Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Produção de texto: noções de herói medieval e herói moderno

 

04/01/2011

Autor e Coautor(es)
ANA GRAZIELA CABRAL
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana de Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Diferenciar o herói moderno do herói medieval;
  2. Pensar implicações contextuais que podem influenciar essas definições;
  3. Produzir um texto inserindo o herói medieval no contexto moderno;
  4. Diferenciar diferentes textos literários;
  5. Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao contexto sociocultural de produção da obra literária.
Duração das atividades
5 aulas de 50 minutos cada (250 minutos)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor, antes de dar início às aulas é importante conceituar o que se entende por Medieval e Moderno. Portanto, você pode propor uma parceria ao professor de História de seus alunos para que, em conjunto com ele, seja preparada uma aula inicial falando das principais características do período Medieval e Moderno. Assim, eles compreenderão com mais facilidade os conceitos que envolvem o percurso que esse herói fará na história até os dias atuais.

Estratégias e recursos da aula

_________________________________________________________________________________________________________

1ª AULA     

 

Professor, para iniciar essa aula é fundamental que sejam fornecidas informações aos alunos sobre o conceito de heroísmo a ser trabalhado nessa sequência de aulas. O conceito de herói nasce a partir da Idade Média e é associado à cavalaria, trazendo também influências da antiga sociedade Grega. Na cavalaria os homens eram treinados para proteger seus feudos e precisavam ser bem formados, proficientes na arte da guerra, nos estudos, no governo, nas letras e até na arte da sedução. Por representarem a segurança da nação, eles se passavam por heróis aos olhos dos cidadãos comuns do feudo. Representava a força, a coragem e a determinação, típicas de um herói. Na literatura a cavalaria se transforma em um verdadeiro mito, representada por seus bravos cavaleiros.

A fim de exemplificar essas afirmações iniciais, professor, recomenda-se que seja mostrado aos alunos o filme O Rei Arthur http://www.youtube.com/watch?v=sK88iqIfQAQ –  acesso em 18/10/2010.

http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL164692-7084,00-FAMOSOS+POSAM+COMO+PERSONAGENS+DA+DISNEY.html - acesso em 19/10/2010.

A partir dele, os alunos deverão construir, por escrito, um retrato com a descrição do Herói Medieval, caracterizando-o. Na mesma linha, professor, para que você tenha mais opções de filmes, caso não encontre o primeiro sugerido, indica-se ainda a saga de As crônicas de Nárnia, que também encerram a noção de heroísmo na figura de seus personagens.

Filme: http://www.youtube.com/watch?v=kke29z6YiiA&feature=fvsr        ---- -   

- acesso em 19/10/2010.

Livro: http://www.submarino.com.br/produto/1/1090367/imaginario+em+as+cronicas+de+narnia,+o  - acesso em 19/10/2010.

Uma última sugestão, na linha das novelas de cavalaria, é o filme As Brumas de Avalon, que também conta a saga do Rei Arthur, mas de um ponto de vista mais místico.

Filme: http://www.youtube.com/watch?v=Ec_Mewb9-h0&feature=related  - acesso em 20/10/2010.

O importante é que o filme resulte numa produção dessa definição escrita que os próprios alunos construirão sobre a figura do herói ao estilo medieval. Aproveite o ensejo para ensinar técnicas de descrição à turma, já que o que eles deverão fazer é justamente uma descrição sobre o herói. Para que fique mais fácil falar aos alunos sobre as técnicas de descrição, sugere-se as aulas dos links abaixo, que trazem exemplos e explicações.

 

Logo que os alunos terminarem as produções, que fizerem as suas descrições sobre o que assimilaram da figura do herói medieval, eles deverão fazer as apresentações de cada trabalho. Sugere-se que a cada leitura, você, professor, vá registrando no quadro todas as observações diferentes que cada um acrescentar à figura do herói. Com essas estratégias, ficarão explícitas no quadro as características desse personagem, mesmo aos alunos que não tenham conseguido fazer grandes observações. Por último, os textos criados podem ser expostos em varal na sala de aula ou no pátio.

     

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

2ª AULA

 

Agora que os alunos já tiveram uma noção de onde se originou o conceito de herói, professor, é hora de levá-los a compreender a evolução que essa figura tão emblemática alcançou na literatura. Fale nessa aula sobre o herói do século XX, um indivíduo, em geral, problemático, que vive atormentado por sua condição humana e cuja grande demonstração de heroísmo está no fato de conseguir sobreviver na sociedade atual. Vê-se como exemplo desse comportamento a personagem Macabéia, de A hora da Estrela, escrito por Clarice Lispector. Tem-se também o personagem Fabiano, de Vidas Secas, do autor Graciliano Ramos. A proposta agora é que, baseando-se na leitura de fragmentos de um desses livros, ou dos dois, como você preferir, professor, os alunos escrevam, ainda em duplas, uma comparação entre o herói medieval e o novo herói representado por Fabiano e Macabéia. Escolha fragmentos do livro que ressaltem bem a posição dos protagonistas. Se fosse possível que toda a turma tivesse tempo para ler as duas obras completas, tanto melhor. Para escrever a comparação os alunos poderão ter como base o texto escrito na aula anterior sobre o herói medieval. Além disso, explique-os que para fazer uma boa comparação, eles deverão fazer questionamentos entre as duas obras, como quais as semelhanças existentes entre os dois protagonistas, Macabéia e Fabiano e o Rei Arthur e quais as principais diferenças;  

Terminadas as produções escritas, você, professor, pode sugerir que as duplas troquem os seus textos, de forma que uma dupla leia o texto da outra e faça sugestões de modificação tanto em relação ao conteúdo, quanto em relação aos erros gramaticais. Então, a turma que produziu o texto deverá corrigi-lo, modificando o que foi sugerido.

As produções finais podem ser inseridas no blog da turma, seguidas de imagens que os alunos poderão escolher em uma aula de laboratório paralela. O importante é que os textos possam ser visualizados por outras pessoas.

  

_______________________________________________________________________________________________________________________

3ª AULA

 

Professor, nessa aula os alunos conhecerão o herói sobre uma nova perspectiva. O herói satirizado e cujas características são ironizadas. Como exemplo desse modelo de heroísmo, mostre aos alunos o vídeo abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=SIaAjLpVDLc – acesso em 19/10/2010, que trata-se de um episódio do Chapolin Colorado Poucas Trancas e Super San.   

http://www.minhaserie.com.br/novidades/845--chapolin-colorado-vai-virar-filme/ - acesso em 19/10/2010.

Assim que os alunos assistirem, mostre um novo vídeo,  http://www.youtube.com/watch?v=stdO0QTJ6sI – acesso em 19/10/2010, do Capitão Caverna – episódio Corrida de Cavalos.   

Então, questione:   

O que os alunos conseguem perceber em comum entre os personagens dos dois vídeos assistidos?

Tanto o Chapolin Colorado quanto o Capitão Caverna são super-heróis atrapalhados, que quando conseguem resolver algum problema, contam mais com a sorte ou com a ajuda de alheios do que com sua própria esperteza. A famosa frase “Oh, quem poderá me defender?”, recebe como respostas a presença de um herói que foge aos padrões físicos e intelectuais do herói tradicional.   

E, pensando no que já compreenderem sobre heroísmo, o que pode ser dito sobre o perfil desses personagens?   

Os alunos devem fazer menção ao fato de que, ao contrário do perfil do herói tradicional, que demonstra virilidade, força e que representa a salvação dos mais fracos, o Chapolin Colorado e o Capitão Caverna demonstra um herói frágil e ridicularizado. A função de ambos agora é ser motivo do riso e do escárnio dos outros.

Prossiga com o debate, professor, dando espaço para que os alunos falem mais. Enquanto o debate acontece, peça aos alunos que registrem no caderno os pontos que forem levantados.     

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

4ª AULA

 

 Professor, agora que os alunos já compreenderam o percurso seguido pela figura do herói desde a Idade Média, proponha a eles que façam uma produção. Eles deverão ser divididos em duplas e, primeiramente, devem pensar em um personagem que abarque as características do herói medieval, com sua cortesia, sua aptidão para a luta armada, as guerras, a montaria, sua função de dominar a nação feudal. Após a criação do personagem com todas as suas características, cada dupla escreverá uma narrativa em que o personagem com todas as características medievais será inserido no nosso cotidiano moderno. A forma como isso acontecerá deve ser pensada pelos alunos. O ambiente em que ele surgirá, a forma como isso acontecerá, tudo isso deve ser planejado pela dupla. Destine essa aula para a organização das ideias e a escrita do texto. Oriente os alunos e faça a revisão dos mesmos assim que forem concluídos.

 

_____________________________________________________________________________________________

5ª AULA

 

Agora professor, a proposta que é seja selecionado o melhor texto da turma. Faça uma triagem inicial dos textos e então, monte uma equipe de professores para selecionar o melhor. Após a seleção, toda a turma deve ser dividida e organizada com a finalidade de produzirem uma peça teatral a partir do texto da dupla vitoriosa. Os alunos deverão se responsabilizar pela adaptação do texto para a linguagem teatral, pela montagem do cenário, organização, ensaio das falas, figurino etc.

Quando tudo estiver montado, a saga do herói tradicional em um tempo moderno pode ser apresentada às pessoas da escola, ou aos pais dos alunos. Filme a peça e divulgue-a no blog da escola ou da turma.

_______________________________________________________________________________________________________________________

Recursos Complementares

Professor, algumas indicações de leitura que podem ser feitas aos alunos para complementar essa aula, são:

A demanda do Santo Graal – Uma obra francesa de autoria desconhecida que conta a saga do Rei Arthur e dos cavaleiros da Távola Redonda. Essa é uma obra riquíssima, mas pode não ser tão interessante, pois sua tradução encontra-se em português arcaico, tornando a leitura um pouco cansativa.

Além dela, existem os livros sobre As brumas de Avalon, que também trata da saga dos heróis da Távola Redonda, mas de uma maneira mais mística, assim como sugere o filme.

Sobre a ridicularização do herói, também indica-se como literatura complementar um dos Clássicos da Literatura Universal, Dom Quixote, de Miguel de Cervantes. http://pt.wikipedia.org/wiki/Dom_Quixote - acesso em 19/10/2010.

Avaliação

Professor, avalie a capacidade dos alunos de fazer inferências e de extrapolar os conhecimentos a eles fornecidos. Note sua capacidade de argumentação em relação aos debates feitos em sala e a facilidade de organização de ideias.

Em relação às suas produções escritas, observe se escrevem com coerência e coesão, se usam pertinentemente recursos ortográficos e gramaticais da língua.

Observe, por último, sua performance durante a apresentação da peça teatral, sua capacidade de organização do evento e a disposição para o trabalho coletivo e grupal.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.