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Órgãos do sentido: Paladar

 

20/06/2012

Autor e Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce; Michele Varotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  1. Perceber e distinguir informações recebidas do ambiente através do paladar;
  2. Compreender que percebemos os sabores por meio da língua e da garganta;
  3. Identificar diferentes sabores (azedo, doce, amargo, salgado).
Duração das atividades
A atividade deverá ser realizada em 3 dias, em torno de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade do trabalho com outro conhecimento previamente.

Estratégias e recursos da aula

 

ATIVIDADE 1: Identificando a parte do corpo responsável pelo sabor

 

1. Em uma roda de conversa, o professor introduzirá a temática questionando os alunos:

- Que parte do nosso corpo sente os sabores dos alimentos?

 

Como hipótese dos alunos poderá surgir:

- Boca,

- Dentes,

- Garganta,

- Língua,

- Lábios,

- Céu da boca, entre outros.

 

2. Estas hipóteses deverão ser registradas, pelo professor, em um cartaz, contendo a seguinte tabela:

 

Hipóteses

Sim

Não

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3. À medida que os alunos vão explicitando suas hipóteses, o professor as registra no cartaz no campo correspondente.

 

4. Para a comprovação de tais hipóteses, o professor, com conta gotas, pingará gotas de uma solução, como: água com sal, água com açúcar, limão.

 

5. Após a degustação, a classe voltará ao cartaz, preenchendo-o com os resultados obtidos. Caso alguma criança não tenha chegado à conclusão de que sentimos o gosto pela língua e pela garganta (regiões em que se encontram botões gustativos, cuja função é perceber os sabores), o professor deverá repetir o procedimento acima.

 

ATIVIDADE 2: identificando sabores

 

1. O professor realizará a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.

paladar

Fonte: Editora Scipione

 

2. Ao fim da leitura, proporá uma discussão acerca das informações aprendidas no livro. Para isso o professor poderá orientar a discussão questionando:

- Todos os alimentos têm o mesmo sabor?

- Quais sabores vocês conhecem?

- Como percebemos os sabores dos diferentes alimentos?

- Além do sabor dos alimentos, que outra informação a língua nos dá? (temperatura: quente, frio, morno, textura: macio, liso, áspero etc, consistência dos alimentos: líquido, sólido, duro, mole, pegajoso etc)

- Será que os animais também sentem o sabor dos alimentos?

- Que parte do corpo eles sentem os sabores?

- Todos animais sentem o sabor dos alimentos pela boca/língua? (Alguns animais sentem os sabores por meio de suas patas)

- Vocês conhecem algum animal que não sente os sabores pela boca/língua? (Mosca)

 

3. Após a discussão, o professor proporá o seguinte experimento:

 

- EXPERIMENTO: IDENTIFICANDO OS SABORES BÁSICOS: AZEDO, AMARGO, DOCE E SALGADO.

Materiais Necessários:

- Conta gotas

- Soluções

1. Limão

2. Café amargo

3. Água e açúcar

4. Água e sal

 

Procedimentos:

1. Sem que os alunos saibam as substâncias utilizadas, peça e coloquem a língua para fora da boca e pingue uma gota da solução número 1 em cada um.

2. Em um cartaz, contendo a tabela abaixo, registre as sensações dos alunos.

 

ALIMENTO

SABOR

1

 

2

 

3

 

4

 

 

3. Peça que lavem a boca com água, para a degustação de um novo sabor.

 

4. Repita o procedimento número 1 com as demais soluções.

 

*Após o experimento:

4. O professor deverá discutir com os alunos sobre as sensações que tiveram, que sabores perceberam, quais os que mais gostaram e os que não gostaram. O professor deverá orientar tal debate, de modo que os alunos possam identificar os 4 sabores básicos; azedo, amargo, doce e salgado.

 

ATIVIDADE 3: Conhecendo a língua e as regiões da língua que percebemos diferentes sabores.

 

1. Em uma roda de conversa, o professor deverá questionará “Como é a nossa língua?”, “Como podemos descobrir como ela é?”.

 

2. Após ouvir as hipóteses das crianças, poderá propor que, em frente de um espelho, estiquem a língua para fora da boca e observem. Caso a escola não tenha espelho disponível, o professor poderá adaptar a atividade, pedindo que, em duplas, os alunos observem a língua do colega.

 

3. Em seguida o professor pedirá que os alunos desenhem o que observaram da língua.

 

4. Num segundo momento os alunos apresentarão seus desenhos à classe, explicando suas observações. É importante que o professor os estimule, fazendo comentários, suscitando questões, observando detalhes etc.

 

5. O professor poderá retomar a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon, discutindo e ilustrando para a classe que dentro da língua existem minúsculos detectores de paladar espalhados por toda a língua. Esses detectores são chamados de papilas gustativas. Ao colocarmos algum alimento na boca, as papilas gustativas reconhecem diferentes sabores, como o amargo, o azedo, o doce e o salgado. Cada parte da língua reconhece um determinado sabor: amargo: reconhecido no fundo da língua, doce: detectado na ponta da língua, salgado: extremidades laterais, mais ao fundo e o azedo, nas extremidades laterais mais próximas da ponta da língua.

 

6. Para a visualização destas regiões e melhor compreensão do tema, o professor poderá retomar as ilustrações do livro, exemplificando e discutindo com os alunos em quais regiões da língua, os diferentes tipos de alimentos que consumimos são percebidos.

 

7. Como sugestão para a finalização da aula, o professor poderá apresentar o vídeo: Os cinco sentidos: a visão, a audição, o paladar e o tato, produzido pela Sutherland Learning  Associates, ano 1972.

Recursos Complementares

Bibliografia e maiores informações:

 

Livros para consulta do professor:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

 

Livros para pesquisa em sala e Literatura Infantil sobre o tema:

- ARDLEY, N. (1996). Coleção Jovem Cientista: Sentidos. Rio de janeiro: Ed. Globo.

- CARUSO, C. (2009). Almanaque dos sentidos. São Paulo: Ed. Moderna.

- CIBOUL, A. (2003). Os cinco sentidos. São Paulo: Ed. Salamandra, Coleção: Criança Curiosas.

- FERREIRA, M. B. [et al]. (2003). Aurélio com a turma do Mônica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.

- MACHADO, A. (2004). Língua. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, Coleção: Gente Tem, Bicho Também.

 - MACHADO, A. (2004). Garganta. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, Coleção: Gente Tem, Bicho Também.

 

Sites:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/orgao_%20sentido.pdf

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11712

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11714

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

 Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade:

1. O professor solicitará aos alunos que desenhem, bem grande, em um papel sulfite A3, a parte do nosso corpo responsável por perceber os sabores dos alimentos.

2. Em seguida distribuirá figuras que representem os respectivos sabores: azedo: limão, morango, kiwi etc; amargo: café, doce: açúcar, sorvete, gelatina etc e salgado: sal, arroz, feijão, sopa, pastel etc., pedindo que colem na língua que desenharam, onde cada alimento destes é percebido pela língua.  

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • alaene, Escola Mauricio Reis , Goiás - disse:
    alaenebomfim6@gmail.com

    21/06/2012

    Quatro estrelas

    Olá Alessandra muito boa sua aula, de fácil compreensão para as crianças e ótima para administra. valeuuuuu


Sem classificação.
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