Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


MANGUE: FONTE DE SOBREVIVÊNCIA.

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Analisar o mangue como fonte de sobrevivência da população que vive da pesca;
  • Entender a importância do mangue para manter a vida da sua diversidade;
  • Entende que o lixo e as substâncias tóxicas colocadas nos mangue prejudicam a sobrevivência das espécies e a saúde humana.  
Duração das atividades
2 AULAS DE 40 MINUTOS CADA.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- O mangue como fonte de sobrevivência.

Estratégias e recursos da aula

1ª Atividade: A importância do mangue.

1º Momento: Professor, de início, pergunte as crianças em que os pais delas trabalham. Faz-se uma listagem destes trabalhos. Por exemplo: para sobreviver o pai de Luisa trabalha como professor, a mãe de Arthur lava roupa, o pai de Pedro é jardineiro etc. Fala-se que: como os pais de algumas crianças da sala sobrevivem trabalhando de... outras pessoas sobrevivem da pesca no mangue, vivem disso. Negociam o que pescam ou se alimentam daquilo que pescam. Por isso a necessidade de preservar este mangue para que estas populações possam ter seus alimentos. Professor, você poderá trazer algumas reportagens que falem da preservação do mangue para ler com as crianças na sala.

Sugestão: http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=24064  

2º Momento: Professor, retome Aula 4 – Preservação dos mangues na parte dos vídeos que falam de preservação. As crianças poderão ver vídeos e depois fazer no grande grupo uma discussão sobre os problemas que assolam os manguezais. Poderá se listar estes problemas. Pedir que as crianças sugiram soluções para estes problemas.

3º Momento: Sugira que as crianças elaborem uma carta para o prefeito da cidade, pedindo ajuda na preservação deste ambiente. Primeiro, fale sobre o gênero textual carta, se possível mostre uma e a leia para que todos ouçam. Em seguida, que elementos poderão ser colocados nela para que alerte o prefeito da cidade para que venha a se mobilizar para preservar os mangues. Junto com seus alunos elabore a carta, falando do estudo sobre os mangues, um alerta sobre os problemas causados pela não preservação do mangue e sugestões / soluções que a turma achou para os problemas.

Em seguida, o professor pode marcar uma audiência com o prefeito ou secretário da cidade e num ato simbólico as crianças podem entregar esta carta aos responsáveis, exigindo uma melhoria da situação dos manguezais caso tenha na sua cidade. Caso não tenha, poderá está chamando atenção para outros problemas relacionados a sua cidade. Ex: poluição dos rios etc.  

4º Momento: Professor tome como base os problemas que as crianças listaram sobre o mangue e solicite que construam um painel, alertando sobre esta situação. Os alunos podem visitar o mangue e tirar fotos deste ambiente poluído, como também, pesquisar em livros, revistas, jornais e até na internet gravuras que retratem esta realidade.

Fonte:

 http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1065&bih=548&tbs=isch%3A1&sa=1&q=polui%C3%A7%C3%A3o+manguezal&btnG=Pesquisar&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai= 

5º Momento: Professor traga  para sala de aula algumas charges e solicite qua os alunos façam uma leitura interpretativa destacando a temática de que está tratando.

 Fonte:  http://emersonfialho.wordpress.com/2007/11/25/preocupacao-com-o-nosso-mangue-poluicao/ 

http://eusoumaiseu-moranguinhos.blogspot.com/ 

A partir da observação, procure saber que tipo de figuras são essas. O professor inicialmente fala do que seja a charge e de suas características podendo-as comparar com outras. Em seguida as crianças se colocam sobre o que elas viram/observaram nas duas cenas e você registra suas falas.

Por fim, as crianças poderão com base no que estudaram nesta aula criar sua própria charge.

Recursos Complementares
Avaliação

Avaliar se as crianças conseguiram:

- Apropriar-se da importância do mangue como fonte de sobrevivência;

- Compreender a importância do mangue para manter a vida da sua diversidade;

- Compreender que o lixo e as substâncias tóxicas colocadas nos mangue prejudicam a sobrevivência das espécies e a saúde humana.    

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.