Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rei Midas

 

07/12/2010

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

       Reconhecer que os mitos apresentam o pensamento, o imaginário, costumes, religião de outro tempo e outro lugar (pluralidade cultural)

      Comparar o mito do Rei Midas com a história contemporânea de Ruth Rocha, O Reizinho Mandão.

       Transformar o mito numa reportagem  

Duração das atividades
Aproximadamente três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios

Estratégias e recursos da aula

Primeira Parte da Aula : História do Rei Midas

  Primeira Atividade : Dança nas Sala de Aula  

   O professor pode iniciar a aula colocando um CD de música grega e explicando aos alunos que  a aula será de um mito muito antigo,  uma história  mais antiga que Jesus Cristo e que era contada desde a Grécia antiga

O professor convida as crianças para dançarem livremente enquanto escutam a música de Zorba, o Grego ou outra . Se o professor tiver pandeiros para as crianças tocarem, ou panos para que elas dancem e façam efeitos é interessante, porque ajuda as crianças mais tímidas a se soltarem. No caso de não conseguir nenhum dos dois, peça as crianças que dancem batendo palmas para acompanhar o ritmo da música.  

http://www.bairrovilaolimpia.com.br/HTMSomMidDigital/SomMidi/MidisGregasBVO/Gregas.htm   

Ao final, o professor pergunta aos alunos se gostaram, se acham que aquele tipo de música é e um povo alegre ou triste, de um país que neva ou faz sol, e um país que tem mar ou não etc. O professor pode contar então que a Grécia é um país de muito sol e que tem muito mar e muitas ilhas. Explica então que eles irão ler uma adaptação de uma lenda sobre um antigo rei chamado Midas que realmente existiu mas que depois vão discutir se a história que se conta sobre ele é real ou não.

Segunda Atividade : Laboratório de Informática- Leitura do Mito

Se possível, a leitura da adaptação do mito deverá ser feita no computador, pois o texto caminha  pela tela, independente do comando do leitor, o que imprime um ritmo a leitura que se transforma num excelente exercício para os alunos. O professor deve observar se os alunos apresentam dificuldade na atividade,e ajudá-los sempre de forma  cooperativa, pois o exercício de acompanhar a leitura dentro do ritmo imposto pelo computador ,deve ser visto como uma atividade lúdica, onde o tropeço (erro)  é apenas um obstáculo a ser superado  

Adaptação do mito do Rei Midas: http://kinhabel.vilabol.uol.com.br/otoqueouro.htm 

Atividades decorrentes da Leitura  

 1-Discutir com os alunos se a história realmente aconteceu ou não.

. 2-Contar a eles que na Grécia existia um rio onde volta e meia se encontrava pó de ouro e o povo dizia que foi lá que Midas lavou as mãos e se livrou do encanto.

 3- Pedir que os alunos tentem definir a expressão' toque de ouro.'ou 'toque de Midas', exemplificando, Exemplo : Tio Patinhas tem o toque de Midas.

Etimologia da expressão (para o professor) http://kinhabel.vilabol.uol.com.br/otoqueouro.htm 

4-Jogo no Pátio- Jogo de Estátua Os alunos passeiam livremente pelo pátio e um deles é escolhido para ser o Midas. Sempre que ele encostar em alguém, esta pessoa fica parada em pose de estátua de ouro.

5-‘ Sala de Aula- Inventando Carimbos

Inventar um símbolo para o Rei Midas e fazer um carimbo com o ‘selo’dele.

 Aprendendo a fazer carimbos:

Carimbos de borracha - . http://www.bananacraft.com/blog/tutoriais/2008/01/24/carimbos-feitos-a-mao/ ou Carimbos de Batata :  http://www.klickeducacao.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-702-2938-,00.html   

Segunda Parte da Aula: O Reizinho Mandão – Uma história contemporânea . 

http:www.cec-es.org.br/trabalhos_oteca/0_reizinho_mand%C3%A3o.doc+o+reizinho+mand%C3%A3o-ruth+rocha&cd=17&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Atividade:   O professor poderá contar a história do livro ou o seu resumo e pedir que as crianças a comparem oralmente com a do Rei Midas, apesar das duas serem tão distantes no tempo e uma ser da tradição oral e outra autoral   

. Resumo da História de Ruth Rocha:

   “ Era uma vez um rei muito popular e justo para o seu povo, um dia o rei morreu e assumiu o trono seu filho um menino muito chato e mandão, ele queria mandar em todas as coisas do seu reino, fez leis absurdas como dormir de gorro na primeira quarta-feira do mês e outras tantas tolices. O tempo todo ele mandava todo mundo calar a boca até seus conselheiros, o povo ficou com tanto medo dele que ninguém mais no reino sabia falar. Quando todas as pessoas pararam de falar um dia ele ficou entediado, então resolveu ir ao reino vizinho procurar um sábio para fazer seu povo voltar a falar. Este sábio explicou que, para o seu reino voltar a falar era preciso achar uma criança que soubesse falar, e esta criança quebraria a maldição. E então o reizinho mandão saiu em busca da criança e acabou por encontrá-la e ela falou: cala a boca já morreu! Quem manda na minha boca sou eu! Neste instante o reino voltou ao normal com todos falando e alegres, o reizinho dizem que foi embora na forma de sapo, esperando que uma princesa o encontre e o transforme em um príncipe.”

 http://pt.shvoong.com/books/children-and-youth/505425-reizinho-mand%C3%A3o/    

Terceira Parte da Aula –Entrevista

O professor solicita a seus alunos que elaborem e escrevam perguntas que , se fossem jornalistas, gostariam de fazer a estes personagens. Cada aluno deve escolher apenas um personagem para fazer a sua entrevista.

Lista de Personagens a serem entrevistados:   1-Rei Midas 2-A filha do Rei Midas 3-Um criado do rei Midas 4-O jardineiro do rei Midas  5-O Reizinho Mandão 6-5-A criança que disse: -Cala a boca já morreu!

Depois das perguntas escritas, o professor forma duplas que deverão se apresentar para a turma. O entrevistador pergunta e o entrevistado improvisa a sua resposta. Se o professor quiser pode colocar um aluno brincando de câmera, outro para apresentar a entrevista, outro na luz, perguntar se alguém quer fazer um comercial entre as entrevistas etc.    

Recursos Complementares

 1 -Rei Midas em livros infantis: http://www.scipione.com.br/mostra_livro_paradidatico.asp?id_livro=1187&bt=2]

 2 - Fazer uma maquete com isopor e papel laminado dourado de um cenário da história do Rei Midas

 3 - O Rei Midas e as Orelhas de Burro- Filme de Animação  

 Episódio da série de animação Pequenos Filósofos, que desperta nas crianças e jovens uma consciência a respeito da moral e seus valores. Esta história fala sobre verdades e segredos.       http://cafesfilosoficos.wordpress.com/2009/07/04/pequenos-filosofos-o-rei-midas-e-as-orelhas-de-burro/   

4-- Monteiro Lobato e a mitologia grega http://www.letras.ufmg.br/poslit/08_publicacoes_pgs/Aletria%2020%20Suplemento/21-Vitor-Amaro-Lacerda.pdf 

5--Sugestão de Leitura para o professor : O Maravilhoso em Monteiro Lobato http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0510602_07_cap_05.pdf  

6-- Histórias da mitologia grega em rádio – Rádio Pipoca http://www.radiopipoca.com.br/historias/filter 

7--Sugestão de Leitura para o professor: Oficina Literária

   http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/BANCO%20DE%20SUGEST%C3%95ES%20DE%20ATIVIDADES/oficina%20literaria.pdf  

 Entre as excelentes sugestões de trabalho com o livro O Reizinho Mandão,a autora sugere a partir da leitura:

  -Sugestão de Criação de uma lei maluca

 -Redigir uma carta para o Rei como se fosse o seu conselheiro

-Imaginar formas de reagir ao Reizinho Mandão

-Discutir com os alunos o direito à liberdade de expressão

8-O Reizinho Mandão de Ruth Rocha- Adaptação  para teatro

 http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:0q7OKc5T9dEJ:www.cec-es.org.br/trabalhos_oteca/0_reizinho_mand%C3%A3o.doc+o+reizinho+mand%C3%A3o-ruth+rocha&cd=17&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br 

Avaliação

A avaliação será feita durante toda a aula. Será observado se o aluno concluiu todas as tarefas no tempo determinado e se respeitou as normas da sala e do laboratório de informática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.