Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Revolução Tecnológica e Transformações Geográficas

 

02/02/2011

Autor e Coautor(es)
BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo José Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender que o espaço geográfico é construído historicamente pela ação humana mediada pelas técnicas.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos relacionados aos processos de revoluções científicas e tecnológicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), esta aula está inserida no contexto de trabalho das Revoluções Tecnológicas e produção do espaço geográfico. É importante que o aluno compreenda que o fenômeno técnico é exclusividade humana com a qual transformamos nossa realidade espacial e a nós mesmos. Todo o trabalho é baseado na obra de Santos (1997), a partir de noções como formas e funções, fixos e fluxos. Para que a aula aconteça é necessário que o professor solicite, em momento anterior, que cada aluno leve para a sala de aula o objeto que considere o mais importante em sua vida, seja por qualquer razão.  Cada uma das aulas deverá estar estruturada em momentos subseqüentes:

 

 

AULA 1

 

 

Momento 1: O(A) professor(a) entrega o material impresso com a letra da música "A televisão", de Chico Buarque (disponível em http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85828/), e a turma realiza sua audição.

Momento 2: Cada aluno apresenta o objeto que considera o mais importante em suas vidas, apresentando justificativas e respondendo a seguinte questão:

 

“O seu objeto é tão importante para você quanto a televisão o é para as pessoas apresentadas na música?”

 

Todos os colegas da turma são convidados a debater sobre as opiniões de cada apresentação.

 

Momento 3: Os alunos deverão realizar uma leitura do texto abaixo, analisar as imagens e, na sequência, responder as questões encaminhadas:

 

 

O Paleolítico compreende o período que vai desde a origem do homem até 12 a 10 mil a.C. Nesta fase, o homem passou a utilizar a pedra lascada como instrumento principal. Isso foi de suma importância, pois é a partir desse momento que o mesmo passa a se diferenciar dos outros animais, usando sua capacidade racional para produzir suas próprias ferramentas.

Outro fator que marcou esse período da história foi o domínio do fogo. Se não fosse o calor do fogo, o homem não sobreviveria em um clima tão frio, já que essa fase foi marcada por intensas glaciações. Além do mais, isso permitiu um maior domínio sobre os animais e uma melhor condição de vida, uma vez que podia usar o fogo para assar a carne de animais. (...).

 

Disponível em http://www.historiadetudo.com/paleolitico.html

Instrumentos utilizados durante o Período Paleolítico:

 

Objetos - paleolítico 2                                                                                                          Objetos - paleolítico

                                                                           http://www.extrafix.com.br/informacoes_uteis_historia_ferramenta.php                                                                                            http://bloghistorico7.wordpress.com/page/3/

 

 

                 

 

O Neolítico, também denominado de Idade da Pedra Polida, é um período da Pré-História que compreende o espaço de tempo entre 12000 a.C. e 4000 a.C. O nome “Idade da Pedra Polida” é dado em referência ao fato de que, neste período, o homem aprendeu a polir a pedra e a fabricar instrumentos mais eficientes, como machados, lâminas de corte, serras, etc.

Neste período, o homem deu um dos passos mais importantes para seu desenvolvimento ao descobrir a agricultura. Assim, encontrou uma nova forma diferente e relativamente não-esgotável de obter alimentos, deixando de ser nômade para ser sedentário, ou seja, que possui um uma residência fixa. Os primeiros grupos e aldeias foram criados pertos dos rios, visto que as terras dessa região eram mais férteis.

(...).

O homem desenvolveu técnicas de tecelagem e moagem. Também descobriu a roda e a tração animal, facilitando bastante sua vida. Uma vantagem desses avanços tecnológicos foi a utilização de roupas de lã negra e de pele de cabra.

(...).

Disponível em http://www.historiadetudo.com/neolitico.html

Instrumentos utilizados durante o Período Neolítico:

 

Objetos - neolítico                                                                                                                   Objetos - neolítico 2

 

                                                    http://andreawisney.blogspot.com/2010/04/hirabalho-de-historia-neolitico-aqui.html                                                                                 http://greciantiga.org/img/index.asp?num=0788

 

A partir da leitura dos trechos e da análise das imagens, responda:

a) Que possíveis utilizações poderiam ter existido para os objetos apresentados nas imagens anteriores?

b) Historicamente, os objetos estão presentes na vida e nas interações humanas. Proponha uma hipótese que justifique nossa relação com os objetos ao longo da história.

c) Com o desenvolvimento da história humana, houve também um desenvolvimento dos objetos. A que devemos tal processo?

 

Momento 4: Como tarefa, a turma será organizada em quatro grupos. Dois deles deverão pesquisar sobre animais que utilizam algum tipo de objeto em sua dinâmica de vida; os outros dois grupos deverão pesquisar sobre alguns objetos que transformaram a experiência humana na Terra.

 

 

 

AULA 2

 

 

Momento 1: Apresentação dos achados das pesquisas. Deverá ser organizada a partir dos passos a seguir:

a) Os grupos que pesquisaram sobre os animais que utilizam objetos realizam a sua apresentação.

b) Os grupos que pesquisaram sobre objetos e experiência humana realizam a sua apresentação.

 

Momento 2: Será exibido o vídeo "Invenções – A lâmpada" (disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15145)

 

Momento 3: O professor deverá promover um novo debate baseado no que foi apresentado até então e tendo como questão de partida:

 

“Como os objetos se materializam no espaço geográfico?”

 

Momento 4: Como tarefa, os mesmos grupos deverão pesquisar sobre algum lugar do município que tenha sofrido mudanças em suas formas (prédios, monumentos, aparelhos, objetos...), seja por substituição, acréscimo ou mudança de função. Deverão colher informações de das razões do surgimento de tal forma no espaço, bem como das mudanças que tenha sofrido.

 

 

 

 

AULA 3

 

Momento 1: Apresentação dos achados. Todos os grupos deverão participar das apresentações dos demais através de comentários, opiniões e sugestões.

Momento 2: O professor deverá promover um novo debate baseado no que foi apresentado até então e tendo como questão de partida:

 

"Espaço geográfico – construção histórica?”

 

Momento 3:  A partir da realização do debate, os grupos  vão se organizar para a confecção de um cartaz. Para tanto, irão utilizar cartolina e recortes de jornais e revistas para ilustrar o cartaz cujo tema é a mesma questão anterior: "Espaço geográfico - construção histórica?". Para tanto, os alunos deverão enfatizar no cartaz, imagens que evidenciem os seguintes aspectos:

a) Objetos revelam a produção histórica do espaço geográfico;

b)  Objetos inspiradores de uma utilização em nossa relação com a natureza e entre nós mesmos;

c) Objetos e garantia do futuro.

 

Após a confecção do material, cada grupo apresenta o seu cartaz e há a possibilidade de comentários e participações. Os cartazes deverão ser fixados em murais para a observação de todos os colegas.

Recursos Complementares

 

Música A Televisão, de Chico Buarque de Holanda.Chico Buarque VOL. 2. Lançamento: 1967. Gravadora: RGE

 

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 2ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.

 

Cartolina

 

Tesoura

 

Cola

 

Revistas para recortes

Avaliação

O Professor poderá avaliar as aulas a partir das pesquisas produzidas, da organização dos cartazes e da participação ativa dos alunos durante os debates.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 11 classificações

  • Cinco estrelas 8/11 - 72.73%
  • Quatro estrelas 1/11 - 9.09%
  • Três estrelas 1/11 - 9.09%
  • Duas estrelas 1/11 - 9.09%
  • Uma estrela 0/11 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • joão victor, monte sinai , Rio de Janeiro - disse:
    joaovictordiascoof@hotmail.com.br

    04/08/2014

    Cinco estrelas

    gostei dessa aula


  • George Bezerra, EEPAC , Paraíba - disse:
    geoterra2009@hotmail.com

    25/06/2013

    Cinco estrelas

    Excelente aula!


  • João Carlos dos Santos Pires, Universidade de Brasília - UnB , Distrito Federal - disse:
    joaojonesgeografo@hotmail.com

    04/06/2013

    Duas estrelas

    Com essas ferramentas os homens ficaram milhões de anos vagando pelo planeta. O material pode gerar bastante debate. A escolha das tarefas a em minha opnião não ajuda muito, porque o aluno pode fazer um parâmetro entre o uso da ferramenta pelo animal, com o uso da ferramenta pelo homem primitivo. As técnicas usadas para trasnformar o espaço são bem mais complexas do que as foram apresentadas.


  • Moisés Mancebo Manhães Junior, EE ABADIA FAUSTINO INACIO , Mato Grosso do Sul - disse:
    moisesmanhaes@hotmail.com

    25/05/2013

    Quatro estrelas

    Muito bem planejada a sua aula. Sem dúvida, um exemplo a ser seguido. Parabéns pelo planejamento. Deu até vontade de frequentar a aula! Sucesso!


  • ivone da silva borges, C.I.E.ASSIS CHATEAUBRIAND , Bahia - disse:
    ivone.geo.2011@hotmail.com

    18/02/2013

    Cinco estrelas

    MUITO INTERESSANTE SUA AULA


  • rosangela nascimento de araujo farias, colegio Estadual Daria vianan de Queiroz- Barra do Choça , Bahia - disse:
    rnaf_sp@live.com

    29/01/2013

    Três estrelas

    bem interessante.


  • Ana Bembom, Instituto Estadual de Educação João Neves da Fontoura , Rio Grande do Sul - disse:
    anabembom@yahoo.com.br

    02/10/2012

    Cinco estrelas

    Excelente aula, completa, rica em recursos midiáticos, portanto, com muito envolvimento dos alunos.


  • lourdes leonareo, ceebja , Paraná - disse:
    louleona@pop.com.br

    29/03/2012

    Cinco estrelas

    Interessante, o aluno(a) com certeza irá aprender com a metodologia usada nessas aulas, Tanto as imagens como a música , são instrumentos que irão despertar nos alunos outros sentidos , que com contribuirão para o aprendizado e fixação. O trabalho com cartolina , tesoura, cola e recortes de revista possibilitarão a prática o manuseio e a participação concreta dos mesmos envolvendo-os mais ainda, a pesquisa é um ponto importante ainda mais que culminará em debate a ideia é exelente.


  • Alexia , *-* , Minas Gerais - disse:
    leka--martins@hotmail.com

    20/09/2011

    Cinco estrelas

    Aula perfeita *-* s2


  • Carolina Dornelas do 6 ano C, Joao XXIII , Minas Gerais - disse:
    carolinadornelas6@gmail.com

    20/09/2011

    Cinco estrelas

    eu adorei,vc passou isso p/ agente na sala de aula muito legal prof bj Carol


  • Vanezia Conceição Machado, ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DO CARMO DE MORAES , Alagoas - disse:
    vaneziamachado@gmail.com

    13/02/2011

    Cinco estrelas

    Foi muito bem elaborada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.