02/02/2011
Oswaldo José Bueno Alves da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
O aluno poderá aprender que o espaço geográfico é construído historicamente pela ação humana mediada pelas técnicas.
Conceitos relacionados aos processos de revoluções científicas e tecnológicas.
Professor(a), esta aula está inserida no contexto de trabalho das Revoluções Tecnológicas e produção do espaço geográfico. É importante que o aluno compreenda que o fenômeno técnico é exclusividade humana com a qual transformamos nossa realidade espacial e a nós mesmos. Todo o trabalho é baseado na obra de Santos (1997), a partir de noções como formas e funções, fixos e fluxos. Para que a aula aconteça é necessário que o professor solicite, em momento anterior, que cada aluno leve para a sala de aula o objeto que considere o mais importante em sua vida, seja por qualquer razão. Cada uma das aulas deverá estar estruturada em momentos subseqüentes:
Momento 1: O(A) professor(a) entrega o material impresso com a letra da música "A televisão", de Chico Buarque (disponível em http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85828/), e a turma realiza sua audição.
Momento 2: Cada aluno apresenta o objeto que considera o mais importante em suas vidas, apresentando justificativas e respondendo a seguinte questão:
“O seu objeto é tão importante para você quanto a televisão o é para as pessoas apresentadas na música?”
Todos os colegas da turma são convidados a debater sobre as opiniões de cada apresentação.
Momento 3: Os alunos deverão realizar uma leitura do texto abaixo, analisar as imagens e, na sequência, responder as questões encaminhadas:
O Paleolítico compreende o período que vai desde a origem do homem até 12 a 10 mil a.C. Nesta fase, o homem passou a utilizar a pedra lascada como instrumento principal. Isso foi de suma importância, pois é a partir desse momento que o mesmo passa a se diferenciar dos outros animais, usando sua capacidade racional para produzir suas próprias ferramentas.
Outro fator que marcou esse período da história foi o domínio do fogo. Se não fosse o calor do fogo, o homem não sobreviveria em um clima tão frio, já que essa fase foi marcada por intensas glaciações. Além do mais, isso permitiu um maior domínio sobre os animais e uma melhor condição de vida, uma vez que podia usar o fogo para assar a carne de animais. (...).
Disponível em http://www.historiadetudo.com/paleolitico.html
Instrumentos utilizados durante o Período Paleolítico:
http://www.extrafix.com.br/informacoes_uteis_historia_ferramenta.php http://bloghistorico7.wordpress.com/page/3/
O Neolítico, também denominado de Idade da Pedra Polida, é um período da Pré-História que compreende o espaço de tempo entre 12000 a.C. e 4000 a.C. O nome “Idade da Pedra Polida” é dado em referência ao fato de que, neste período, o homem aprendeu a polir a pedra e a fabricar instrumentos mais eficientes, como machados, lâminas de corte, serras, etc.
Neste período, o homem deu um dos passos mais importantes para seu desenvolvimento ao descobrir a agricultura. Assim, encontrou uma nova forma diferente e relativamente não-esgotável de obter alimentos, deixando de ser nômade para ser sedentário, ou seja, que possui um uma residência fixa. Os primeiros grupos e aldeias foram criados pertos dos rios, visto que as terras dessa região eram mais férteis.
(...).
O homem desenvolveu técnicas de tecelagem e moagem. Também descobriu a roda e a tração animal, facilitando bastante sua vida. Uma vantagem desses avanços tecnológicos foi a utilização de roupas de lã negra e de pele de cabra.
(...).
Disponível em http://www.historiadetudo.com/neolitico.html
Instrumentos utilizados durante o Período Neolítico:
http://andreawisney.blogspot.com/2010/04/hirabalho-de-historia-neolitico-aqui.html http://greciantiga.org/img/index.asp?num=0788
A partir da leitura dos trechos e da análise das imagens, responda:
a) Que possíveis utilizações poderiam ter existido para os objetos apresentados nas imagens anteriores?
b) Historicamente, os objetos estão presentes na vida e nas interações humanas. Proponha uma hipótese que justifique nossa relação com os objetos ao longo da história.
c) Com o desenvolvimento da história humana, houve também um desenvolvimento dos objetos. A que devemos tal processo?
Momento 4: Como tarefa, a turma será organizada em quatro grupos. Dois deles deverão pesquisar sobre animais que utilizam algum tipo de objeto em sua dinâmica de vida; os outros dois grupos deverão pesquisar sobre alguns objetos que transformaram a experiência humana na Terra.
Momento 1: Apresentação dos achados das pesquisas. Deverá ser organizada a partir dos passos a seguir:
a) Os grupos que pesquisaram sobre os animais que utilizam objetos realizam a sua apresentação.
b) Os grupos que pesquisaram sobre objetos e experiência humana realizam a sua apresentação.
Momento 2: Será exibido o vídeo "Invenções – A lâmpada" (disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15145)
Momento 3: O professor deverá promover um novo debate baseado no que foi apresentado até então e tendo como questão de partida:
“Como os objetos se materializam no espaço geográfico?”
Momento 4: Como tarefa, os mesmos grupos deverão pesquisar sobre algum lugar do município que tenha sofrido mudanças em suas formas (prédios, monumentos, aparelhos, objetos...), seja por substituição, acréscimo ou mudança de função. Deverão colher informações de das razões do surgimento de tal forma no espaço, bem como das mudanças que tenha sofrido.
Momento 1: Apresentação dos achados. Todos os grupos deverão participar das apresentações dos demais através de comentários, opiniões e sugestões.
Momento 2: O professor deverá promover um novo debate baseado no que foi apresentado até então e tendo como questão de partida:
"Espaço geográfico – construção histórica?”
Momento 3: A partir da realização do debate, os grupos vão se organizar para a confecção de um cartaz. Para tanto, irão utilizar cartolina e recortes de jornais e revistas para ilustrar o cartaz cujo tema é a mesma questão anterior: "Espaço geográfico - construção histórica?". Para tanto, os alunos deverão enfatizar no cartaz, imagens que evidenciem os seguintes aspectos:
a) Objetos revelam a produção histórica do espaço geográfico;
b) Objetos inspiradores de uma utilização em nossa relação com a natureza e entre nós mesmos;
c) Objetos e garantia do futuro.
Após a confecção do material, cada grupo apresenta o seu cartaz e há a possibilidade de comentários e participações. Os cartazes deverão ser fixados em murais para a observação de todos os colegas.
Música A Televisão, de Chico Buarque de Holanda.Chico Buarque VOL. 2. Lançamento: 1967. Gravadora: RGE
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. Técnica e Tempo, Razão e Emoção. 2ed. São Paulo: Editora Hucitec, 1997.
Cartolina
Tesoura
Cola
Revistas para recortes
O Professor poderá avaliar as aulas a partir das pesquisas produzidas, da organização dos cartazes e da participação ativa dos alunos durante os debates.
Quatro estrelas 11 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
04/08/2014
Cinco estrelasgostei dessa aula
25/06/2013
Cinco estrelasExcelente aula!
04/06/2013
Duas estrelasCom essas ferramentas os homens ficaram milhões de anos vagando pelo planeta. O material pode gerar bastante debate. A escolha das tarefas a em minha opnião não ajuda muito, porque o aluno pode fazer um parâmetro entre o uso da ferramenta pelo animal, com o uso da ferramenta pelo homem primitivo. As técnicas usadas para trasnformar o espaço são bem mais complexas do que as foram apresentadas.
25/05/2013
Quatro estrelasMuito bem planejada a sua aula. Sem dúvida, um exemplo a ser seguido. Parabéns pelo planejamento. Deu até vontade de frequentar a aula! Sucesso!
18/02/2013
Cinco estrelasMUITO INTERESSANTE SUA AULA
29/01/2013
Três estrelasbem interessante.
02/10/2012
Cinco estrelasExcelente aula, completa, rica em recursos midiáticos, portanto, com muito envolvimento dos alunos.
29/03/2012
Cinco estrelasInteressante, o aluno(a) com certeza irá aprender com a metodologia usada nessas aulas, Tanto as imagens como a música , são instrumentos que irão despertar nos alunos outros sentidos , que com contribuirão para o aprendizado e fixação. O trabalho com cartolina , tesoura, cola e recortes de revista possibilitarão a prática o manuseio e a participação concreta dos mesmos envolvendo-os mais ainda, a pesquisa é um ponto importante ainda mais que culminará em debate a ideia é exelente.
20/09/2011
Cinco estrelasAula perfeita *-* s2
20/09/2011
Cinco estrelaseu adorei,vc passou isso p/ agente na sala de aula muito legal prof bj Carol
13/02/2011
Cinco estrelasFoi muito bem elaborada!