25/02/2011
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Globalização e as novas hierarquias urbanas |
Através dessa aula os alunos poderão compreender, de forma crítica, a realidade mundial através de um recurso teórico da Geografia que é a regionalização mundial em países do Norte e do Sul.
Compreenderão as relações que podem ser estabelecidas entre o Índice de Desenvolvimento Humano e a regionalização entre Norte e Sul em escala mundial.
Conhecimentos básicos sobre a identificação dos pontos Norte, Sul, Leste e Oeste em mapas.
Divisão do globo em hemisférios.
Conceito de regionalização, ou seja, agrupamento de países por critérios pré-definidos.
A aula deverá tratar, inicialmente, do conceito de IDH. O Professor deverá expor aos alunos que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de avaliar a qualidade de vida das pessoas em determinados países e que pode ser utilizado para classificar os países. Utilizando o GEOATLAS de autoria de Maria Elena Simielli da Editora Ática peça aos alunos que analisem detalhadamente o Planisfério Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e conjuguem essa análise com os Planisférios Indicadores Básicos do Desenvolvimento Humano que constam nesta obra.
Esse trabalho de leitura de mapas deverá ser realizado em grupo. O tamanho dos grupos deve ser avaliado pelo Professor da turma, sempre prezando para que ao analisarem os mapas todos os integrantes participem.
Apresente aos alunos a regionalização mundial entre Norte e Sul que utiliza os critérios sócio-econômicos, problematizando-a com a divisão da Terra em hemisférios Norte e Sul que tem como critério a Linha do Equador. Para essa apresentação utilize a seguinte imagem:
Fonte: http://ensinomedio3.wordpress.com/5-a-regionalizacao-do/ (acessado no dia: 23/02/2011)
Através dessa imagem (que deverá ser entregue aos grupos) e da análise dos Planisférios do GEOATLAS de autoria de Maria Elena Simielli da Editora Ática peça-os que respondam as seguintes perguntas:
1) Os países desenvolvidos são considerados como os países do Norte e os países subdesenvolvidos são considerados como os do Sul?
2) O norte e o sul foram definidos levando em consideração a linha do Equador?
3) Quais são os indicadores sociais e econômicos levados em consideração para o cálculo do IDH?
4) Por fim, peça-os que produzam, em grupo, um pequeno texto sobre as relações que encontraram entre os Planisférios do GEOATLAS e a imagem apresentada.
As respostas deverão ser entregues ao Professor ao final da aula. A atuação do Professor durante a atividade dos grupos devera ser ativa, pois ele será o responsável por tirar as duvidas que surjam e por instigar as discussões em cada grupo.
Materiais e recursos que serão utilizados em sala de aula.
GEOATLAS de autoria de Maria Elena Simielli da Editora Ática.
GEOATLAS de autoria de Maria Elena Simielli da Editora Ática.
A avaliação dos alunos será realizada a partir dos textos que os grupos apresentarem ao professor ao final da aula.
Três estrelas 3 classificações
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13/03/2012
Cinco estrelasIsso me ajudou bastante
26/04/2011
Cinco estrelaseu não sou professora sou aluna e iso me ajudou muito num trabalho escolar parabens por vcoes terem feito este site saibam que ele é demais tomara que todos os que necessitam consigam ver que estej site é uma dadiva de deus este site é MARAVILHOSO
21/03/2011
Uma estrelanao achei muito bom podia ter mais informaçoes