24/11/2010
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
§ Reconhecer a importância dos antigos contadores de histórias na literatura.
§ Perceber as funções dos contadores de histórias nas sociedades sem livros (historiadores, estudiosos da árvore genealógica das famílias etc).
-Ouvir/comparar diferentes contadores de histórias.
Não há necessidade de conhecimentos prévios.
Sala de Aula - Primeira Parte
O professor recebe seus alunos na sala com a palavra GRIOT escrita bem grande na lousa. Se possível, as carteiras estarão divididas formando grupos para 4 ou 5 alunos. Para cada grupo haverá uma folha de papel pardo com a palavra GRIOT escrita no centro. O professor inicia a aula perguntando a seus alunos se já ouviram a palavra GRIOT e se sabem o que ela significa. Explica que a palavra tem origem na África de antigamente, quando não havia internet, televisão,livros, rádio , telefone ou jornal.
Os griots eram os contadores e cantadores das histórias reais e imaginárias daquela época., Eles eram considerados bibliotecas ambulantes , pois conheciam a árvore genealógica e a história de todas as famílias da região que trabalhavam além de lendas e mitos . Contam que a importância era tanta que eram poupados pelos inimigos nas guerras e que quando morria um griot, o seu corpo era colocado dentro de uma árvore chamada baobá, para que as suas histórias e canções continuassem brotando dentro daqueles que sentissem o cheiro ou sentassem a sua sombra.
link da gravura: http://peramblogando.blogspot.com/2010/03/noite-do-griot-casa-africa.html
Pesquisa de Texto:
http://www.griots.org.br/porque_griots.asp
http://www.ciadejovensgriots.org.br/griots.php
Atividade na Folha de Papel Pardo-Associação de idéias
Após a explicação, o professor pede que cada aluno do grupo utilize uma cor de lápis e explica que , dado um sinal, todos os alunos devem começar a escrever ao mesmo tempo na folha sobre o tema. Cada aluno deverá escrever o mais rapidamente possível, não se importando se sairão palavras repetidas ou escritas em diferentes direções. O professor avisa que no segundo sinal , todos devem tirar imediatamente o lápis do papel, encerrando a atividade. A professora então pede que todos peguem os seus lápis, e conta até três para que a tarefa inicie. O tema é : griots Após um ou dois minutos, o professor encerra a atividade e pede que os alunos comparem nos grupos o que fizeram : se houve palavras repetidas, se há alguma palavra que algum componente do grupo não entendeu, se houve alguma palavra que surpreendeu a todos.
Debate em Grupos
O professor pede que os alunos discutam em grupo os tópicos abaixo. Deve deixar claro que não há respostas certas ou erradas , apenas sugestões de perguntas para que os alunos conversem livremente. Explicar que ao final, o professor sorteará um grupo que dará oralmente as suas respostas.
1-Contar histórias é uma profissão?
2-Alguém conta ou contava histórias para você ? Quem? Você gosta ou gostava?
3-O que você acha que é melhor ouvir ou contar histórias?
4-O que você prefere, ler ou ouvir histórias?
5-Vocês acham que o mundo sem histórias seria igual ? Por quê?
6-Vocês acham adultos também gostam de histórias? 7-Quando você for adulto e tiver filhos, sobrinhos ou crianças amigas,contará histórias para eles? Por quê?
Depois de quinze minutos de debate, o professor sorteia uma grupo que resumirá o que debateu.
Segunda Parte : Laboratório de Informática
1- Rá-Tim-Bum: Zoológico - Contadores de Histórias -História com moedas e sucata.
http://www.youtube.com/watch?v=csoM2cVgKWQ&feature=related
2- Rá-Tim-Bum: A princesa e o Sapo -Conto de fadas co6m objetos http://www.youtube.com/watch?v=F3izu2HjtAo&feature=related
3-- Rá-Tim-Bum - Três pratos de trigo para três tigres tristes -História desenhada do travalíngua http://www.youtube.com/watch?v=IS
4-Histórias Cantadas Baú de Histórias - Velha Furufunfelha http://www.youtube.com/watch?v=DSHfsu3Awj0&feature=related Sugestão: Para acompanhar a história, o professor pode entregar a letra da Velha Furunfunfelha aos alunos: http://www.jangadabrasil.com.br/fevereiro/ca60200d.htm
5-Baú de Histórias – O Lobisomem -Vários recursos http://www.youtube.com/watch?v=olyPcy-zBzY&feature=related
-A lenda do Amor – Priscila Camargo -Principal recurso : voz e corpo http://www.youtube.com/watch?v=FUI9j8gF7Js
Terceira Parte - Sala de Aula
Retornando à sala de aula, o professor deve deixar que os alunos comentem livremente os filmes que assistiram e os recursos utilizados. Depois , o professor pede que as duplas definam a história a ser contada e a técnica que será utilizada.O professor determina um tempo de duração para a atividade e disponibiliza um caixote com sucata e outro com variados objetos que poderão ser escolhidos pelos alunos, O professor deve lembrar aos alunos que eles até poderão a vir ser atores mas que no momento o que importa será experimentar a brincadeira. Ao final do tempo estipulado, todos deverão apresentar os seus trabalhos, que serão avaliados oralmente, levando em consideração a criatividade, o respeito ao tempo combinado e a capacidade de improvisação dos elementos da dupla.
.
1-Sugestão de vídeo para os professores e responsáveis: Entrevista com Ilan Brenman http://www.youtube.com/watch?v=Ry_zghvwP7g
2-Ter como tarefa de casa contar uma história para alguém, (pode ser adulto ou criança), não importa. Na aula do dia seguinte os alunos deverão escrever para quem contaram a história, qual foi a história que escolheram e como se sentiram.
3-Construir uma árvore genealógica, relembrando que manter a história das famílias era uma das funções dos griots.
4-Pedir em casa que alguém lhe conte um episódio interessante sobre a história da sua família,( pode ser engraçado ou triste, não importa). O objetivo é lembrar a importância dos griots. Na sala de aula, os alunos em roda ,deverão contar as suas histórias. O aluno que estiver contando, deverá estar segurando algo que simbolize a ‘folha do baobá’.
5-Montar um mural com os desenhos das histórias que eles mais gostam.
6-Informações sobre o baobá: http://pt.wikipedia.org/wiki/Baob%C3%A1
A avaliação será realizada durante todo o processo, levando em consideração se o aluno fez todas as tarefas dentro do prazo estipulado e respeitou as normas da sala e do laboratório de informática.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!