24/11/2010
Raimunda Porfírio Ribeiro Will
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Natureza |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Lugar e paisagem |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
- O mangue como fonte de sobrevivência.
1ª Atividade: A importância do mangue.
1º Momento: Professor, de início, pergunte as crianças em que os pais delas trabalham. Faz-se uma listagem destes trabalhos. Por exemplo: para sobreviver o pai de Luisa trabalha como professor, a mãe de Arthur lava roupa, o pai de Pedro é jardineiro etc. Fala-se que: como os pais de algumas crianças da sala sobrevivem trabalhando de... outras pessoas sobrevivem da pesca no mangue, vivem disso. Negociam o que pescam ou se alimentam daquilo que pescam. Por isso a necessidade de preservar este mangue para que estas populações possam ter seus alimentos. Professor, você poderá trazer algumas reportagens que falem da preservação do mangue para ler com as crianças na sala.
Sugestão: http://www.adital.com.br/site/noticia2.asp?lang=PT&cod=24064
2º Momento: Professor, retome Aula 4 – Preservação dos mangues na parte dos vídeos que falam de preservação. As crianças poderão ver vídeos e depois fazer no grande grupo uma discussão sobre os problemas que assolam os manguezais. Poderá se listar estes problemas. Pedir que as crianças sugiram soluções para estes problemas.
3º Momento: Sugira que as crianças elaborem uma carta para o prefeito da cidade, pedindo ajuda na preservação deste ambiente. Primeiro, fale sobre o gênero textual carta, se possível mostre uma e a leia para que todos ouçam. Em seguida, que elementos poderão ser colocados nela para que alerte o prefeito da cidade para que venha a se mobilizar para preservar os mangues. Junto com seus alunos elabore a carta, falando do estudo sobre os mangues, um alerta sobre os problemas causados pela não preservação do mangue e sugestões / soluções que a turma achou para os problemas.
Em seguida, o professor pode marcar uma audiência com o prefeito ou secretário da cidade e num ato simbólico as crianças podem entregar esta carta aos responsáveis, exigindo uma melhoria da situação dos manguezais caso tenha na sua cidade. Caso não tenha, poderá está chamando atenção para outros problemas relacionados a sua cidade. Ex: poluição dos rios etc.
4º Momento: Professor tome como base os problemas que as crianças listaram sobre o mangue e solicite que construam um painel, alertando sobre esta situação. Os alunos podem visitar o mangue e tirar fotos deste ambiente poluído, como também, pesquisar em livros, revistas, jornais e até na internet gravuras que retratem esta realidade.
Fonte:
5º Momento: Professor traga para sala de aula algumas charges e solicite qua os alunos façam uma leitura interpretativa destacando a temática de que está tratando.
Fonte: http://emersonfialho.wordpress.com/2007/11/25/preocupacao-com-o-nosso-mangue-poluicao/
http://eusoumaiseu-moranguinhos.blogspot.com/
A partir da observação, procure saber que tipo de figuras são essas. O professor inicialmente fala do que seja a charge e de suas características podendo-as comparar com outras. Em seguida as crianças se colocam sobre o que elas viram/observaram nas duas cenas e você registra suas falas.
Por fim, as crianças poderão com base no que estudaram nesta aula criar sua própria charge.
Leitura de aprofundamento do professor
Avaliar se as crianças conseguiram:
- Apropriar-se da importância do mangue como fonte de sobrevivência;
- Compreender a importância do mangue para manter a vida da sua diversidade;
- Compreender que o lixo e as substâncias tóxicas colocadas nos mangue prejudicam a sobrevivência das espécies e a saúde humana.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!