25/11/2010
Elizabet Rezende de Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Final | Artes | Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais |
§ Pesquisar o movimento artístico Fovismo e o seu contexto;
§ Conhecer algumas obras do repertório plástico do artista Henri Matisse e realizar projetos em desenho, a partir da apreciação de obras do artista;
§ Construir uma proposta coletiva em pintura a partir do referencial teórico-plástico estudado, enfatizando as cores fortes e o contorno negro das figuras.
*Noções Básicas de Desenho;
*Noções básicas de navegação na internet para pesquisa virtual;
*Exercícios em pintura;
*Contato com imagens de obras para apreciação e fruição estéticas.
Aula 1
Ø Pesquise com os alunos no Laboratório de Informática, referências sobre o movimento artístico FOVISMO, o artista Henri Matisse e suas obras deste período. Sugestão:
Henri Matisse - Pintor francês 31/12/1869, Le Cacteau, Picardy (França) - 03/11/1954, Nice (França)
A OBRA DE MATISSE SE DESTACA PELA RIQUEZA CROMÁTICA
http://educacao.uol.com.br/biografias/henri-matisse.jhtm
HENRI MATISSE – UM DOS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO FAUVISMO
- No começo de sua carreira artística seguiu um estilo tradicional;
- A partir de 1907, passou a pintar dentro do estilo fauvista;
- Usou a cor como destaque principal de suas obras;
- Utilizou-se de formatos variados em suas obras;
- Usou a simplificação e a exclusão de detalhes em suas pinturas;
- Buscou passar equilíbrio e tranqüilidade em suas obras, trabalhando a organização estrutural das mesmas;
- Trabalhou, em alguns quadros, com a sensação de bidimensionalidade, eliminando a profundidade, usando a mesma intensidade cromática em suas obras.
http://www.suapesquisa.com/biografias/henri_matisse.htm
O ESTETA DA SIPLICIDADE E DA COR
http://mestres.folha.com.br/pintores/08/ (principais obras)
Mais sobre HENRI MATISSE, ver aula de minha autoria no portal do professor (imagem do artista e obras):
DANÇA DA CIRANDA com Matisse e Portinari
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948
Ø Solicite aos alunos o arquivamento das informações coletadas em CD ou pendrive.
Aula 2
Ø Retome os arquivos salvos na aula anterior e proponha ao grupo a construção de um texto informativo sobre a importância de Matisse para o Fovismo e as características desse movimento artístico;
Ø Socialize os textos com a turma, solicitando a alguns voluntários a leitura oral;
Ø Destaque as informações mais importantes e comuns aos textos.
Aula 3
Ø Apresente imagens de obras de autoria de Henri Matisse para apreciação do grupo. Sugestão:
Retrato de Delectorskaya del Lydia, el artista secretaria" Henri Matisse
http://es.wahooart.com/A55A04/w.nsf/Opra/BRUE-5ZKCPX
Femme au Chapeau (Mulher com Chapéu), 1905, Museu de Arte Moderna de São Francisco
http://www.suapesquisa.com/biografias/henri_matisse.htm
Ø Retome com os alunos as características das obras de artistas fauvistas, conhecidos também como “les fauves” e solicite a busca destas indicações nas obras em questão (cores vibrantes / imagens com contorno definido e negro);
Ø Solicite projetos gráficos em forma de desenho em papel sulfite e canetão hidrográfico.
Aula 4
Ø Promova na turma a criação de painéis coletivos em pintura com características fovistas;
Ø Eleja na turma alguns projetos gráficos entre todos elaborados na aula anterior para a ampliação e pintura;
Ø Disponibilize papelão em tamanho grande, tinta guache em cores variadas, vasilhas com água, pincéis e papel toalha;
Ø Coloque os painéis para secar.
Aula 5
Ø Proponha a aplicação de cera pastosa incolor sobre as pinturas em guache, produzindo a impermeabilização do trabalho;
Ø Aguarde alguns instantes, distribua escovas ou tecido velho - seco e limpo para a lustração dos trabalhos, promovendo brilho e acabamento;
Ø Convide os alunos a montarem uma exposição com as produções poéticas em pintura com guache encerado;
Ø Promova a apreciação estética dos trabalhos entre os alunos-autores e os transeuntes (comunidade escolar).
Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão
Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão
Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão
Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão
Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão
Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão
Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009
Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis
FOVISMO - Movimento realizado por um grupo de pintores franceses (Matissse, Derain, Rouault, Dufy, Vlaminck e Braque) que expuseram no Salão de Outono de 1905, em Paris, ficando conhecido como les fauves (os animais selvagens). Seus trabalhos caracterizavam-se pela utilização de cores puras e vigorosas, salientadas por pinceladas diretas e fortes, visando plasmar a emoção do artista. A busca da expressão emocional através da cor aproxima da estética fovista do Expressionismo que ocorreu na Alemanha na mesma época. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação, Editora C/Arte: Belo Horizonte, 2002, p. 86).
Propõe-se como avaliação:
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!