Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Contadores de Histórias

 

24/11/2010

Autor e Coautor(es)
Denise Leipziger
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

§       Reconhecer a importância dos antigos contadores de histórias na literatura.

 §       Perceber as funções dos contadores de histórias nas sociedades sem livros (historiadores, estudiosos da árvore genealógica das famílias etc).

        -Ouvir/comparar diferentes contadores de histórias.  

Duração das atividades
Aproximadamente três aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Sala de Aula - Primeira Parte

 O professor  recebe seus alunos na sala com a palavra GRIOT escrita bem grande na lousa. Se possível, as carteiras estarão divididas formando grupos para 4 ou 5 alunos. Para cada grupo haverá uma folha de papel pardo com a palavra GRIOT escrita no centro.    O professor inicia a aula perguntando a seus alunos se já ouviram a palavra GRIOT e se sabem o que ela significa.   Explica que a palavra tem origem na África de antigamente, quando não havia internet, televisão,livros, rádio , telefone ou jornal.

Os griots eram os contadores e cantadores  das  histórias  reais e imaginárias daquela época., Eles eram considerados bibliotecas ambulantes , pois conheciam a árvore genealógica e a história de todas as famílias da região que trabalhavam  além de lendas e mitos . Contam que a importância era tanta que eram poupados pelos inimigos nas guerras e que quando morria um griot, o seu corpo era colocado dentro de uma árvore chamada baobá, para que as suas histórias e canções continuassem brotando dentro daqueles que sentissem o cheiro ou sentassem a sua sombra.

link da gravura: http://peramblogando.blogspot.com/2010/03/noite-do-griot-casa-africa.html 

Pesquisa de Texto:

 http://www.griots.org.br/porque_griots.asp 

http://www.ciadejovensgriots.org.br/griots.php   

Atividade na Folha de Papel Pardo-Associação de idéias

  Após a explicação, o professor pede que cada aluno do grupo utilize uma cor de lápis e explica que , dado um sinal, todos os alunos devem começar a escrever ao mesmo tempo na folha sobre o tema. Cada aluno deverá escrever o mais rapidamente possível, não se importando se sairão palavras repetidas ou escritas em diferentes direções. O professor avisa que no segundo sinal  , todos devem tirar imediatamente o lápis do papel, encerrando a atividade.   A professora então pede que todos peguem os seus lápis, e conta até três para que a tarefa inicie. O tema é : griots     Após um ou dois minutos, o professor encerra a atividade e pede que os alunos comparem nos grupos o que fizeram : se houve palavras repetidas, se há alguma palavra que algum componente do grupo não entendeu, se houve alguma palavra que surpreendeu a todos.  

Debate em Grupos  

   O professor pede que os alunos discutam em grupo os tópicos abaixo. Deve deixar claro que não há respostas certas ou erradas , apenas sugestões de perguntas para que os alunos conversem livremente.   Explicar que ao final, o professor sorteará um grupo que dará oralmente as suas respostas.

   1-Contar  histórias é uma profissão?

2-Alguém conta ou contava histórias para você ? Quem? Você gosta ou gostava?

3-O que você acha que é melhor ouvir ou contar histórias?

4-O que você prefere, ler ou ouvir histórias?

5-Vocês acham que o mundo sem histórias seria igual ? Por quê?

6-Vocês acham adultos também gostam de histórias? 7-Quando você for adulto e tiver filhos, sobrinhos ou crianças amigas,contará histórias para eles? Por quê?  

 Depois de quinze minutos de debate, o professor sorteia uma grupo que resumirá o que debateu.  

Segunda Parte :  Laboratório de Informática   

1- Rá-Tim-Bum: Zoológico - Contadores de Histórias   -História com moedas e sucata.

       http://www.youtube.com/watch?v=csoM2cVgKWQ&feature=related    

 2- Rá-Tim-Bum: A princesa e o Sapo    -Conto de fadas  co6m objetos   http://www.youtube.com/watch?v=F3izu2HjtAo&feature=related    

3-- Rá-Tim-Bum - Três pratos de trigo para três tigres tristes   -História desenhada do travalíngua   http://www.youtube.com/watch?v=IS   

4-Histórias Cantadas Baú de Histórias - Velha Furufunfelha  http://www.youtube.com/watch?v=DSHfsu3Awj0&feature=related Sugestão: Para acompanhar a história, o professor pode entregar a letra da Velha Furunfunfelha  aos alunos:   http://www.jangadabrasil.com.br/fevereiro/ca60200d.htm   

5-Baú de Histórias – O Lobisomem        -Vários recursos http://www.youtube.com/watch?v=olyPcy-zBzY&feature=related 

-A lenda do Amor – Priscila Camargo     -Principal recurso : voz e corpo   http://www.youtube.com/watch?v=FUI9j8gF7Js  

Terceira Parte - Sala de Aula

 Retornando à sala de aula, o professor deve deixar que os alunos comentem livremente os  filmes que assistiram e os recursos utilizados. Depois , o professor pede que as duplas definam a história a ser contada e a técnica que será utilizada.O professor determina um tempo de duração para a atividade e disponibiliza um caixote com sucata e outro com variados objetos que poderão ser escolhidos pelos alunos,  O professor deve lembrar aos alunos que eles até poderão a vir ser atores mas que no momento o que importa será experimentar a brincadeira.     Ao final do tempo estipulado, todos deverão apresentar os seus trabalhos, que serão avaliados oralmente, levando em consideração a  criatividade, o respeito ao tempo combinado e a capacidade de improvisação dos elementos da dupla.

 

.

Recursos Complementares

1-Sugestão de vídeo para os professores e responsáveis:   Entrevista com Ilan Brenman   http://www.youtube.com/watch?v=Ry_zghvwP7g   

2-Ter como tarefa de casa contar uma história para alguém, (pode ser adulto ou criança), não importa. Na aula do dia seguinte os alunos deverão escrever para quem contaram a história, qual foi a história que escolheram e como se sentiram.

3-Construir uma árvore genealógica, relembrando que manter a história das famílias era uma das funções dos griots.

4-Pedir em casa que alguém lhe conte um episódio interessante sobre a história da sua família,( pode ser engraçado ou triste, não importa). O objetivo é lembrar a importância dos griots. Na sala de aula, os alunos em roda ,deverão contar as suas histórias. O aluno que  estiver contando, deverá estar segurando algo que simbolize a ‘folha do baobá’.

5-Montar um mural com os desenhos das histórias que eles mais gostam.

6-Informações sobre o baobá: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baob%C3%A1 

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo, levando em consideração se o aluno fez todas as tarefas dentro do prazo estipulado e respeitou as normas da sala e do laboratório de informática.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.