Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O lançamento de disco no Atletismo

 

18/11/2010

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as regras que incidem sobre o lançamento de disco no Atletismo;

Reconhecer as técnicas e estratégias mais utilizadas para o lançamento de disco além de identificá-las durante o seu processo histórico.

Duração das atividades
3 aulas / 150 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Regras do Lançamento de Dardo e história do Atletismo.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1:

Apresentar a foto abaixo e questionar os alunos:   

- Qual é a modalidade do Atletismo que está sendo exibida?   

- Onde ela é praticada? Como se dá a prática desta modalidade?   

http://static.hsw.com.br/gif/resumo-lancamento-de-disco-olimpiada-rome.jpg (acesso em 15/10/10). 

O professor, em seguida, irá propor uma atividade de pesquisa na internet onde os alunos, em duplas, aprofundarão o tema da aula através dos questionamentos:   

- Onde ela surgiu?   

- Quais são os materiais necessários para a sua prática?   

- Quais as dimensões do espaço e o peso do implemento?   

- Quais os recordes mundiais e olímpicos desta modalidade?   

- Quais as regras (ou penalidades) em uma competição?   

As respostas dos alunos deverão ser registradas em uma folha de papel e entregues ao professor.   

LINKS PARA PESQUISA  

http://esporte.hsw.uol.com.br/resumo-lancamento-de-disco-olimpiada.htm (acesso em 15/10/10). 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lan%C3%A7amento_de_disco (acesso em 15/10/10). 

http://www.infoescola.com/atletismo/lancamento-de-disco/ (acesso em 15/10/10). 

http://esportes.terra.com.br/atenas2004/interna/0,,OI357391-EI2806,00.html (acesso em 15/10/10). 

Atividade 2:   

Propor aos alunos a confecção de um disco adaptado para o espaço escolar. O disco oficial, além de ser pesado e grande para a faixa etária, pode acarretar em acidentes nas aulas. Com dias de antecedência, peça aos alunos que tragam de casa duas folhas de papelão em forma circular, cujo diâmetro tenha aproximadamente 15 cm. Na sala de aula, peça que colem um círculo sobre o outro e passem fita crepe do lado, para não soltar. Se o disco ficar leve demais, é possível colocar saco plástico com areia dentro deles. Os alunos devem segurar o disco plano contra os dedos da mão (ver figura abaixo) e o antebraço do lado do lançamento. Peça que eles experimentem esse movimento em um espaço amplo.    

http://3.bp.blogspot.com/_gAxou-8xZZk/TH1FjKm7bkI/AAAAAAAACuo/9wmGPWCGLH8/s320/ROMARINHO.jpg (acesso em 15/10/10). 

Outro exemplo de confecção deste implemento encontra-se em:  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10102 (acesso em 15/10/10).  

Atividade 3:   

O professor irá inicialmente exibir o vídeo abaixo:  

http://www.youtube.com/watch?v=iY3GPVpq7Bo&feature=related (acesso em 15/10/10). 

O professor irá explicar que o lançamento de disco apresenta-se assim hoje (no vídeo), mas que no início dos jogos olímpicos da era moderna apresentava-se de uma forma diferente, como podemos perceber no texto http://adect2.no.sapo.pt/artigos/pdf/disco.pdf (acesso em 15/10/10) onde “... a forma de arremessar o disco pouco tem em comum a atual. O atleta se colocava sobre um pedestal, não permitia nenhuma volta e era obrigado a saltar deste pedestal após o lançamento.” O professor então irá propor uma atividade onde os alunos vivenciarão esta realidade.  

Com o auxílio de um banco sueco e em um espaço amplo, de dois a três alunos por vez tentarão lançar o disco confeccionado na atividade anterior o mais longe possível em cima do banco. É importante ressaltar a importância da segurança nesta hora onde todos os demais alunos deverão ficar fora da área de queda do disco. Com um giz, os próprios alunos registrarão o local onde houve o primeiro contato do implemento no solo.   

Atividade 4:

Neste último momento, o professor criará uma situação de competição obedecendo algumas regras do desporto oficial:   

- um círculo de 2 metros e meio de diâmetro será feito no solo;   

- os alunos deverão lançar o disco dentro deste círculo em uma área ampla;   

- eles poderão se movimentar dentro deste espaço realizando giros;   

- cada aluno terá direito a três lançamentos;   

- aqueles que pisarem na linha demarcatória terão o seu lançamento inválido.   

O professor utilizará uma trena para marcar a distância do lançamento. Alguns alunos tomarão nota dos lançamentos, outros ficarão de árbitros e outros lançarão. As funções são trocadas realizado-se um rodízio. Vence aquele que conseguir a maior distância.

Recursos Complementares

Site da Confederação Brasileira de Atletismo: http://www.cbat.org.br/ (acesso em 15/10/10). 

Avaliação

Diante das vivências dos alunos nesta aula, o professor irá propor uma redação com a temática:   

O GIRO NO LANÇAMENTO DE DISCO É CONSIDERADO UM AVANÇO TÉCNICO PARA QUE OS ATLETAS CONSIGAM MARCAS MAIORES. VOCÊ CONCORDA COM ESSA FRASE? POR QUÊ?

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.