobre Arte Efêmera. Sugestão: VER AULA DE MINHA AUTORIA NO PORTAL DO PROFESSOR:                    

ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21787    

Ø  Solicite aos alunos para a próxima aula, material (areia, farinha, açúcar, balões de festa...) para trabalharem/construirem uma instalação em Arte Efêmera.   

Aula 3

Ø  Faça uma grande roda e peça aos alunos para colocarem no centro desta, os recursos materiais que trouxeram para a construção da instalação em Arte Efêmera;

Ø  Coloque também os recursos que você selecionou previamente (retalhos de papel, tecido e cordão, sucatas, serragem, retalhos de isopor, madeira, plástico...);

Ø  Discuta/construa com os alunos um projeto coletivo para a instalação:

*O objetivo da instalação (o que revelar – o que se quer discutir/refletir com a comunidade escolar);

*O local para a criação da instalação;

*Os materiais que serão utilizados.

Ø  Construa coletivamente a instalação;

Ø  Solicite a apreciação/o olhar atento à poética coletiva construída;

Ø  Fotografe a proposta instalacional.   

Aula 4

Ø  Vá ao local da instalação e reveja com os alunos todo o processo de construção da instalação;

Ø  Recolha o que restou da instalação e converse novamente sobre as características das propostas artísticas em arte contemporânea com foco na efemeridade destas produções;

Ø  Proponha a avaliação das propostas desenvolvidas com enfoque na Arte Efêmera, retomando as fotografias das 1ª e 3ª aulas;

Ø  Solicite a avaliação oral das propostas desenvolvidas individual e coletivamente no que se refere ao processo criativo e à aprendizagem, visando à autoavaliação.  

Recursos Complementares

COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86).     

Sobre INSTALAÇÃO E ARTE CONTEMPORÂNEA ver aula de minha autoria no Portal do Professor:    

ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO – nova forma de produção artística

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5296 

Avaliação

Sugere-se como avaliação:

*A apreciação da produção poético-visual dos alunos, concebendo-se  a avaliação como processo de construção de conhecimento e saberes efetivos;

*O acompanhamento/verificação do gesto criador, da capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados através do olhar atento do professor e da autoavaliação dos alunos.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.