25/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cultura e diversidade cultural |
§ Estudar a Arte Efêmera e artistas contemporâneos que trabalham com esta linguagem artística;
§ Descobrir possibilidades de pintura sem o uso do pincel e o efeito de desenhos feitos ao ar livre, tendo o chão como suporte;
§ Estampar o chão da escola com pinturas, através do gesto espontâneo de brincar com tinta líquida dentro de um saco plástico;
§ Refletir sobre o processo pictórico desenvolvido e o resultado plástico obtido.
· Suportes tradicionais para pintura;
· Arte Contemporânea
Aula 1
Ø Providencie saquinhos plásticos e anilina em pó em cores variadas;
Ø Conduza a sua turma ao pátio da escola;
Ø Distribua um saquinho plástico para cada aluno e solicite para que encham com água;
Ø Mostre as cores para que cada um escolha aquela com a qual deseja trabalhar;
Ø Solicite a produção individual da cor de preferência, misturando a anilina ao conteúdo do saquinho (água);
Ø Proponha ao grupo a pintura do chão da escola;
Ø Fotografe as composições de forma a registrar a pintura.
Processo pictórico com anilina sobre o chão – desenhos no ar
Oficina de Arte para professores da ESEBA-UFU/2000
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Processo pictórico com anilina sobre o chão – desenhos no ar
Oficina de Arte para professores da ESEBA-UFU/2000
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Processo pictórico com anilina sobre o chão – desenhos no ar
Oficina de Arte para professores da ESEBA-UFU/2000
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Aula 2
Ø Vá com os alunos ao pátio da escola para apreciarem o trabalho;
Ø Converse sobre a proposta da aula anterior e verifique com o grupo a permanência da pintura sobre o chão durante este período de uma semana. Analise com eles:
*A qualidade das imagens após este período;
*A alteração da cor/tonalidade;
*A interferência do tempo - intempéries (chuva, vento, sol);
*O trânsito de pessoas sobre o chão;
*Se houve a limpeza/higienização deste espaço pelos profissionais responsáveis;
Ø Retorne à sala de aula e veja com os alunos as imagens registradas em fotografia, visando à apreciação estetica:
*Como estava a pintura no dia da execução e como está hoje, após uma semana;
Ø Converse sobre Arte Efêmera. Sugestão: VER AULA DE MINHA AUTORIA NO PORTAL DO PROFESSOR:
ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21787
Ø Solicite aos alunos para a próxima aula, material (areia, farinha, açúcar, balões de festa...) para trabalharem/construirem uma instalação em Arte Efêmera.
Aula 3
Ø Faça uma grande roda e peça aos alunos para colocarem no centro desta, os recursos materiais que trouxeram para a construção da instalação em Arte Efêmera;
Ø Coloque também os recursos que você selecionou previamente (retalhos de papel, tecido e cordão, sucatas, serragem, retalhos de isopor, madeira, plástico...);
Ø Discuta/construa com os alunos um projeto coletivo para a instalação:
*O objetivo da instalação (o que revelar – o que se quer discutir/refletir com a comunidade escolar);
*O local para a criação da instalação;
*Os materiais que serão utilizados.
Ø Construa coletivamente a instalação;
Ø Solicite a apreciação/o olhar atento à poética coletiva construída;
Ø Fotografe a proposta instalacional.
Aula 4
Ø Vá ao local da instalação e reveja com os alunos todo o processo de construção da instalação;
Ø Recolha o que restou da instalação e converse novamente sobre as características das propostas artísticas em arte contemporânea com foco na efemeridade destas produções;
Ø Proponha a avaliação das propostas desenvolvidas com enfoque na Arte Efêmera, retomando as fotografias das 1ª e 3ª aulas;
Ø Solicite a avaliação oral das propostas desenvolvidas individual e coletivamente no que se refere ao processo criativo e à aprendizagem, visando à autoavaliação.
COMPOSIÇÃO – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86).
Sobre INSTALAÇÃO E ARTE CONTEMPORÂNEA ver aula de minha autoria no Portal do Professor:
ARTE CONTEMPORÂNEA: A INSTALAÇÃO – nova forma de produção artística
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5296
Sugere-se como avaliação:
*A apreciação da produção poético-visual dos alunos, concebendo-se a avaliação como processo de construção de conhecimento e saberes efetivos;
*O acompanhamento/verificação do gesto criador, da capacidade de apreensão e absorção dos conteúdos e técnicas trabalhados através do olhar atento do professor e da autoavaliação dos alunos.
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