Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FOVISMO – CORES FORTES E O CONTORNO NEGRO DAS FIGURAS

 

25/11/2010

Autor e Coautor(es)
Soraia Cristina Cardoso Lelis
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Pesquisar o movimento artístico Fovismo e o seu contexto;

§  Conhecer algumas obras do repertório plástico do artista Henri Matisse e realizar projetos em desenho, a partir da apreciação de obras do artista;

§  Construir uma proposta coletiva em pintura a partir do referencial teórico-plástico estudado, enfatizando as cores fortes e o contorno negro das figuras.  

Duração das atividades
• Cinco aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

*Noções Básicas de Desenho;

*Noções básicas de navegação na internet para pesquisa virtual;

*Exercícios em pintura;

*Contato com imagens de obras para apreciação e fruição estéticas.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Ø  Pesquise com os alunos no Laboratório de Informática, referências sobre o movimento artístico FOVISMO,  o artista Henri Matisse e suas obras deste período. Sugestão:   

Henri Matisse - Pintor francês 31/12/1869, Le Cacteau, Picardy (França) - 03/11/1954, Nice (França)  

A OBRA DE MATISSE SE DESTACA PELA RIQUEZA CROMÁTICA

 http://educacao.uol.com.br/biografias/henri-matisse.jhtm   

   

HENRI MATISSE – UM DOS PRINCIPAIS REPRESENTANTES DO FAUVISMO

- No começo de sua carreira artística seguiu um estilo tradicional;

- A partir de 1907, passou a pintar dentro do estilo fauvista;  

- Usou a cor como destaque principal de suas obras;

- Utilizou-se de formatos variados em suas obras;

- Usou a simplificação e a exclusão de detalhes em suas pinturas;

- Buscou passar equilíbrio e tranqüilidade em suas obras, trabalhando a organização estrutural das mesmas;

- Trabalhou, em alguns quadros, com a sensação de bidimensionalidade, eliminando a profundidade, usando a mesma intensidade cromática em suas obras.

http://www.suapesquisa.com/biografias/henri_matisse.htm        

 

O ESTETA DA SIPLICIDADE E DA COR          

http://mestres.folha.com.br/pintores/08/  (principais obras)    

Mais sobre HENRI MATISSE, ver aula de minha autoria no portal do professor (imagem do artista e obras):

DANÇA DA CIRANDA com Matisse e Portinari

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9948    

Ø  Solicite aos alunos o arquivamento das informações coletadas em CD ou pendrive.   

Aula 2

Ø  Retome os arquivos salvos na aula anterior e proponha ao grupo a construção de um texto informativo sobre   a importância de Matisse para o Fovismo e as características desse movimento artístico;

Ø  Socialize os textos com a turma, solicitando a alguns voluntários a leitura oral;

Ø  Destaque as informações mais importantes e comuns aos textos.    

Aula 3   

Ø  Apresente imagens de obras de autoria de Henri Matisse para apreciação do grupo. Sugestão:

Retrato de Delectorskaya del Lydia, el artista secretaria" Henri Matisse

http://es.wahooart.com/A55A04/w.nsf/Opra/BRUE-5ZKCPX    

Femme au Chapeau (Mulher com Chapéu), 1905, Museu de Arte Moderna de São Francisco            

http://www.suapesquisa.com/biografias/henri_matisse.htm   

Ø  Retome com os alunos as características das obras de artistas fauvistas, conhecidos também como “les fauves” e solicite a busca  destas indicações nas obras em questão (cores vibrantes / imagens com  contorno definido e negro);

Ø  Solicite projetos gráficos em forma de desenho em papel sulfite e canetão hidrográfico.   

Aula 4   

Ø  Promova na turma a criação de painéis coletivos em pintura com características fovistas;

Ø  Eleja na turma alguns projetos gráficos entre todos elaborados na aula anterior para  a ampliação e pintura;

Ø  Disponibilize papelão em tamanho grande, tinta guache em cores variadas, vasilhas com água, pincéis e papel toalha;

Ø  Coloque os painéis para secar.   

Aula 5

Ø  Proponha a aplicação de cera pastosa incolor sobre as pinturas em guache, produzindo a impermeabilização do trabalho;

Ø  Aguarde alguns instantes, distribua escovas ou tecido velho - seco e limpo para a lustração dos trabalhos, promovendo brilho e acabamento;

Ø  Convide os alunos a montarem uma exposição com as produções poéticas em pintura com guache encerado;

Ø  Promova a apreciação estética dos trabalhos entre os alunos-autores e os transeuntes (comunidade escolar).    

Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão             

Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009             

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão             

Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009             

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão             

Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009             

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão             

Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009             

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão             

Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009             

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Composição plástica coletiva em guache encerado sobre papelão            

Alunos 6º Ano ESEBA-UFU/2009             

Fonte: Acervo e autoria Soraia Lelis  

Recursos Complementares

FOVISMO - Movimento realizado por um grupo de pintores franceses (Matissse, Derain, Rouault, Dufy, Vlaminck e Braque) que expuseram no Salão de Outono de 1905, em Paris, ficando conhecido como les fauves (os animais selvagens). Seus trabalhos caracterizavam-se pela utilização de cores puras e vigorosas, salientadas por pinceladas diretas e fortes, visando plasmar a emoção do artista. A busca da expressão emocional através da cor aproxima da estética fovista do Expressionismo que ocorreu na Alemanha na mesma época. (SANTOS, Denise. Orientações Didáticas em Arte Educação, Editora C/Arte: Belo Horizonte, 2002, p. 86).

Avaliação

Propõe-se como avaliação:

  • o acompanhamento de um processo e não a síntese de um resultado;
  • a troca contínua e efetiva de experiências;
  • a autoavaliação.
Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.