Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A poluição das águas e os Animais: Derramamento de Petróleo

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

imagem do usuário

MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce; Débora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Movimento Expressividade
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer as características, origem e utilidade do Petróleo;

Compreender os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo aos animais.

Duração das atividades
Aproximadamente uma semana, com 20 à 30 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios a serem trabalhados.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Os animais aquáticos

  1. Para introduzir a aula, em uma roda de conversa, aguce a curiosidade dos alunos, fazendo alguns questionamentos, como:

- Será que existem animais que vivem na água?

- Quais vocês conhecem?

- Vocês já viram algum? Como eles são?

 

2. Após essa primeira discussão, enfatize quais são os animais aquáticos e suas características. Para isso, em uma roda de leitura, conte a história:

MENGOZZI, Federico. Peixes. São Paulo: Globo, 2008 (Coleção Bichos Brasileiros).

Peixes

Fonte: Editora Globo

 

É importante não se esquecer de fazer a “contação da história”, de uma maneira dinâmica, proporcionando aos alunos a interação com a mesma. 

         

        3.  Assim, ao final da história peça para que cada aluno desenhe um dos animais que vive na água que ele conhece. O desenho poderá ser realizado em uma folha sulfite ou no próprio caderno de sala.

 

          4. Apresente aos alunos o filme:

Filme: Procurando Nemo

Direção: Andrew Stanton e Lee Unkrich

Ano: 2003

Duração: 100 minutos aproximadamente.

Gênero: Desenho Animado

Classificação: Livre

Nemo

Fonte: Pixar Filmes

5.Após assistirem o filme, discuta com os alunos quais animais encontrados na trama. Assim, leve desenhos de várias personagens e cenas do filme, para que os alunos possam colorir utilizando-se de diferentes materiais como: guache; cola colorida; glitter; lantejoulas; tecidos; hidrocor; etc. Ao final, monte um painel ou os coloque em um “varal”, de modo a enfeitar toda a sala.

 

Atividade 2: A poluição das águas  e o  Petróleo.

 

1. Em uma roda de leitura, com a ajuda de fantoches, conte a seguinte história às crianças: BRANCO, Samuel Murgel. A Iara e a Poluição das Águas. Editora: Moderna, 2004.

Iara e a poluição das águas

Fonte: Editora Moderna

2. Após a leitura do livro, em uma roda de conversa, estimule a reflexão dos alunos sobre os prejuízos da poluição das águas para os animais marinhos, desta forma, faça o seguinte questionamento:

- O que acontece com os animais aquáticos quando as águas são poluídas?

Peça, então, para as crianças desenharem um mar todo poluído e o que acontece com os animais que ali vivem. O desenho pode ser feito em uma folha sulfite ou no próprio caderno de sala.

 

3. A partir dessa primeira apresentação sobre a poluição, é importante introduzir os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo. Para isso, inicie explicando às crianças o que é o Petróleo, sua utilidade e como o encontramos. Desta forma, pode ser feita uma dinamização por meio do auxílio de um flanelógrafo, do livro:

BRAIDO, Eunice. O Petróleo. Editora: FDT, 1997 (Coleção: De onde vem).

Petroleo

Fonte: Editora FTD

Além de contar a história, pode-se utilizar a seguinte animação, para melhor ilustrar o conteúdo: http://www.youtube.com/watch?v=R64UL9HZI04&feature=related

 

 4. A seguir, em uma roda de conversa, questione:

- O que é Petróleo?

- De onde ele vem?

- Como é produzido?

- Para que serve?

Procure sistematizar essas informações, construindo um texto coletivo que destaque a produção, características e importância do petróleo.

 

5. Assim, a partir da compreensão sobre o que é petróleo, questione às crianças sobre o que aconteceria se o petróleo vazasse nas águas. Para isso, pode-se  inventar uma história: diga às crianças para imaginarem que o local onde o Nemo vive com seus amigos, sofreu um grave acidente, houve o derramamento de petróleo. E questione:

- O que aconteceu com Nemo e seus amigos?

- Como ficou o local em que eles vivem?

- Será que isso prejudicou a vida deles?

            Peça para que cada criança faça um desenho ilustrando o que ocorreu com Nemo e seus amigos, após o vazamento de petróleo no local em que vivem.

 

Atividade 3: Os prejuízos causados pelo derramamento de Petróleo

1. A partir dessa introdução e levantamento inicial das crianças sobre suas hipóteses em relação ao derramamento de petróleo, neste momento, promova uma discussão sobre os prejuízos que esse pode causar para o meio ambiente, principalmente para os animais aquáticos. Com isso, em uma roda de conversa, peça para que cada aluno exponha seu desenho sobre “o que ocorreu com Nemo e seus amigos, após o derramamento de petróleo no local em que vivem”, e expliquem suas ideias em relação a isso. Registre as hipóteses das crianças em um cartaz.

 

2. Para melhor compreensão do que foi discutido pelos alunos, realize o seguinte experimento:

Objetivo: Compreender os prejuízos do petróleo aos animais aquáticos;

Materiais necessários:

- Bacia de Plástico;

- Uma jarra com água;

- Óleo queimado;

- Penas avulsas.

Procedimentos:

Coloque a água na bacia até a metade, em seguida acrescente meio copo de óleo, coloque algumas penas e observe.

Para visualizar esse experimento acesse o seguinte recurso:

 

 

 

 

 

3. Após a realização desse experimento, faça uma nova roda de conversa e questione:

- O que aconteceu com as penas?

- Por que elas ficaram grudadas?

- O que acontecerá se esse óleo entrar em contato com os peixes?

- Como eles ficarão?

Com isso, apresente às crianças imagens de animais após o derramamento de petróleo em seu habitat.

 

4. Em seguida, junto com os alunos construa uma história coletiva, destacando os prejuízos do derramamento de petróleo aos animais, a partir da qual deverá ser realizada uma encenação para toda a escola.

 

* Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados nos livros:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

Ensinando ciências na Educação Infantil

Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Água na natureza - atividade 4: Quais os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo no mar? Experimento prático
Recursos Complementares

a) Livros de Ciências para Educação Infantil:

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

b) Sites de experimentos para Educação Infantil

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://www.ufv.br/crp/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=45&y=5&ba=true#resultado

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.


Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Os alunos deverão montar duas maquetes, coletivamente, demonstrando como é a vida dos animais aquáticos em águas limpas e como ficou após o derramamento de petróleo, destacando os prejuízos para sua vida. Para isso, conte com a utilização de diversos materiais, como: isopor; várias figuras; palitos de madeira; argila; guache; giz de cera; papéis coloridos; placas de EVA; massa de modelar; gravetos; folhas; etc.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.