Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Agricultura orgânica: uma alternativa viável de sustentabilidade

 

22/02/2011

Autor e Coautor(es)
Rosângela Nasser Ganimi
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Espaços agrários, globalização e modernização
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Deverá ser retomado o conceito de sustentabilidade. O professor deverá trabalhar com os alunos o conceito de agricultura orgânica. Os alunos deverão ao final do trabalho proposto, conhecer formas similares de agricultuta alternativa; relacionar a agricultura orgânica à sustentabilidade ambiental e social. O professor deverá destacar os produtos que vêem sendo produzidos através da agricultura orgância - exemplificar com produção local, quando for possível. Os alunos deverão realizar um trabalho que relacione a produção e o consumo de produtos orgânicos com os benefícios gerados para o ambiente e para a saúde humana

Duração das atividades
Três aulas de cinquenta minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Sistemas de produção agrícola.
  • As relações de trabalho e de produção no campo.
  • O conhecimento de desenvolvimento sustentável.
  • Noções de conjunto e Diagrama de Venn.
Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1o passo

O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o significado de desenvolvimento sustentável. É importante a troca de ideias entre os alunos e com o professor.

Em seguida, o docente deve mostrar aos alunos o esquema a seguir. O objetivo é levá-los a compreender que o desenvolvimento sustentável é algo bastante amplo e que, portanto, reúne muitos aspectos.

Dica: Pode ser pedido ao professor de matemática que retome, anteriormente, as Noções de conjunto e Diagrama de Venn, utilizando o próprio esquema apresentado a seguir, além de outros exemplos de interseção de conjuntos.

 

 Fonte: http://a21armamar.wordpress.com/participacao/

 

Com base no esquema acima apresentado, os alunos podem construir sua própria definição de Sustentabilidade. Oriente-os para que interrelacionem as três esferas - Sociedade, Ambiente, Economia.

 

2o passo:

Para enriquecer e desdobrar o assunto poderá ser feita a leitura do seguinte fragmento junto com os alunos:   

 

O que é Agricultura Orgânica   

Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. A ideia é evitar a contaminação dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo são produtos mais saudáveis, nutritivos e com mais qualidade de produção, o que garante a saúde de sua família e a do Planeta.

A agricultura orgânica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Esta é a razão pela qual o agricultor orgânico não cultiva produtos transgênicos, pois ele não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza.

Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, café, laticínios, sucos e outros produtos "in natura" e processados _ só podem ser considerados  orgânicos se forem cultivados dentro de ambiente de plantio orgânico, respeitando todas as regras do setor.   

O comércio de produtos orgânicos no Brasil, bem como no mundo, depende da relação de confiança entre produtores e consumidores e dos sistemas de controle de qualidade. As leis brasileiras abriram uma exceção à obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para agricultura familiar que hoje pode vender os orgânicos diretamente aos consumidores finais. Para isso, porém, os agricultores precisam estar vinculados a uma Organização de Controle Social - OCS.

Disponível em: http://www.prefiraorganicos.com.br (Acesso em 16/10/2010) 

 

3o passo

O professor deve pedir aos alunos que em duplas, ou em grupos maiores (de acordo com a turma), anotem no caderno algumas reflexões sobre o tema, a partir das seguintes questões:

  1. O que pode ser entendido como desenvolvimento sustentável?
  2. Como essa forma de desenvolvimento pode se relacionar com a agricultura?
  3. Como podem ser avaliados os resultados da agricultura orgânica?

 

Aula 2

1o passo

O professor deverá ir com os alunos a sala de informática e organizar os alunos nos mesmos grupos da aula anterior. Com o objetivo de retomar e ampliar os conteúdos e conhecimentos adquiridos anteriormente, o docente pode sugerir alguns sites de pesquisa para o assunto:

http://www.prefiraorganicos.com.br/

http://www.planetaorganico.com.br/site/

http://www.aao.org.br/

 

Os alunos devem ficar livres para realizar a pesquisa, também, em outros sites relacionados ao tema, seguindo as orientações abaixo:

  1. De modo geral, como pode ser entendido o sistema de plantio orgânico?
  2. Qual ou quais são as mais evidentes alterações desse sistema para um outro sistema tradicional de plantio?
  3. Existem outras formas de agricultura alternativa, que busque a sustentabilidade? Em caso positivo, quais são as mais conhecidas e o que as diferencia da orgânica?
  4. Construa um texto que explicite a opinião da dupla ou do grupo sobre a agricultura orgânica como uma alternativa viável de sustentabilidade.

O trabalho de investigação realizado na internet pode ser terminado em casa e entregue em nome do grupo, ao final da terceira aula.

 

Aula 3

Atividade de campo – visitando uma propriedade produtora de orgânico   

1o passo

Sugere-se num terceiro momento dedicado ao assunto, que o professor promova uma visita a uma propriedade presente no município, ou próxima a ele, que tenha uma produção orgânica e o interesse de divulgar o trabalho. Normalmente, os funcionários da propriedade podem dar explicações práticas de como funciona o manejo do plantio.

2o passo

Os alunos com os conhecimentos prévios poderão:

enriquecer suas experiências sobre o tema;

aperfeiçoar o texto construído para o trabalho escrito;

aprofundar seus conhecimentos sobre a agricultura orgânica como uma alternativa viável de sustentabilidade.

Recursos Complementares

Recursos

- Imagem;

- Fragmentos de textos apresentados;

- Internet.   

 

Referência bibliográfica  

ZAMBERLAM, Jurandir e FRONCHETI, Alceu. Agricultura ecológica: preservação do pequeno agricultor e o meio ambiente. Petrópolis: Vozes, 2001.   

 

Sites

http://a21armamar.wordpress.com/participacao/

http://www.prefiraorganicos.com.br/

http://www.planetaorganico.com.br/site/ 

http://www.aao.org.br/

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cafe/CafeOrganico_2ed/fundamentos.htm

http://www.sebrae.com.br/uf/espirito-santo/areas-de-atuacao/agro/agricultura-organica

http://www.abio.org.br/esclarecer.php

 

Avaliação

Ao final da primeira aula: os alunos deverão ser avaliados pela sua participação e comprometimento com as discussões e atividades propostas.

Ao final da segunda aula: a avaliação deverá ser feita a partir da organização, participação e comprometimento com a pesquisa.

Ao final da terceira aula: os alunos serão avaliados pela participação qualificada na visita à fazenda ou propriedade rural escolhida, como o respeito ao modo de vida e ao ambiente rural. Além disso, pela efetiva contribuição do trabalho de campo à pesquisa que será entregue.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Joel Xakriaba, E.E Indigena Bukinuk , Minas Gerais - disse:
    joelxakriaba@gmail.com

    18/06/2012

    Cinco estrelas

    Muito bom trabalho gostei muito!!!! A aqui na reserva indigena xakriaba estamos trabalhando sobre esta agricultura organica. umas vez que o noso territorio foi muito degrado pelos fazendeiros agora com terra demarcada queremos trazer a vida pra ela dinovo.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.