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Conhecendo nossa Circulação

 

17/11/2010

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ser humano e saúde
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer como acontece a circulação sanguínea humana; Relacionar a circulação sanguínea com outras funções vitais. Reconhecer a importância da circulação para o transporte de líquidos, nutrientes, dentre outros. Diferenciar veias e artérias. Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.

Duração das atividades
3 horas/aula
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ser capazes de reconhecer Células e suas principais funções, além de compreender a constituição do sangue e suas funções no organismo. A aula abaixo, de autoria de nossa equipe, poderá ajudar a compreender melhor alguns aspectos: Ouvindo as batidas do coração: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15927 (consultado em 13/10/10, às 19h23min). 

Estratégias e recursos da aula

Introdução: uma abordagem para o professor

SISTEMA CIRCULATÓRIO

A função básica do sistema circulatório é a de levar material nutritivo e oxigênio às células e delas carregar os produtos do seu metabolismo até os órgãos que vão utilizá-los ou eliminá-los. Para efetuar estas trocas de forma eficiente, o sistema circulatório é um sistema fechado, sem comunicação com o exterior, constituído por tubos, no interior dos quais circulam líquidos. Estes são o sangue e a linfa. Os tubos são os vasos. Conforme o líquido que neles circula é denominado de sanguíneos ou de linfáticos. Para que estes líquidos possam circular através dos vasos, há um órgão central, o coração, que funciona como uma bomba contrátil-propulsora. Certos componentes do sangue e da linfa são células produzidas pelo organismo nos chamados órgãos hemopoiéticos, representados pela medula óssea, pelo baço e pelo timo.

Em síntese o sistema circulatório pode ser dividido em sistema sangüíneo composto por artérias, veias, capilares e coração e em sistema linfático, formado por capilares linfáticos, coletores linfáticos e linfonodos.

SISTEMA CIRCULATÓRIO SANGÜÍNEO

Vasos sanguíneos

Os vasos condutores do sangue são as artérias, as veias e os capilares sanguíneos. As artérias são os vasos que transportam o sangue do coração para as outras partes do corpo. Distribuem-se por praticamente todo o corpo, iniciando por grandes troncos que vão se ramificando progressivamente.

Os capilares sanguíneos são vasos microscópicos que se situam entre as últimas ramificações das artérias e as origens das veias. Neles se processam as trocas entre o sangue e os tecidos. Sua distribuição é quase universal no corpo, sendo rara sua ausência, como ocorre na epiderme, na cartilagem hialina, na córnea e no cristalino. As veias são os vasos que transportam o sangue do corpo ao coração.

As veias recebem numerosas tributárias e seu calibre aumenta à medida que se aproximam do coração, exatamente o oposto do que ocorre com as artérias, nas quais o calibre vai diminuindo à medida que emitem ramos e se afastam do coração. De acordo com sua localização em relação às camadas do corpo, as veias são classificadas em superficiais e profundas. Na superfície interna de muitas veias existem pregas membranosas, de forma semilunar, geralmente aos pares, denominadas válvulas, as quais, por direcionarem o fluxo sangüíneo, contrabalançam a ação da gravidade, desfavorável à circulação nas veias de trajeto ascendente. Assim, nas veias dos membros as válvulas são comuns, enquanto na cabeça e pescoço são ausentes ou vestigiais.

Coração

O órgão central do sistema circulatório repousa sobre o diafragma, situa-se posteriormente ao esterno e tem dos seus lados os pulmões e a pleura. As relações do coração com a parede torácica anterior variam conforme a posição do diafragma, o biótipo do indivíduo, o tamanho e a forma do coração. Entretanto, pode-se dizer que no indivíduo vivo o coração in situ, geralmente, tem o seu maior eixo dirigido póstero-anteriormente, para a esquerda e inferiormente.

Anatomia externa             

O coração tem forma aproximadamente piramidal. O coração é dividido em duas metades por um septo dirigido obliquamente, e cada uma das metades apresenta duas cavidades, ou câmaras denominadas de átrio e ventrículo.             

As quatro câmaras estão situadas, aproximadamente, num mesmo plano horizontal e, portanto, quando o sangue flui do átrio para o ventrículo, ele o faz também num plano quase horizontal. Duas veias cavas, superior e inferior, que trazem o sangue venoso da circulação sistêmica para o coração, desembocam no átrio direito, superior e inferiormente, formando a maior parte de suas paredes superior e inferior.             

Do átrio direito o sangue passa para o ventrículo direito através da abertura de comunicação entre as duas câmaras. Impelido pela contração do ventrículo direito o sangue é lançado no tronco pulmonar.

O sangue oxigenado que retorna do pulmão para o coração é trazido pelas veias pulmonares que desembocam no átrio esquerdo. Do átrio esquerdo o sangue oxigenado passa ao ventrículo esquerdo e, impelido pela contração da musculatura ventricular esquerda, é lançado na aorta que o distribui na circulação sistêmica.

Adaptado de: http://www.icb.ufmg.br/mor/anatoenf/sistema_circulatorio.htm (consultado em 13/10/10, às 20h45min).    

Estratégia   

Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:

Os alunos poderão atingir os objetivos propostos através de discussões entre eles, atividades práticas de observação da anatomia do coração, percepção das batidas do coração, e observação de modelo de circulação, além de leitura de texto e visualização de vídeos sobre o assunto.   

Como o professor irá ativar esse processo:

O professor ativará este processo por meio do incentivo às discussões entre os alunos, apresentação de atividades práticas de observação e experimentação, além de leitura de texto e exibição de vídeos sobre o assunto.   

Atividade Prática 1: Observando a circulação             

Professor, num primeiro momento da aula, inicie com uma atividade prática de observação de modelo de circulação sanguínea. Este modelo poderá ser confeccionado por você anteriormente, levando já pronto para os alunos observarem, ou você poderá sugerir que os próprios alunos montem os modelos, em grupos. Para a montagem de um modelo, você precisará providenciar:   

Materiais necessários:             

- Bomba de borracha

Retirado de: http://iimanature.com/wp-content/uploads/2009/11/VE01011-150x150.jpg (consultado em 13/10/10, às 20h59min).   

- Mangueira de aquário

Retirado de: http://www.ecomarine.com.br/images/mangueira%20cristal_.jpg (consultado em 13/10/10, às 21h).      

- Anilina vermelha

- Vasilha

- Água   

Modo de preparar:

Encaixe a bomba em uma das extremidades da mangueira e coloque a outra ponta na vasilha com água e anilina e bombeie o liquido. Peça que os alunos observem que a água só se movimenta pelo cano quando acionamos a bomba. Nesta atividade, o que representa o coração? E os vasos sanguíneos? E o sangue? Deixe os alunos pensarem a respeito.   

Atividade Prática 2: Ouvindo o coração             

Professor, após o desenvolvimento da atividade prática 1, prepare junto à turma mais uma atividade prática, desta vez para que os alunos ouçam os corações dos colegas. Para esta atividade você precisará de:   

Materiais necessários:

- 02 Funis

- 30 cm de mangueira de aquário

- Relógio digital ou cronômetro   

Modo de preparar:

Encaixe os funis um de cada lado da mangueira. Separe a turma em duplas e explique que um dos componentes da dupla irá colocar uma ponta do lado do coração, e o outro componente colocará a outra ponta no ouvido. Faça a atividade com todos os alunos e peça que eles observem o que acontece. Troque as funções de cada dupla, de forma que todos os alunos possam ouvir o coração do colega. Em qual lado do corpo nosso coração fica? Depois peça que cada aluno observe quantas vezes o coração do colega bateu em 30 segundos (use o relógio digital ou cronômetro). Cada um deverá anotar os dados.

Retirado de: http://www.prof2000.pt/users/gracsantos/NetMag/Imag_Exp/som7.gif (consultado em 13/10/10, às 21h10min).    

Atividade Prática 3: Observando um coração             

Professor, após o desenvolvimento da atividade prática 2, realize com a turma uma terceira atividade prática, em que os alunos observarão a anatomia do coração de galinha. Para esta atividade, leve a turma para o laboratório de ciências, ou prepare adequadamente a sala de aula para a realização da prática. Providencie os seguintes materiais:

Materiais necessários:

- Corações de galinha

- Luvas

- Vasilhas

- Aventais

- Pinças   

Modo de preparar:

Divida a turma em pequenos grupos e entregue em cada grupo um coração de galinha numa vasilha. Oriente os alunos a usarem aventais, para não se sujarem, além de luvas para tocar nas peças. Peça que os alunos observem o coração de galinha, seu tamanho e forma e imaginem o animal. Por que este coração é tão pequeno? O nosso coração poderia ser deste tamanho? Se abrirmos o coração, o que teremos por dentro? Quais as funções do coração? Deixe os alunos se expressarem, e peça que os grupos anotem as observações que fizerem.   

Discutindo o assunto

Após o término das atividades práticas, leve os alunos de volta à sala de aula para discussões acerca do que aprenderam.

Instigue-os a discutir entre eles o que observaram nas atividades práticas: quem é a bomba da atividade 1? Por que ela é importante? Quando ouvimos as batidas do coração, o que está acontecendo com o sangue na verdade? Discuta com os alunos a importância do coração ao impulsionar o sangue pelo corpo, instigue-os a pensar que o sangue leva para as células nutrientes e oxigênio e sem isso elas morreriam. As batidas do coração indicam os impulsos que ele realiza e que quando estão muito lentos ou estão acelerados geram problemas.

Como é o coração do ser humano? Será que ele é semelhante ao coração da galinha? Tem o mesmo tamanho? Desempenha as mesmas funções? Por que ele é dividido internamente em câmaras? Nos animais como os peixes o coração é diferente: ele não é dividido, assim o sangue que sai dos pulmões, rico em oxigênio, se mistura com o sangue que veio do corpo. No caso dos mamíferos, como nós, isso não ocorre. Nosso coração é dividido em quatro câmaras, e assim o sangue que veio do corpo, sem oxigênio e nutrientes, não se mistura ao sangue do pulmão, cheio de oxigênio. Para o coração conseguir impulsionar o sangue para todo o corpo, ele tem que ser feito de quê? A musculatura do coração é muito forte, pois ele precisa enviar sangue para todas as partes do corpo, e sem este trabalho todas as células morreriam.             

Mostre para os alunos algumas figuras de sistema circulatório:   

Sistema circulatório humano

Retirado de: http://3.bp.blogspot.com/_rjOsDvMwj0o/SQifZPVEO0I/AAAAAAAABkg/CabN3-TiPxk/s400/circulacao.jpg (consultado em 15/10/10, às 16h47min).  

Coração humano

Retirado de: http://1.bp.blogspot.com/_S7Qz9a3DX6s/SeJx4bC_GsI/AAAAAAAAAmw/kQnK8OGyVyY/s400/1_coracao.jpg (consultado em 15/10/10, às 16h48min).    

Texto para os alunos:             

Professor, após as discussões acerca das atividades práticas, entregue para a turma um texto informativo sobre a circulação sanguínea. Peça que cada aluno faça uma leitura individual em casa, grifando as partes mais importantes. Como tarefa, peça que eles ensinem para um familiar o que aprenderam sobre a circulação sanguínea, e façam um resumo no caderno sobre os aspectos mais importantes.   

Por que o sangue circula pelo corpo?

Em geral, é apenas quando nos cortamos que nos damos conta da existência do sangue. Talvez por isso muita gente não goste de ver esse líquido vermelho. Mas como ele é importante! No sangue, encontramos nutrientes gerados pelos alimentos que comemos, células que defendem o nosso organismo de doenças, oxigênio obtido com a respiração... Se o sangue ficasse parado, somente uma parte do nosso corpo desfrutaria de tudo o que ele tem a oferecer. Mas ainda bem que não é isso que acontece: o sangue circula por todo o nosso organismo, percorrendo intrincados caminhos.

Repare na região dos seus pulsos e também na dobra do seu cotovelo... Não há ali finas linhas azuis? Elas são pequenos tubos, chamados vasos sangüíneos, por onde passa o sangue. Há muitos deles espalhados pelo nosso corpo: os que vemos nos pulsos e na dobra do cotovelo são veias (vasos sanguíneos que chegam ao coração trazendo o sangue), mas há também as artérias (vasos sanguíneos que saem do coração, levando o sangue aos tecidos) e os capilares (vasos tão finos quanto fios de cabelo). Junto com o coração, os vasos sanguíneos formam o sistema circulatório.

É o sistema circulatório que faz com que o sangue percorra o nosso organismo por completo, permitindo que o oxigênio e os nutrientes transportados por ele cheguem a todas as regiões. Afinal, é o coração que bombeia o sangue, colocando-o em movimento, enquanto os vasos sanguíneos servem de caminho para esse precioso líquido...

No entanto, o sangue não só faz esse trabalho de entrega de oxigênio e nutrientes para diferentes partes do corpo, como também realiza outro: recolhe das células tudo o que elas não precisam mais. Para cumprir essas duas funções, porém, esse precioso líquido vermelho precisa percorrer um longo caminho, que começa e termina no coração.

O coração é dividido em partes, como se fossem cômodos de uma casa. Podemos imaginá-lo como uma casa de dois andares. A parte superior é dividida entre os átrios direito e esquerdo; e a inferior, entre os ventrículos direito e esquerdo (veja o desenho ao lado). Vamos acompanhar a trajetória do sangue a partir do momento em que ele sai do coração pelo ventrículo direito?

Nesse momento, o sangue quase não carrega oxigênio: traz mais gás carbônico e substâncias descartadas pelas células, pois acabou de chegar do seu “passeio” pelo corpo. Por isso, segue pelas artérias até os pulmões. Nesse órgão, ele troca o gás carbônico por muito oxigênio e volta ao coração. Entra pelo átrio esquerdo, segue para o ventrículo esquerdo e sai pela artéria aorta em direção ao resto do corpo, para recomeçar o seu trabalho: entregar oxigênio e nutrientes a cada célula, recolher o que elas não precisam mais...   

Todo esse trajeto, possível graças ao trabalho do sistema circulatório, é justificado porque o sangue tem papel fundamental para que possamos sobreviver. Todos os animais possuem um sistema circulatório, mas ele pode ser mais simples do que o nosso nos peixes, anfíbios e répteis, embora também seja essencial para suas vidas.

Disponível em: http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2006/171/por-que-o-sangue-circula-pelo-corpo/?searchterm=células (consultado em 13/10/10, às 21h28min).    

Ferramentas tecnológicas – Atividades Visuais:             

Professor, após as atividades com o texto, apresente para a turma alguns vídeos sobre o assunto, para que sistematizem os conhecimentos que construíram. Depois de assistirem, cada um deverá fazer no caderno um desenho sobre a circulação sanguínea, demonstrando o que aprenderam na aula.   

Corpo Humano - 04 O Coração (1 de 3) -http://www.youtube.com/watch?v=x4G7D7dez0Y&feature=related (consultado em 13/10/10, às 21h29min).    

Corpo Humano - 04 O Coração (2 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=JIN19fF0yS8&feature=related (consultado em 13/10/10, às 21h30min).    

Corpo Humano - 04 O Coração (3 de 3) - http://www.youtube.com/watch?v=-QGYtDfXZtg&feature=related (consultado em 13/10/10, às 21h31min).    

ATLAS DO CORPO HUMANO - O CORAÇÃO 01/03 - http://www.youtube.com/watch?v=3UbXXg-CJRI&feature=related (consultado em 13/10/10, às 21h32min).    

ATLAS DO CORPO HUMANO - O CORAÇÃO 02/03 - http://www.youtube.com/watch?v=EfJIqD2TOgg&feature=related (consultado em 13/10/10, às 21h33min).    

ATLAS DO CORPO HUMANO - O CORAÇÃO 03/03 - http://www.youtube.com/watch?v=phwKBqkPhws&feature=related (consultado em 13/10/10, às 21h34min). 

Recursos Complementares

            Professor, abaixo seguem alguns recursos complementares, que poderão ser usados na aula, caso julgue necessário:  

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/corpo-humano-e-saude/quem-manda-no-coracao/?searchterm=células (consultado em 13/10/10, às 21h35min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/105/colocando-o-dedo-na-ferida/colocando-o-dedo-na-ferida-0/?searchterm=células (consultado em 13/10/10, às 21h36min).    

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/eventos-festas-e-exposicoes/bate-coracao/?searchterm=células (consultado em 13/10/10, às 21h37min). 

Avaliação

Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.

Divida a turma em grupos e proponha a cada grupo que confeccione um modelo para representar o coração. Os grupos não poderão ter as mesmas ideias, devendo, portanto, consultar o que os outros grupos estão confeccionando. Além disso, o modelo deverá ser diferente daquele feito na aula. Dê aos grupos alguns dias para esta atividade.

Depois do tempo necessário, peça que cada grupo apresente para o restante da turma o seu modelo, explicando como funciona o coração. Convide outros alunos de outras turmas para assistirem às apresentações também. Desta forma, o trabalho dos alunos será divulgado, e você conseguirá avaliar se a turma conseguiu atingir os objetivos da aula.

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