08/12/2010
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Ética | Respeito mútuo |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Professor, para desenvolver as atividades escritas é necessário que os alunos estejam no nível alfabético da escrita, ou seja, produzam pequenos textos, leiam com compreensão, contudo, caso a sua turma ainda não esteja neste nível, você poderá fazer adequações utilizando a história.
Professor, é importante que realize a atividade de contação de história visto que, na fase inicial de alfabetização os alunos precisam ouvir histórias e serem trabalhados nas questões éticas e de relacionamento humano, basta que faça suas adaptações, na elaboração das atividades e dos questionamentos. Neste livro, a autora consegue criar situações onde os diferentes gêneros se fazem necessários, dando ao leitor condições de entender a importância do uso do gênero e sua função social. O professor tem nas mãos um portador de textos fantástico através deste livro.
Esta é a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles. O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo assim, que o leitor entre em contato com as mais diversas funções da escrita.
Algumas estratégias que vamos utilizar:
Alguns recursos que vamos utilizar:
Atividade 1 – 1 aula aproximadamente de 60 minutos.
Explorando o livro.
Professor, é muito importante explorar a capa do livro antes de desenvolver o trabalho com a história. Este momento pode acontecer na sala de aula, pois é interessante que os alunos registrem alguns dados.
Sugestões de recursos para ajudar na visualização do livro:
Peça para coordenação ou direção da escola reproduzir o livro ampliado em folha A3 (grande) e coloque no flipchart (suporte tipo cavalete de madeira) ou use o aparelho que projeta a imagem direta, do livro (Episcópio Grafoscope - Equipamento Audiovisual Educacional). Caso sua escola não possua estes recursos, use o retroprojetor com as reproduções em lâminas/transparências.
Se for utilizar o livro, ande pela sala e aproxime-o dos alunos e explore:
Leitura das imagens
Passe a folha e apresente a próxima página.
Vão visualizar um envelope de carta.
Os alunos visualizarão uma máquina de escrever, nome do livro e da autora, além dos prêmios que o livro já ganhou (dado importante, para os alunos concluírem que é um livro interessante).
Dados técnicos da produção do livro.
Professor, não é necessário que leia toda a parte relativa aos dados, pois não estimulam o leitor, mas é importante para seus alunos conhecerem a estrutura e como se faz um livro e percebam que é um processo complexo e que envolve várias pessoas.
Detalhe importante:
Eva Furnari é autora, e ilustradora. Normalmente os escritores contam com o auxílio de ilustradores em seus livros. Questione qual a função do ilustrador. Dependendo da faixa etária e da história de letramento dos alunos, terão dificuldade em responder. Neste momento apresente um desenho do livro e identifique à ilustradora. Você poderá apresentar dados bibliográficos da autora.
Nos sítios a seguir você terá informações sobre Eva Furnari.
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/enciclopedia_lit/index.cfm?fuseaction=biografias_texto&cd_verbete=5780&cd_item=35
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=biblioteca.biografia&id_autor=52
“Esta história é oferecida a todos aqueles que têm orelhas diferentes.”
Esta página é provocativa. Ela dá subsídios para discutir com os alunos o “respeito” e as “diferenças” e levá-los a elaborar hipóteses sobre o tema da história, que envolve questões éticas e os conceitos do que é ser “normal” ou ser “diferente”.
Questione os alunos sobre o que a autora quis dizer ao oferecer o livro a todos que têm orelhas diferentes.
É um bom momento para eles inferirem sentido a esta expressão e identificar a tese da história (tema).
Atividade 2 – aproximadamente 60 minutos.
Lendo e interagindo
Página 7 - é o início da história e a imagem do personagem é chamativa, pois foge dos padrões de beleza. Antes de começar a leitura sugiro que explore a imagem, questionando a postura, a expressão fisionômica, o vestuário, levantando hipóteses com os alunos sobre como ele é, quais os traços de personalidade que ele tem, a partir da leitura da imagem.
Leia o trecho abaixo e aproveite para explorar algumas competências de leitura:
"Na Toca 88, da Rua Despinhos, na cidade de Rapidópolis, morava um coelho solitário.
Ele não recebia visitas,
não tinha amigos, nunca queria saber de conversa com ninguém.
Os vizinhos já estavam acostumados,
diziam que ele vivia no mundo da lua, que era distraído
e desligado, e que tudo isso se podia entender,
pois ele era um poeta.
Ele era o famoso poeta e escritor Felpo Filva."
Nesta atividade estamos enfocando os seguintes descritores:
Assinale com um (x) a resposta correta.
1 - De acordo com a leitura deste trecho podemos concluir que o personagem é:
( ) alegre |
( ) triste |
( ) nervoso |
( ) estudioso |
2 - A expressão “Na toca 88,[...].” significa:
( ) Na rua 88. |
( ) Na cidade de Rapidópolis. |
( ) Na casa 88. |
( ) Na rua Despinhos. |
Quais são os adjetivos (características) que os vizinhos atribuem ao personagem e porque o veem desta maneira?
Conhecendo a infância de Felpo Filva
Professor, na página 8, a autora conta que ele era solitário desde criança, quando as crianças da escola zombavam dele porque tinha uma orelha mais curta que a outra. O problema piorou quando teve que usar um aparelho para esticar a orelha curta.
Orientações importantes:
Convivemos hoje nas escolas com um sério problema; o bullying.
(Descrito como atitudes de intimidação, agressão física e psicológica e abuso sistemático do poder. Segundo Ballone (2005), o termo bullying compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorre sem motivações evidentes, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), executadas dentro de uma relação desigual de poder.)
http://www.profala.com/arteducesp120.htm acesso em 05/10/2010.
Professor, aproveite este tema transversal “respeito às diferenças” apresentado pela autora, interrompa a exploração do livro e discuta o assunto. Combine com os alunos se gostariam de conhecer mais a respeito. Proponha a elaboração de uma carta coletiva, convidando uma psicóloga, pedagoga ou psicopedagoga, que atua na escola, para vir na sala de aula falar para a turma sobre o tema.
Faça com os alunos o levantamento das questões que gostariam que fossem abordadas pela palestrante, para direcionar a fala e facilitar a interação dos alunos.
Sugestões:
Atividade 3 – aproximadamente 60 minutos.
E a história continua...
Felpo teve que usar um aparelho para tentar esticar a orelha curta “era grande e pesado, difícil de usar”. Na página 10, a autora cria o manual de uso do aparelho “sticorelia Rabite Perfection”. É o momento de trabalhar este gênero textual, ou seja, texto instrucional, pois é muito divertido.
Reproduza e dê um para cada aluno ou utilize o recurso da ampliação, para que todos visualizem e explore:
Para ensinar aos alunos identificarem as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto, sugiro a atividade:
A partir da leitura do “manual de uso” do sticorelia Rabite perfection, (página 10) responda:
Em “O usuário não deve tirar o aparelho para dormir” é um exemplo de linguagem:
( ) Ensinada na escola. ( ) Empregada com os colegas. ( ) Encontrada em livros técnicos. ( ) Empregada em poesias.
Leia a página 11 e questione os alunos:
_O que chamou a atenção do Felpo para a carta de Charlô?
Professor, utilize a estratégia de leitura de jogral, combinando que os alunos lerão a poesia do Felpo e as meninas a de Charlô.
Analise as diferenças do foco no tema das poesias e lembre-se de questionar os alunos quanto a estrutura textual:
Na página 15, temos várias capas dos livros de poesia do Felpo,
são muito engraçadas, os alunos vão se divertir:
Livro: A cenoura murcha;
Autor: Felpo Filva;
Editora: Marmota;
Imagem: uma cenoura triste sentada em um sofá.
Professor, os títulos são engraçados, contudo, possuem os dados necessários, para trabalhar.
Leve os alunos a inferirem na análise das capas, qual o foco que predomina em seus livros. (pessimismo, tristeza)
Na página 18, Felpo irritado responde Charlô. Utilize esta leitura para trabalhar texto descritivo e qual a intenção dele ao responder.
Professor, para identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação, desenvolva esta atividade: (Crie outras, a partir dela.)
Nas frases “Quem planta ovo colhe passarinho? Aquela Charlô era maluca!”, os pontos ? ! representam:
( ) Pergunta e afirmativa que Charlô era maluca. |
( ) Afirmativa e raiva de Charlô. |
( ) Negação e pergunta sobre o ovo do passarinho. |
( ) Pergunta e exclamação (indignação com a Charlô). |
Charlô responde através de um telegrama. Esse texto é incomum para o contexto dos alunos. Professor, faça a sua comparação com os emails, quando utilizam uma linguagem estilizada.
Deixe os alunos descobrirem o que é: VG e PT e solicite que o reescrevam substituindo as letras pela pontuação adequada.
Atividade 4 – aproximadamente 60 minutos.
Felpo com crise de orelite tremulosa aguda, agudíssima.
Tão nervoso ele ficou que deu uma crise e precisou tomar um xarope: "DESTREMIL"
Aspectos importantes para explorar:
Professor, leve os alunos a identificarem os traços de humor na bula, principalmente na SUPERDOSAGEM.
“Em caso de superdosagem, recomenda-se que o paciente deixe de ser besta e nunca mais faça isto”.
Uma história um pouco esquisita
Sob a emoção de um novo sentimento Felpo escreveu algo diferente do que costumava criar.
Professor, solicite que um aluno leia o conto de fada do Felpo e peça que os alunos identifiquem qual conto de fada ele se inspirou e solicite que descrevam os personagens. Proponha que os alunos elaborem um texto de opinião falando sobre a trama da história. Nele deve constar: o que acham que vai acontecer; a opinião deles a respeito da atitude da Charlô em questionar os poemas do Felpo e sugerir mudanças. Ainda poderá ser proposto aos alunos, que criem um final para história, depois continue a leitura.
Estas sugestões de atividades e processo de leitura são algumas das possibilidades, o livro é um ótimo portador de textos, por isto, continue a explorá-lo até o final da história com atividades de leitura e de escrita, resgatando os valores humanos. Leve seu aluno a repensar comportamentos e preconceitos, criando assim, leitores críticos. Eva Furnari, através desse livro, nos permite inúmeras possibilidades para explorarmos nossa criatividade, por isto, utilize este livro sem moderação, porque ele faz bem a educação.
http://www.submarino.com.br/produto/1/1673288/felpo+filva
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23511
Estudando a narrativa através de um conto de fadas:
http://www.obrasileirinho.com.br/2010/01/como-ler-uma-boa-historia-infantil-para-uma-crianca.html
Professor, durante a leitura e as atividades é possível perceber o nível de compreensão da história e assimilação do aluno dentro das propostas. As capacidades de inferir sentido; identificar informações implícitas e explícitas; identificar a tese do texto, o locutor e interlocutor; podem ser analisadas a partir das atividades propostas. A habilidade escrita é trabalhada e avaliada via produção de texto. Considerando a riqueza de recursos que o livro oferece, fica a critério da criatividade e necessidade do professor criar novas propostas de atividades e avaliações.
Quatro estrelas 6 classificações
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08/04/2013
Cinco estrelasÉ simplesmente maravilhoso esse planejamento! Como é bom contar com a tecnologia para ampliar nossos conhecimentos com a ajuda de pessoas tão generosas que multiplicam o conhecimento que possuem. Parabenizo grandemente essa iniciativa. Li o livro varias vezes e desenvolvi planos de aula com ele, mas não tive essas ideias tão enriquecedoras e inovadoras, que valorizam o modo de pensar dos alunos. Novamente parabéns!
24/09/2012
Cinco estrelasMaterial muito bom!!!Muito obrigada!!!
02/08/2012
Cinco estrelasExcelente atividade , me ajudou bastante.
03/07/2011
Cinco estrelasDenise, parabéns pela aula ficou excelente. Me ajudou muito. Obrigada.
12/04/2011
Duas estrelasque maravilha de recursos para enriquecer minha aula, muito obrigada
25/02/2011
Cinco estrelasExcelente aula! Extremamente didática...parabéns!