22/02/2011
Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Geografia | Espaços agrários, globalização e modernização |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Deverá ser retomado o conceito de sustentabilidade. O professor deverá trabalhar com os alunos o conceito de agricultura orgânica. Os alunos deverão ao final do trabalho proposto, conhecer formas similares de agricultuta alternativa; relacionar a agricultura orgânica à sustentabilidade ambiental e social. O professor deverá destacar os produtos que vêem sendo produzidos através da agricultura orgância - exemplificar com produção local, quando for possível. Os alunos deverão realizar um trabalho que relacione a produção e o consumo de produtos orgânicos com os benefícios gerados para o ambiente e para a saúde humana
Aula 1
1o passo
O professor deverá iniciar a aula questionando os alunos sobre o significado de desenvolvimento sustentável. É importante a troca de ideias entre os alunos e com o professor.
Em seguida, o docente deve mostrar aos alunos o esquema a seguir. O objetivo é levá-los a compreender que o desenvolvimento sustentável é algo bastante amplo e que, portanto, reúne muitos aspectos.
Dica: Pode ser pedido ao professor de matemática que retome, anteriormente, as Noções de conjunto e Diagrama de Venn, utilizando o próprio esquema apresentado a seguir, além de outros exemplos de interseção de conjuntos.
Fonte: http://a21armamar.wordpress.com/participacao/
Com base no esquema acima apresentado, os alunos podem construir sua própria definição de Sustentabilidade. Oriente-os para que interrelacionem as três esferas - Sociedade, Ambiente, Economia.
2o passo:
Para enriquecer e desdobrar o assunto poderá ser feita a leitura do seguinte fragmento junto com os alunos:
O que é Agricultura Orgânica
Os produtos orgânicos são cultivados sem o uso de agrotóxicos, adubos químicos e outras substâncias tóxicas e sintéticas. A ideia é evitar a contaminação dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo são produtos mais saudáveis, nutritivos e com mais qualidade de produção, o que garante a saúde de sua família e a do Planeta.
A agricultura orgânica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biológicas do solo. Esta é a razão pela qual o agricultor orgânico não cultiva produtos transgênicos, pois ele não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza.
Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, café, laticínios, sucos e outros produtos "in natura" e processados _ só podem ser considerados orgânicos se forem cultivados dentro de ambiente de plantio orgânico, respeitando todas as regras do setor.
O comércio de produtos orgânicos no Brasil, bem como no mundo, depende da relação de confiança entre produtores e consumidores e dos sistemas de controle de qualidade. As leis brasileiras abriram uma exceção à obrigatoriedade de certificação dos produtos orgânicos para agricultura familiar que hoje pode vender os orgânicos diretamente aos consumidores finais. Para isso, porém, os agricultores precisam estar vinculados a uma Organização de Controle Social - OCS.
Disponível em: http://www.prefiraorganicos.com.br (Acesso em 16/10/2010)
3o passo
O professor deve pedir aos alunos que em duplas, ou em grupos maiores (de acordo com a turma), anotem no caderno algumas reflexões sobre o tema, a partir das seguintes questões:
Aula 2
1o passo
O professor deverá ir com os alunos a sala de informática e organizar os alunos nos mesmos grupos da aula anterior. Com o objetivo de retomar e ampliar os conteúdos e conhecimentos adquiridos anteriormente, o docente pode sugerir alguns sites de pesquisa para o assunto:
http://www.prefiraorganicos.com.br/
http://www.planetaorganico.com.br/site/
Os alunos devem ficar livres para realizar a pesquisa, também, em outros sites relacionados ao tema, seguindo as orientações abaixo:
O trabalho de investigação realizado na internet pode ser terminado em casa e entregue em nome do grupo, ao final da terceira aula.
Aula 3
Atividade de campo – visitando uma propriedade produtora de orgânico
1o passo
Sugere-se num terceiro momento dedicado ao assunto, que o professor promova uma visita a uma propriedade presente no município, ou próxima a ele, que tenha uma produção orgânica e o interesse de divulgar o trabalho. Normalmente, os funcionários da propriedade podem dar explicações práticas de como funciona o manejo do plantio.
2o passo
Os alunos com os conhecimentos prévios poderão:
enriquecer suas experiências sobre o tema;
aperfeiçoar o texto construído para o trabalho escrito;
aprofundar seus conhecimentos sobre a agricultura orgânica como uma alternativa viável de sustentabilidade.
Recursos
- Imagem;
- Fragmentos de textos apresentados;
- Internet.
Referência bibliográfica
ZAMBERLAM, Jurandir e FRONCHETI, Alceu. Agricultura ecológica: preservação do pequeno agricultor e o meio ambiente. Petrópolis: Vozes, 2001.
Sites
http://a21armamar.wordpress.com/participacao/
http://www.prefiraorganicos.com.br/
http://www.planetaorganico.com.br/site/
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cafe/CafeOrganico_2ed/fundamentos.htm
http://www.sebrae.com.br/uf/espirito-santo/areas-de-atuacao/agro/agricultura-organica
http://www.abio.org.br/esclarecer.php
Ao final da primeira aula: os alunos deverão ser avaliados pela sua participação e comprometimento com as discussões e atividades propostas.
Ao final da segunda aula: a avaliação deverá ser feita a partir da organização, participação e comprometimento com a pesquisa.
Ao final da terceira aula: os alunos serão avaliados pela participação qualificada na visita à fazenda ou propriedade rural escolhida, como o respeito ao modo de vida e ao ambiente rural. Além disso, pela efetiva contribuição do trabalho de campo à pesquisa que será entregue.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/06/2012
Cinco estrelasMuito bom trabalho gostei muito!!!! A aqui na reserva indigena xakriaba estamos trabalhando sobre esta agricultura organica. umas vez que o noso territorio foi muito degrado pelos fazendeiros agora com terra demarcada queremos trazer a vida pra ela dinovo.