25/11/2010
Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Números e operações |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Efetuar operações de adição e de subtração com frações de denominadores iguais;
Efetuar operações de adição e de subtração com frações de denominadores diferentes.
Formas Geométricas
Números Naturais
Múltiplos e Divisores
Nesta aula faremos atividades com o objetivo de efetuar operações de adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes.
Adição e subtração de frações com denominadores iguais.
Escreva em uma cartolina: a adição e a subtração de frações com denominadores iguais é obtida somando ou subtraindo os numeradores e mantendo fixo o denominador. Em seguida, cole-a no quadro negro e inicie um ditado. Nele, os alunos deverão escrever na forma de expressão matemática, completando com o resultado.
Ditado:
a) A soma de dois oitavos com três oitavos.
b) Quatro terços subtraídos de cinco terços.
c) A diferença de quatro sétimos e três sétimos somada a um sétimo.
Adição e subtração de frações com denominadores diferentes
Professor, prepare uma cópia para cada aluno da atividade disponível no link abaixo.
Os alunos devem se organizar em duplas, ler atentamente as explicações dadas e resolver os exercícios indicados. Dê um tempo para os alunos resolverem o máximo possível. Informe que os primeiros a terminarem a atividade poderão indicar quais alunos deverão fazer as questões no quadro-negro. Promova uma socialização das resoluções, apresentando, caso existam, soluções alternativas.
Leve os alunos para o laboratório de informática onde deverão assistir aos vídeos
http://www.youtube.com/watch?v=A92n_aaZck4&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=UbQ6WpXdH3A&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=Zhfb9BNCeGQ&feature=channel
http://www.youtube.com/watch?v=MlVhfwlJQLQ&feature=related
Ao final, em grupos de quatro alunos, eles devem escrever uma redação que contenha o máximo de informações relativas aos conceitos apresentados.
Banco de Questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas
Aproveite as redações feitas na atividade 3 como uma avaliação do conteúdo. Após corrigir, dê um retorno para os alunos, indicando o que ficou de fora das explicações. Selecione as melhores para serem apresentadas para a turma toda.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!