Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


ARTE EFÊMERA - PROJETOS URBANOS NAS PAREDES DA ESCOLA

 

19/09/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elisabet Resende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Apreciação significativa em arte visual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

*Estudar a Arte Efêmera enquanto linguagem da Arte Contemporânea;

*Investigar a efemeridade na produção poética visual dos artistas Vik Muniz e Joseph Beuys;

*Criar projetos urbanos a partir de desenhos de observação e de memória com materiais não convencionais para o desenho;

*Relacionar as atividades propostas com o conteúdo de geografia - espaço e paisagem ao criar poéticas urbanas em desenho;

*Conhecer a parede como suporte para receber experiências artísticas em desenhos e pinturas.

Duração das atividades
• Quatro aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

*Apreciação estética de imagens de obras de arte;

*Arte Contemporânea

*Desenhos urbanos  

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Convide os seus alunos para fazerem aula no Laboratório de Informática munidos de material para registro, como lápis e papel;

 Ø   Informe aos alunos o tema a ser investigado – Arte Efêmera;

Ø  Fale o que é efemeridade. Sugestão:

 EFÊMERO – adj. Passageiro, transitório. (BUENO, Francisco de Oliveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11 ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 389)   

Ø Informe o site para pesquisa virtual:

http://www.itaucultural.org.br/efemera/arte.html    

Ø  Instrua os alunos a seguirem passo a passo os links que o site oferece de modo que registrem individualmente:

- a definição ou o conceito de Arte Efêmera;

- artistas e respectivas obras em Arte Efêmera.  

 Ø  Enquanto os alunos realizam a pesquisa, salve um arquivo com as imagens de obras apresentadas no respectivo site para possibilitar a apreciação estética coletiva na aula seguinte.   

Aula 2

Ø  Proponha para que os alunos socializem as anotações feitas na aula anterior e construam coletivamente um conceito de Arte Efêmera;

Ø  Destaque os nomes dos artistas contemporâneos trazidos  no documentário/site:

*Hélio Oiticica

*Nelson Leirner

*Antônio Manuel

*Lygia Pape

*Artur Barrio            

*Cildo Meireles            

*Umberto Costa Barros  

 Ø  Reflita com os alunos sobre o happening, a performance e a instalação como meios expressivos da arte contemporânea – linguagens de apresentação transitória/efêmera e por isso sempre fotografadas enquanto registro/documentário;

 Ø  Mostre as imagens salvas em arquivo  na aula anterior e realize a apreciação estética das referidas obras, destacando título, autoria, ano de realização, técnica, medida, enfoque;

Ø  Traga para discussão a poética visual dos artistas Vik Muniz e Joseph Beuys, nas obras a seguir:  

Vik Muniz, Double Mona Lisa, manteiga de amendoim e geleia, 1999

http://profstellerdepaula.files.wordpress.com/2010/06/vik-muniz-monalisa.jpg 

Ø  Converse com os alunos:

*Esta obra de Vik Muniz é um retrato?  

*Vocês já viram este rosto em outro contexto? (uma ressignificação da Monalisa de Leonardo da Vinci) ;

 *A obra é um retrato em pintura... você conhece a tinta usada pelo artista? Ou não é tinta?

 *O que parece ser essa “tinta” pastosa aplicada sobre o retrato? (O artista usa elementos não convencionais na sua produção poética. Na obra em questão usa manteiga de amendoim e geleia numa reprodução da famosa Monalisa);

 *Esta obra pode ser exposta em um museu ou galeria?

*Será que o público resistiria em não tocá-la ou não cheirá-la? (Vik fotografa suas obras e expõe tais fotografias e não a obra em si que é efêmera, frágil e de curta duração);

 *Você já trabalhou em arte com algum recurso comestível? Se sim, conte-nos a sua experiência.

Joseph Beuys - Fat chair, 1964 (cadeira com gordura)

 http://www.designboom.com/history/stilllife/08.jpg 

  Ø  Converse com os alunos:

*Como você definiria esta obra? (uma fotografia, uma instalação, um objeto, uma pintura, uma escultura...); Esta obra de Joseph Beuys é um objeto;

 *Você já viu essa imagem em algum lugar?

*O que o artista colocou sobre a cadeira? (espuma, borracha, cera, doce...) - O artista usou cera de abelha: Cadeira com Gordura (1963), como o nome indica, é feita com gordura (cera de abelha), representando a energia calorífica, aplicada como plano inclinado sobre o assento de uma cadeira de cozinha;

 *É uma obra contemporânea?

 *Esta obra pode  ser vista/classificada/concebida como Arte Efêmera? Por quê? (A obra é efêmera porque está exposta aos efeitos de tempo sobre a cera de abelha que pode derreter dependendo da temperatura ambiente);

 *Informe aos alunos que esta  obra ilustra a capa de um livro sobre Joseph Beuys:  

 *Alain Borer, Lothar Schirmer - 1997 - 239 páginas

    http://www.goodreads.com/book/show/396845.The_Essential_Joseph_Beuys   

 Ø  Sugestão para o professor: ·         

Veja com os alunos as aulas do Portal do Professor que trazem mais detalhes sobre os artistas em questão:

 *A importância da relação entre a biografia e os materiais na poética de Joseph Beuys.   

Autoria: Luís Felipe de Souza Carbo  

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5621   

 *Desenho ou ilusão: vamos soltar a imaginação?

 Autoria: Juliana Gomes de Souza Dias

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1969  

Ø  Proponha aos alunos a construção de cartazes com informações sobre os  artistas Joseph Beuys e Vik Muniz.

Sugestão após as investigações:

*Joseph Beuys (Artista alemão - 1921, Krefeld e 1986, Düsseldorf) Beuys é considerado o artista plástico alemão mais importante depois da Segunda Guerra Mundial. Partindo das oposições razão-intuição, frio-calor, ele trabalhou para o restabelecimento da unidade entre cultura, civilização e vida natural, revolucionando as ideias sobre a escultura.

http://www.netsaber.com.br/biografias/ver_biografia_c_102.html   

* Vik Muniz (São Paulo – 1961) é um artista brasileiro. Mora nos EUA desde 1983, onde fez sua 1ª exposição individual em 1989 na Stux Gallery em Nova York. É reconhecido internacionalmente por utilizar a fotografia em suas obras como suporte para experiências que combinam escultura, pintura e desenho, e por agregar novas tecnologias a processos manuais de produção de arte.

Fonte: O que nos resta para além da festa? Ensaio Crítico sobre a obra Sócrates de Vik Muniz – Autoria: Márcia Maria de Sousa

 http://www.nupea.fafcs.ufu.br/pesquisa06.htm  

Aula 3

Ø   Retome os materiais não convencionais usados nas obras dos artistas Vik Muniz e Joseph Beuys (geleia, cera de abelha, manteiga de amendoim);

Ø  Convide os alunos ao pátio para experimentarem um recurso plástico e um suporte não convencionais ao desenho artístico na escola;

Ø  Apresente as paredes da escola como suporte e o giz industrializado (para uso em lousa) como recurso e meio para a proposta;

Ø  Dirija o olhar para o entorno da escola e chame os alunos para observarem a vista urbana que se tem a partir do pátio – enumere com eles as edificações, o paisagismo e os aspectos arquitetônicos presentes ali;

* Aproveite o exercício de observação para sondar os alunos a respeito do que aprenderam no conteúdo de geografia sobre espaço e paisagem urbana;

 Ø  Solicite aos alunos a escolha de um espaço escolar para registrarem seus desenhos, lembrando que estes poderão vir da observação individual do entorno da escola ou de memória, sendo o conjunto das imagens criadas  uma composição única, coletiva;

Ø  Fotografe as produções dos alunos para reflexão na aula seguinte.  

 Aula 4

Ø Reúna os alunos no pátio para apreciação do trabalho realizado na aula anterior;

Ø Pergunte se os desenhos realizados com giz sobre as paredes ainda estão ali – aqui você abre um parênteses, aproveitando para falar de arte efêmera (Por que não estão? Quanto tempo ficaram aqui? Choveu? Ventou muito? Por que não estão mais lá? Lavaram a parede? Será que apagaram?

Ø Apresente o conceito de  efemeridade: Aquilo que é passageiro, frágil, de curta duração. Em arte, aquela proposta artística que pode ser rápida e facilmente destruída, consumida pelo tempo  - vento/chuva  (obras em gelo, areia, papel, giz, carvão), consumida por insetos (obras em açúcar, farinha, doce), etc.

*O que é EFEMERIDADE? – transitoriedade.  (BUENO, Francisco de Oliveira.  Dicionário Escolar da Língua Portuguesa, 11. ed. Rio de Janeiro: FAE, 1984, p. 389).

 Ø   Mostre aos alunos as fotografias da aula anterior, referendando a importância do registro fotográfico para esta linguagem artística, tendo-se em vista a permanência da obra exposta às intempéries do tempo como chuva, sol, frio, calor, bem como a interferência humana, dentre outros;

Projetos urbanos nas paredes da escola - Alunos do 5º Ano 2008 – ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Projetos urbanos nas paredes da escola - Alunos do 5º Ano 2008 – ESEBA/UFU

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

 Ø Fale sobre a curta duração da arte efêmera, geralmente exposta ao tempo, ao trânsito de pessoas e à fragilidade do material utilizado na sua construção;

Ø Conclua as reflexões sugerindo aos alunos para que escrevam individualmente o que é arte efêmera, como pode ser registrada, qual a sensação frente à sua fragilidade e pouca permanência;

Ø Monte um painel onde os alunos possam anexar suas impressões após a socialização dos registros individuais.

Recursos Complementares

 * Composição – arranjo ou disposição de todos os elementos de um quadro, a fim de criar um todo agradável ou satisfatório. (LAMBERT, Rosemary. A Arte do Século XX. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1984, p.86)

* Suporte – Material que serve de base – o papel para o desenho, a tela para a pintura, etc.(SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação. Belo Horizonte: C/Arte: FHC/Fumec, 2002. p.92)

Avaliação

Além das conversas permanentes e autoavaliação, propõe-se a apreciação coletiva das produções artísticas e o processo autoral de cada aluno nas atividades desenvolvidas, verificando os experimentos, a criatividade, o interesse pela descoberta, a aplicação do conteúdo estudado nas construções elaboradas a partir do referencial teórico-plástico proposto, bem como o retorno dos alunos  quanto ao processo desenvolvido e o conhecimento adquirido a partir de tais vivências.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 7 classificações

  • Cinco estrelas 1/7 - 14.29%
  • Quatro estrelas 6/7 - 85.71%
  • Três estrelas 0/7 - 0%
  • Duas estrelas 0/7 - 0%
  • Uma estrela 0/7 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • vanosclei, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO , Goiás - disse:
    vanoscleifferreira@hotmail.com

    26/08/2014

    Quatro estrelas

    Eu achei a aula interessante porque leva o aluno a refletir sobre a imagem diante dele e entender a construção desse objeto artístico através da leitura da imagem. PROFESSOR DE ARTE DA ESCOLA PUBLICA ESTADUAL.


  • vanosclei, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO , Goiás - disse:
    vanoscleifferreira@hotmail.com

    26/08/2014

    Quatro estrelas

    Eu achei a aula interessante porque leva o aluno a refletir sobre a imagem diante dele e entender a construção desse objeto artístico através da leitura da imagem. PROFESSOR DE ARTE DA ESCOLA PUBLICA ESTADUAL.


  • Delma Maria de Morais, Colégio Est de Tempo Integral Horácio Antônio de Paula , Goiás - disse:
    delminhaartes@gmail.com

    30/07/2014

    Quatro estrelas

    Gosto muito de arte contemporânea e com certeza vou utilizar essa sugestão de aula em meu planejamento.


  • carlos eduardo, ieda viana ribeiro , Maranhão - disse:
    carloseduardoribeirodesousa@hotmail.com

    27/04/2013

    Cinco estrelas

    essa arte efemera é a coisa mais enteresante do mundo cara muito bom mesmo


  • Mayara Nayne, Escola de Artes SP , São Paulo - disse:
    ma_nayne@hotmail.com

    17/06/2011

    Quatro estrelas

    Muito bom!! Adorei o projeto!


  • Telmah Rodrigues, SME, Parnamirim, RN , Rio Grande do Norte - disse:
    telmahrodrigues@hotmail.com

    16/03/2011

    Quatro estrelas

    Certamente estas aulas mostraram aos alunos a importância de manter um lugar limpo e agradável. No momento que eles passam a fazer parte do lugar em vivem, contribuindo com o mesmo eles o valorizam melhor. Parabéns professora!


  • maria de jesus bertoldi, Escola Estadual Bom Jesus-en fundamental , Paraná - disse:
    belilabertoldi@seed.pr.gov.br

    15/10/2010

    Quatro estrelas

    Gostei dessa aula, muito importante para que os muros da escola permaneçam limpos, somente com a arte estampada.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.