02/08/2012
Alessandra Arce; Débora Alfaro S.M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Conhecer as características, origem e utilidade do Petróleo;
Compreender os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo aos animais.
Não há necessidade de conhecimentos prévios a serem trabalhados.
Atividade 1: Os animais aquáticos
- Será que existem animais que vivem na água?
- Quais vocês conhecem?
- Vocês já viram algum? Como eles são?
2. Após essa primeira discussão, enfatize quais são os animais aquáticos e suas características. Para isso, em uma roda de leitura, conte a história:
MENGOZZI, Federico. Peixes. São Paulo: Globo, 2008 (Coleção Bichos Brasileiros).
Fonte: Editora Globo
É importante não se esquecer de fazer a “contação da história”, de uma maneira dinâmica, proporcionando aos alunos a interação com a mesma.
3. Assim, ao final da história peça para que cada aluno desenhe um dos animais que vive na água que ele conhece. O desenho poderá ser realizado em uma folha sulfite ou no próprio caderno de sala.
4. Apresente aos alunos o filme:
Filme: Procurando Nemo
Direção: Andrew Stanton e Lee Unkrich
Ano: 2003
Duração: 100 minutos aproximadamente.
Gênero: Desenho Animado
Classificação: Livre
Fonte: Pixar Filmes
5.Após assistirem o filme, discuta com os alunos quais animais encontrados na trama. Assim, leve desenhos de várias personagens e cenas do filme, para que os alunos possam colorir utilizando-se de diferentes materiais como: guache; cola colorida; glitter; lantejoulas; tecidos; hidrocor; etc. Ao final, monte um painel ou os coloque em um “varal”, de modo a enfeitar toda a sala.
Atividade 2: A poluição das águas e o Petróleo.
1. Em uma roda de leitura, com a ajuda de fantoches, conte a seguinte história às crianças: BRANCO, Samuel Murgel. A Iara e a Poluição das Águas. Editora: Moderna, 2004.
Fonte: Editora Moderna
2. Após a leitura do livro, em uma roda de conversa, estimule a reflexão dos alunos sobre os prejuízos da poluição das águas para os animais marinhos, desta forma, faça o seguinte questionamento:
- O que acontece com os animais aquáticos quando as águas são poluídas?
Peça, então, para as crianças desenharem um mar todo poluído e o que acontece com os animais que ali vivem. O desenho pode ser feito em uma folha sulfite ou no próprio caderno de sala.
3. A partir dessa primeira apresentação sobre a poluição, é importante introduzir os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo. Para isso, inicie explicando às crianças o que é o Petróleo, sua utilidade e como o encontramos. Desta forma, pode ser feita uma dinamização por meio do auxílio de um flanelógrafo, do livro:
BRAIDO, Eunice. O Petróleo. Editora: FDT, 1997 (Coleção: De onde vem).
Fonte: Editora FTD
Além de contar a história, pode-se utilizar a seguinte animação, para melhor ilustrar o conteúdo: http://www.youtube.com/watch?v=R64UL9HZI04&feature=related
4. A seguir, em uma roda de conversa, questione:
- O que é Petróleo?
- De onde ele vem?
- Como é produzido?
- Para que serve?
Procure sistematizar essas informações, construindo um texto coletivo que destaque a produção, características e importância do petróleo.
5. Assim, a partir da compreensão sobre o que é petróleo, questione às crianças sobre o que aconteceria se o petróleo vazasse nas águas. Para isso, pode-se inventar uma história: diga às crianças para imaginarem que o local onde o Nemo vive com seus amigos, sofreu um grave acidente, houve o derramamento de petróleo. E questione:
- O que aconteceu com Nemo e seus amigos?
- Como ficou o local em que eles vivem?
- Será que isso prejudicou a vida deles?
Peça para que cada criança faça um desenho ilustrando o que ocorreu com Nemo e seus amigos, após o vazamento de petróleo no local em que vivem.
Atividade 3: Os prejuízos causados pelo derramamento de Petróleo
1. A partir dessa introdução e levantamento inicial das crianças sobre suas hipóteses em relação ao derramamento de petróleo, neste momento, promova uma discussão sobre os prejuízos que esse pode causar para o meio ambiente, principalmente para os animais aquáticos. Com isso, em uma roda de conversa, peça para que cada aluno exponha seu desenho sobre “o que ocorreu com Nemo e seus amigos, após o derramamento de petróleo no local em que vivem”, e expliquem suas ideias em relação a isso. Registre as hipóteses das crianças em um cartaz.
2. Para melhor compreensão do que foi discutido pelos alunos, realize o seguinte experimento:
Objetivo: Compreender os prejuízos do petróleo aos animais aquáticos;
Materiais necessários:
- Bacia de Plástico;
- Uma jarra com água;
- Óleo queimado;
- Penas avulsas.
Procedimentos:
Coloque a água na bacia até a metade, em seguida acrescente meio copo de óleo, coloque algumas penas e observe.
Para visualizar esse experimento acesse o seguinte recurso:
3. Após a realização desse experimento, faça uma nova roda de conversa e questione:
- O que aconteceu com as penas?
- Por que elas ficaram grudadas?
- O que acontecerá se esse óleo entrar em contato com os peixes?
- Como eles ficarão?
Com isso, apresente às crianças imagens de animais após o derramamento de petróleo em seu habitat.
4. Em seguida, junto com os alunos construa uma história coletiva, destacando os prejuízos do derramamento de petróleo aos animais, a partir da qual deverá ser realizada uma encenação para toda a escola.
* Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, também podem ser encontrados nos livros:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
Nome | Tipo |
---|---|
Água na natureza - atividade 4: Quais os prejuízos causados pelo derramamento de petróleo no mar? | Experimento prático |
a) Livros de Ciências para Educação Infantil:
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
b) Sites de experimentos para Educação Infantil
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participação e envolvimento nas diferentes situações propostas; a interação e reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão de suas ideias, sentimentos, observações, conclusões.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade: Os alunos deverão montar duas maquetes, coletivamente, demonstrando como é a vida dos animais aquáticos em águas limpas e como ficou após o derramamento de petróleo, destacando os prejuízos para sua vida. Para isso, conte com a utilização de diversos materiais, como: isopor; várias figuras; palitos de madeira; argila; guache; giz de cera; papéis coloridos; placas de EVA; massa de modelar; gravetos; folhas; etc.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
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