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Semana de 1922: o início do modernismo brasileiro

 

07/02/2011

Autor e Coautor(es)
Bruno Viveiros Martins
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Letícia Oliveira Goulart; Lígia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Artes Arte Visual: Contextualização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Contextualizar a Semana de Arte Moderna de 1922 ao cenário político, econômico e cultural de São Paulo. 2- Os principais artistas que integraram o movimento modernista brasileiro e suas respectivas obras. 3- A herança deixada pela Semana de Arte Moderna de 1922 na arte brasileira.  

Duração das atividades
Cinco aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o aluno tenha conhecimento sobre as mudanças econômicas e sociodemográficas decorrentes da expansão do café em São Paulo, bem como o processo de urbanização e industrialização da cidade no início do século XX.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula: O professor poderá iniciar a aula com o vídeo Mário de Andrade reinventando o Brasil  (Disponível em: http://midiaseducacao-videos.blogspot.com/2006/05/mario-de-andrade-reiventando-o-brasil.html). O filme mostra o que foi a Semana de Arte Moderna, apresentando seus antecedentes e desdobramentos. Será interessante que, neste primeiro momento, o professor contextualize o evento, dando maior atenção aos elementos que permitiram o seu florescimento. Com base no conhecimento prévio dos alunos e nas informações veiculadas no vídeo, os alunos deverão reconstituir o painel social e político de São Paulo no início do século XX. As respostas deverão ser dadas em voz alta para que haja maior interação entre a turma. Os alunos também deverão enumerar os personagens mencionados no vídeo. Sugerimos que o professor trace junto com eles um perfil dos principais nomes do modernismo brasileiro. O professor poderá propor aos alunos uma pesquisa rápida sobre alguns dos artistas mencionados nos vídeos, para discussão na próxima aula, a partir de estudos nos sites abaixo.    

Sugestão: Sugerimos que, nesta primeira aula, o filme seja exibido até 22min e 55s. O restante do filme, que aborda os desdobramentos da obra de Mário de Andrade, será melhor aproveitado se exibido na terceira aula.    

 Segunda aula: A pesquisa solicitada na aula anterior poderá servir de introdução para a segunda aula. Os alunos poderão apresentar as informações que levantaram com a pesquisa e, no restante da aula, o professor poderá aprofundar-se na Semana de Arte Moderna. No laboratório de informática, os alunos poderão coletar imagens dos evento, fotos dos participantes e as principais obras expostas.  Estas imagens deverão ser projetadas no Power-point e a partir delas os alunos deverão levantar discussões mediadas pelo professor.  Poderão ser abordados temas como a proposta estética e conceitual do movimento, as diferentes vertentes do Movimento Modernista Brasileiro (Movimento Pau-Brasil, Movimento Verde Amarelo e Grupo Anta,  e Movimento Antropofágico) e seus integrantes, e a importância da Semana de Arte Moderna.

O professor poderá apresentar as imagens para ilustrar momentos importantes do movimento Sugestão de Imagens:

 Programa da Semana de Arte Moderna  (Imagem disponível em: http://www.febf.uerj.br/pesquisa/images_semana/semana_jornal.JPG)br/pesquisa/images_semana/semana_jornal.JPG).

 Integrantes do Movimento Modernista de São Paulo (Imagem disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_skKmCzMMcl0/StzP-c9y81I/AAAAAAAAABk/bzlNse20cq8/s320/Semana+de+Arte+Moderna.png

 

 Abaporu, de Tarsila do Amaral (Imagem disponível em: http://fernandasouza.files.wordpress.com/2007/11/abaporu.jpg) obs: O professor poderá discutir o significado

A partir das imagens os alunos poderão identificar os participantes do movimento e levantar discussões sobre as propostas estéticas e conceituais das principais obras                                                    

Este também será um bom momento para apresentar a poesia modernista aos alunos. O professor poderá selecionar um trecho de cada uma das obras mais representativas; em seguida, com a turma dividida em grupos, cada equipe se responsabilizará pela leitura e discussão de um trecho. Finda a discussão, os grupos deverão apresentar suas conclusões, promovendo um debate entre toda a turma. Sugerimos trechos dos seguintes poemas e manifestos: Os sapos,  de Manuel Bandeira (Disponível em: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/sapos.htm);   Ode ao Burguês, de Mário de Andrade (Disponível em http://www.horizonte.unam.mx/brasil/mario4.html); Manifesto da Poesia Pau Brasil, de Oswald de Andrade (Disponível em http://www.lumiarte.com/luardeoutono/oswald/manifpaubr.html); e  O Espírito Moderno, de Graça Aranha (Disponível em http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/PreModernismo/Graca_Aranha_O_Espirito_Moderno_trecho.htm

Terceira aula: Na terceira aula, o professor poderá retomar ao vídeo “Mário de Andrade: reinventando o Brasil”. A partir do vídeo, poderá explorar os projetos de Mário de Andrade e Oswald de Andrade, os dois maiores expoentes do movimento. As informações do filme poderão ser enriquecidas pela leitura do livro Macunaíma, de Mário de Andrade (Disponível em http://books.google.com.br/books?id=DMVOgT8RXFUC&printsec=frontcover&dq=macuna%C3%ADma&hl=pt-BR&ei=F3euTKS1GsP48AbQs8DqBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCoQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false), e do   Manifesto Antropofágico, de Oswald de Andrade (Disponível em http://www.lumiarte.com/luardeoutono/oswald/manifantropof.html). Os alunos poderão desenvolver um debate seguido de um trabalho escrito, individual ou em grupo, discutindo o projeto nacionalista de Mário de Andrade e o movimento antropofágico de Oswald de Andrade.          

Quarta aula: Será interessante que a quarta aula aborde a herança deixada pelo modernismo nas artes brasileiras. O professor poderá discutir a reapropriação do Manifesto Antropofágico pela Tropicália. A questão poderá ser levantada a partir da canção Tropicália, de Caetano Veloso (Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=CkydG29xWUU). Outro ponto importante a ser discutido é a retomada, pelo então ministro da Cultura, Gilberto Gil, do antiprojeto do IPHAN, planejado por Mário de Andrade. A discussão pode ser feita a partir da leitura do discurso de Gilberto Gil na comemoração dos 70 anos do IPHAN (Disponível em http://www.cultura.gov.br/site/2007/11/29/discurso-do-ministro-gilberto-gil-na-cerimonia-de-celebracao-dos-70-anos-do-iphan/) . A abordagem de ambos os temas deve ser seguida de uma discussão com os alunos.          

Quinta aula: A quinta aula deverá ser destinada à síntese das informações desenvolvidas anteriormente. Os alunos poderão desenvolver em grupo portfolios com imagens de obras, trechos de poesia e fotografias que contextualizem o período, capas de livros, etc. A aula deve privilegiar a capacidade criativa dos alunos e a sua capacidade de reproduzir visualmente o conteúdo ensinado nas aulas.  

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação deverá ser feita a cada aula. Todas as aulas envolvem atividades: debate, escrita ou arte visual. A avaliação deverá verificar o envolvimento e a participação do aluno, o acabamento dos trabalhos e o domínio do conteúdo.  

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