20/06/2012
Alessandra Arce; Michele Varotto
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Não há necessidade do trabalho com outro conhecimento previamente.
ATIVIDADE 1: Identificando a parte do corpo responsável pelo sabor
1. Em uma roda de conversa, o professor introduzirá a temática questionando os alunos:
- Que parte do nosso corpo sente os sabores dos alimentos?
Como hipótese dos alunos poderá surgir:
- Boca,
- Dentes,
- Garganta,
- Língua,
- Lábios,
- Céu da boca, entre outros.
2. Estas hipóteses deverão ser registradas, pelo professor, em um cartaz, contendo a seguinte tabela:
Hipóteses |
Sim |
Não |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
3. À medida que os alunos vão explicitando suas hipóteses, o professor as registra no cartaz no campo correspondente.
4. Para a comprovação de tais hipóteses, o professor, com conta gotas, pingará gotas de uma solução, como: água com sal, água com açúcar, limão.
5. Após a degustação, a classe voltará ao cartaz, preenchendo-o com os resultados obtidos. Caso alguma criança não tenha chegado à conclusão de que sentimos o gosto pela língua e pela garganta (regiões em que se encontram botões gustativos, cuja função é perceber os sabores), o professor deverá repetir o procedimento acima.
ATIVIDADE 2: identificando sabores
1. O professor realizará a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.
Fonte: Editora Scipione
2. Ao fim da leitura, proporá uma discussão acerca das informações aprendidas no livro. Para isso o professor poderá orientar a discussão questionando:
- Todos os alimentos têm o mesmo sabor?
- Quais sabores vocês conhecem?
- Como percebemos os sabores dos diferentes alimentos?
- Além do sabor dos alimentos, que outra informação a língua nos dá? (temperatura: quente, frio, morno, textura: macio, liso, áspero etc, consistência dos alimentos: líquido, sólido, duro, mole, pegajoso etc)
- Será que os animais também sentem o sabor dos alimentos?
- Que parte do corpo eles sentem os sabores?
- Todos animais sentem o sabor dos alimentos pela boca/língua? (Alguns animais sentem os sabores por meio de suas patas)
- Vocês conhecem algum animal que não sente os sabores pela boca/língua? (Mosca)
3. Após a discussão, o professor proporá o seguinte experimento:
- EXPERIMENTO: IDENTIFICANDO OS SABORES BÁSICOS: AZEDO, AMARGO, DOCE E SALGADO.
Materiais Necessários:
- Conta gotas
- Soluções
1. Limão
2. Café amargo
3. Água e açúcar
4. Água e sal
Procedimentos:
1. Sem que os alunos saibam as substâncias utilizadas, peça e coloquem a língua para fora da boca e pingue uma gota da solução número 1 em cada um.
2. Em um cartaz, contendo a tabela abaixo, registre as sensações dos alunos.
ALIMENTO |
SABOR |
1 |
|
2 |
|
3 |
|
4 |
|
3. Peça que lavem a boca com água, para a degustação de um novo sabor.
4. Repita o procedimento número 1 com as demais soluções.
*Após o experimento:
4. O professor deverá discutir com os alunos sobre as sensações que tiveram, que sabores perceberam, quais os que mais gostaram e os que não gostaram. O professor deverá orientar tal debate, de modo que os alunos possam identificar os 4 sabores básicos; azedo, amargo, doce e salgado.
ATIVIDADE 3: Conhecendo a língua e as regiões da língua que percebemos diferentes sabores.
1. Em uma roda de conversa, o professor deverá questionará “Como é a nossa língua?”, “Como podemos descobrir como ela é?”.
2. Após ouvir as hipóteses das crianças, poderá propor que, em frente de um espelho, estiquem a língua para fora da boca e observem. Caso a escola não tenha espelho disponível, o professor poderá adaptar a atividade, pedindo que, em duplas, os alunos observem a língua do colega.
3. Em seguida o professor pedirá que os alunos desenhem o que observaram da língua.
4. Num segundo momento os alunos apresentarão seus desenhos à classe, explicando suas observações. É importante que o professor os estimule, fazendo comentários, suscitando questões, observando detalhes etc.
5. O professor poderá retomar a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon, discutindo e ilustrando para a classe que dentro da língua existem minúsculos detectores de paladar espalhados por toda a língua. Esses detectores são chamados de papilas gustativas. Ao colocarmos algum alimento na boca, as papilas gustativas reconhecem diferentes sabores, como o amargo, o azedo, o doce e o salgado. Cada parte da língua reconhece um determinado sabor: amargo: reconhecido no fundo da língua, doce: detectado na ponta da língua, salgado: extremidades laterais, mais ao fundo e o azedo, nas extremidades laterais mais próximas da ponta da língua.
6. Para a visualização destas regiões e melhor compreensão do tema, o professor poderá retomar as ilustrações do livro, exemplificando e discutindo com os alunos em quais regiões da língua, os diferentes tipos de alimentos que consumimos são percebidos.
7. Como sugestão para a finalização da aula, o professor poderá apresentar o vídeo: Os cinco sentidos: a visão, a audição, o paladar e o tato, produzido pela Sutherland Learning Associates, ano 1972.
Bibliografia e maiores informações:
Livros para consulta do professor:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
Livros para pesquisa em sala e Literatura Infantil sobre o tema:
- ARDLEY, N. (1996). Coleção Jovem Cientista: Sentidos. Rio de janeiro: Ed. Globo.
- CARUSO, C. (2009). Almanaque dos sentidos. São Paulo: Ed. Moderna.
- CIBOUL, A. (2003). Os cinco sentidos. São Paulo: Ed. Salamandra, Coleção: Criança Curiosas.
- FERREIRA, M. B. [et al]. (2003). Aurélio com a turma do Mônica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
- MACHADO, A. (2004). Língua. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, Coleção: Gente Tem, Bicho Também.
- MACHADO, A. (2004). Garganta. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, Coleção: Gente Tem, Bicho Também.
Sites:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/orgao_%20sentido.pdf
A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.
Como sugestão de avaliação, também poderá ser realizada a seguinte atividade:
1. O professor solicitará aos alunos que desenhem, bem grande, em um papel sulfite A3, a parte do nosso corpo responsável por perceber os sabores dos alimentos.
2. Em seguida distribuirá figuras que representem os respectivos sabores: azedo: limão, morango, kiwi etc; amargo: café, doce: açúcar, sorvete, gelatina etc e salgado: sal, arroz, feijão, sopa, pastel etc., pedindo que colem na língua que desenharam, onde cada alimento destes é percebido pela língua.
*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
21/06/2012
Quatro estrelasOlá Alessandra muito boa sua aula, de fácil compreensão para as crianças e ótima para administra. valeuuuuu