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Esportes radicais e educação física escolar: encontros possíveis

 

19/01/2011

Autor e Coautor(es)
TIAGO LISBOA BARTHOLO
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar diferentes práticas e modalidades de esportes radicais praticados nos espaços urbanos ou rurais.

Comparar diferentes práticas esportivas e identificar a prática de esportes radicais.

Comparar os diferentes equipamentos necessários para a prática de diferentes modalidades de esportes radicais.

Duração das atividades
Uma aula de cinquenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1- Os alunos devem conhecer os elementos caracterizadores das práticas esportivas:

a- regras formais universalizadas;

b- padronização dos materiais utilizados na prática;

c- espaço físico formal onde se desenvolve a prática;

d- ação competitiva entre dois ou mais grupos/ indivíduos

2- Os alunos devem conhecer a diferença entre esportes tradicionais e esporte radical ou de aventura.

Estratégias e recursos da aula

É crescente a busca pelos esportes radicais ou de aventura em ambientes naturais ou urbanos como prática alternativa e criativa da expressão humana. Os exemplos se estendem desde simples caminhadas por trilhas em parques e florestas a atividades que exigem equipamentos caros e grande capacidade técnica para a execução dos movimentos. Essas práticas corporais possuem características inovadoras e diferenciadas dos esportes tradicionais, pois as condições de prática, os objetivos e a própria motivação são outros.

Esse plano de aula pretende apresentar esportes radicais praticados na natureza e nos centros urbanos. O objetivo é que os alunos construam, conjuntamente com o professor, estratégias para adaptar materiais e regras para a prática de esportes radicais nas aulas de educação física.   

Atividade 1:

Caro professor, inicie a aula realizando uma enquete ou pesquisa entre alunos da turma. Informe rapidamente que cada aluno irá receber uma folha de papel e deverá preencher na folha os seguintes pontos:

1- duas modalidades de esporte que pratiquem ou já tenham praticado;

2- duas modalidades esportivas que nunca tenham praticado, porém que gostariam de vivenciar.

Deixe claro para a turma que no item “2”, os alunos poderão escolher a prática de qualquer modalidade, mesmo aquelas mais distantes do seu cotidiano – seja por impedimentos econômicos ou pela impossibilidade de prática no seu local de moradia. Em outras palavras, os alunos deverão dar vazão ao seu desejo, escolher de fato aquelas que mais lhe atraem.

Terminado esse primeiro momento, os alunos deverão ser reunidos em grupos. Cada membro do grupo deverá ler suas respostas para os colegas e o grupo ficará responsável por fazer uma síntese das respostas mais freqüentes.

Por exemplo:

1- muitos indicaram o futebol como prática corriqueira na semana;

http://cinema.uol.com.br/ultnot/2009/07/08/ult4332u1141.jhtm

2- muitos indicaram o tênis ou o skate como desejos futuros de práticas esportivas.

http://www.correiolageano.com.br/htmNoticia.php?id=3675&c=10

Terminado esse primeiro momento, os grupos deverão apresentar as respectivas pesquisas. Caberá ao professor realizar a síntese dos resultados dos grupos, disponibilizando os dados no quadro negro. Busque destacar as proporções entre os esportes efetivamente praticados e os desejados que não são praticados, criando uma espécie de mapa das práticas esportivas versus mapa dos desejos de prática esportiva.

Nesse momento é possível que tenham o seguinte quadro:

1- no grupo das práticas esportivas que os jovens praticam teremos majoritariamente esportes tradicionais – muito que eles encontram nas aulas de educação física: futebol/futsal, handebol, basquete, atletismo, etc.

2- no grupo das práticas que eles desejam realizar teremos uma gama grande de atividades, dentre elas, é bem provável que encontremos muitos esportes radicais. Tais modalidades exercem grande impacto sobre o gosto dos jovens. Há dois pontos relevantes: de um lado, o desejo pelo desafio e pela adrenalina que elas proporcionam, de outro a construção de um “estilo de vida” ou as chamadas “tribos”, que são grupos de pertencimento dos jovens. Os skatistas, por exemplo, além de executarem manobras diversas também possuem vocabulário e vestimentas próprias. Costumam gostar do mesmo tipo de música e encontram no esporte um espaço para afirmação diante do grupo.

Realize um rápido debate com turma destacando os principais achados da pesquisa e confrontando:

a) gosto dos alunos;

b) acesso aos equipamentos esportivos;

c) esportes tradicionais versus esportes radicais.

Observação: É bem verdade que o “estilo de vida” atrelado ao esporte não está circunscrito aos esportes radicais, porém é inegável que nessas modalidades o apelo aos jovens é muito forte. Esse é um dos “combustíveis” da nossa aula.     

Atividade 2:

A segunda atividade da aula será um debate e a posterior seleção de uma ou duas modalidades de esporte radical para prática nas aulas de educação física. Inicie um debate que irá estabelecer diferenças e semelhanças entre os esportes tradicionais e os esportes radicais. Caso considere pertinente para ilustrar melhor o tema dos esportes radicais disponibilize o vídeo indicado uma vez (sugiro passar o vídeo do início até o quarto minuto - 320 segundos). Isso poderá auxiliar o envolvimento da turma com a atividade.

http://www.youtube.com/watch?v=TRRd7sS9rmw

Algumas questões para nortear o debate:

1- Indique duas diferenças entre os esportes tradicionais e os esportes radicais?

2- Por que, de um modo geral, tivemos uma divisão entre esportes tradicionais (aqueles que os alunos praticam regularmente) e esportes radicais (aqueles que eles desejam praticar)? Em outras palavras, se vocês gostam dessas novas modalidades radicais por que não praticam regularmente?

3- A partir da pergunta 2, o professor deverá problematizar dois pontos fundamentais:  

a) a questão do acesso aos equipamentos para a prática. Debata com os alunos sobre a falta de oportunidade para a prática de muitas modalidades de esporte radical (e porque não de outras mais tradicionais como o tênis, por exemplo).

b) o risco envolvido nos esportes radicais que inibe ou amedronta a experimentação. Há de fato risco? Como ele é controlado? Qual o papel dos equipamentos e da técnica para a diminuição e controle dos riscos? Como lidar com o medo e ansiedade?   

Atividade 3:

Como último ponto do debate iniciado na atividade 3, problematize com os jovens as diferenças de gostos entre meninos e meninas.

1- Há preferência de algum dos gêneros pelos esportes radicais? Caso positivo indique qual?

2- Quais as motivações destacadas pelos alunos e alunas para a prática de esportes radicais? Elas são semelhantes ou apresentam diferenças?

   

http://blogs.diariodonordeste.com.br/manobraradical/inauguracao-do-skatepark-do-coco-atrai-esportistas-de-todo-o-estado/  

Atividade 4:

Diante do debate realizado na parte final da aula proponha um desafio para a turma. Os alunos deverão selecionar uma modalidade de esporte radical para ser realizada em aulas futuras de educação física.

Retome os grupos da "atividade 1". Cada grupo deverá realizar um debate interno e indicar uma modalidade para ser apresentada a toda a turma. Critérios para a definição da modalidade:

1- O espaço utilizado na prática da modalidade poderá ser adaptado em alguma instalação que a escola possua ou que esteja próxima ao entorno da escola;

2- A escola possua os materiais necessários para a prática ou possa adquiri-los ou ainda adaptar algum material para a prática. Lembrando sempre que a adaptação deverá ser feita pelo professor atentando para os aspectos de segurança.   

Após o debate dentro dos grupos será o momento da votação final. Cada grupo deverá apresentar a sua escolha para os demais colegas e poderá “defender” a modalidade que selecionou. É importante que a modalidade tenha aplicabilidade nas aulas de educação física, por isso caberá ao professor indagar os grupos sobre esse ponto. Caso os alunos selecionem uma modalidade inviável a atividade perderá todo o propósito.

Observação: Evite que os alunos selecionem rafting em um local que não há rios ou qualquer condição material para a realização de tal atividade. Indico algumas práticas que podem ser adaptadas para o espaço escolar:

1- skate;

2- escalada;

3- slackline.

Recursos Complementares
Avaliação

Ao final da aula, o professor irá realizar um debate destacando os principais pontos observados ao longo da aula.

1- É possível praticarmos esportes radicais na escola?

2- Quais as principais dificuldades observadas pelos alunos da turma que gostariam, mas não praticam esportes radicais? Destaque ao menos três pontos.

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